Portal Making Of

Vitória do cachorro quente ‘raiz” e a volta da raça avaiana

Dal Pozzo comemorou sua primeira conquista Foto: Fabiano Rateke / AFC

O Avaí fez gol e ganhou a primeira na Série B por 1 x 0 sobre o Coritiba no sábado à noite, na Ressacada. Era o que importava na estreia do Gilmar Dal Pozzo. Zé Ricardo saiu do banco para marcar no segundo tempo, com chute da entrada da área e a bola desviou no bumbum do zagueiro. Foi pouco futebol, a equipe não jogou bem, precisa evoluir para dar ao torcedor a certeza de que vai brigar na parte de cima da tabela. Por enquanto é mais emoção do que razão como disse Dal Pozzo na entrevista coletiva após a partida.

 

O Avaí venceu, mas Pedrinho não foi bem         Foto: Frederico Tadeu / AFC

Atitude 

O novo técnico alcançou o que o Barroca tentou um ano e meio e não conseguiu. Fazer voltar a tradicional raça azurra. Uma mudança de atitude, entrega nas disputas individuais e aplicação no setor defensivo. É um trabalho novo que mal começou, precisa melhorar muito e ter equilíbrio em todos os compartimentos. Dal Pozzo ainda está na fase das escolhas, do entendimento do que é o elenco e suas reações. Precisa de paciência, mas não pode demorar.

Marcos Vinícius e a raça azurra Foto: Frederico Tadeu/AFC

Time da raça

Na terça-feira (14), 19 horas, mais um desafio em casa. É a quinta rodada da Série B, diante do CRB, o Galo da Pajuçara (AL). Promoções anunciadas para fazer o torcedor comparecer em número maior do que os 7.618 que foram contra o  Coritiba. É preciso apoio o Time da Raça eternizado na letra do Hino do Avaí, de Fernando Bastos.

“Na ilha formosa,
cheia de graça.
O time da raça.
É povo é gente,
é bola pra frente,
É só coração”

Voltou 

Ele voltou com toda a pompa  Foto: Ilustração AFC

O tão festejado cachorro quente tradicional da Ressacada voltou. Um clamor dos torcedores e ele estava lá para alegria do Leonardo Kurten, o filho do Rafael. A versão “raiz” como disse o ilustre Filipe da Costeira, que saudou também a volta do Tio do amendoim, são tradições azurras que vêm desde o tempo da Ressacada. Tentaram tirar essa turma, mas o torcedor não deixou. Falei com Lucas Pedrozo, que me disse. “É preciso reconhecer o que não deu certo e mudar. Foi o que fizemos”.

Feminino 

Não jogou no fim de semana. O compromisso seria contra o Internacional. As equipes gaúchas estão todas fora das disputas por conta das enchentes que deixaram mortos e desabrigados no Sul. Quando vai voltar, ninguém sabe. Mas o Avaí/Kindermann, na penúltima colocação da competição, segue treinando para reagir. Uma preocupação a menos com os salários em dia pelo direção do Avaí.

Floresta 

Burse comanda treinos na terça Foto: Patrick Floriani /FFC

O próximo adversário do Figueirense perdeu neste domingo para o Remo por 1 x 0, em Belém do Pará, e amarga a lanterna da Série C. O encontro será na outra segunda-feira (20), em Fortaleza. Uma folga merecida aos atletas alvinegros e comissão técnica. Encontrei Marco Aurélio Cunha e João Burse a caminho de São Paulo para o descanso merecido no Floripa AirPort. Amanhã (14) tem a retomada dos trabalhos com os reforços saídos do DM. Camilo é a bola da vez.

Chapecoense 

Perdeu na rodada para o CRB por 2 x 0, o adversário de amanhã do Avaí, e deixou o G-4. Essa oscilação é normal e natural numa campanha longa como a Série B, mas Umberto Louzer, que já levou a Chape ao título desta competição em 2020, sabe o que precisa fazer para voltar aos trilhos.

Brusque goleado

Última comemoração foi na estreia Foto: Divulgação / BFC

Está na porta da zona de rebaixamento depois de três derrotas seguidas. Impressionante a queda de rendimento da equipe. A goleada sofrida para o Sport, na Arena Recife, por 4 x 1, evidencia problemas na zaga, principalmente. A equipe de Luizinho Lopes já vinha de uma derrota em casa para o Goiás e outra para o Coritiba. E ainda a derrota em Joinville para o Atlético-GO pela Copa do Brasil.

Barra

Barra superou Cascavel Foto: Divulgação/Barra

É o líder do grupo 8 da Série D do Brasileiro depois da vitória por 3 x 0 sobre FC Cascavel. Tem quatro pontos. O Concórdia é o segundo após empate fora de casa diante do Hercílio Luz em 1 x 1. A equipe de Tubarão deixou a zona de classificação. Na próxima rodada, todos ficam sem jogar por conta do confronto com os gaúchos, ainda liberados das competições.

77 anos 

Atual campeão estadual Foto: Divulgação / FCF

O Criciúma comemora nesta segunda-feira (13) mais um aniversário.  São 77 anos de existência iniciada em 13 de maio de 1947, ainda como Comerciário. Uma linda história de glórias e conquistas no futebol catarinense e brasileiro. Quem não lembra do título da Copa do Brasil sobre o Grêmio, no comando de Felipão. Atual Campeão Catarinense e nosso único representantes na Série A. Próximo jogo será contra o Palmeiras, domingo (19) em casa.

Geladeira 

Yuri Elino volta Foto: CBF / Divulgação

O árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz saiu da “geladeira” imposta pela comissão de arbitragem da CBF para dirigir amanhã, na Ressacada, Avaí x CRB. Considerado um árbitro “chama Rolo”, o carioca Yuri Elino, de 31 anos, estava afastado desde 14 de abril quando dirigiu Corinthians x Atlético MG e foi muito mal, com erros destacados pela comissão. Que volte bem, esperamos.

Arsenal

Trossard contra United  Foto: Imagem: Robbie Jay Barratt

Em campo nesta terça-feira (14) estarão Tottenham x Manchester City, jogo atrasado da 34ª rodada da Premier League. Mas quem estará na torcida será o Arsenal, de Mikel Arteta, treinador espanhol, atual líder da competição. Qualquer resultado que não seja a vitória do City de Guardiola, o Arsenal poderá conquistar o título na última rodada contra o Everton. Há 20 anos não ganha a competição. Emoções à vista.

Vai parar?

Os clubes da Série A vão ter que opinar sobre a paralisação ou não da competição. É o que quer a CBF para tomar uma posição sobre parar ou não o Brasileirão por conta das dificuldades enfrentadas pelos clubes gaúchos Grêmio, Inter e Juventude. Formam 15% dos integrantes da Série A. São muitos jogos adiados. As posições estão divididas. A CBF marcou reunião no dia 27/05 para uma tomada de decisão. Poderá ser tarde.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: