De acordo com uma reportagem da BBC, o YouTube planeja exibir anúncios que educam as pessoas sobre técnicas de desinformação, após um experimento bem-sucedido da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
O estudo realizado com 5,4 milhões de pessoas constatou que a exibição dos vídeos melhorou a capacidade das pessoas de reconhecer melhor um conteúdo manipulador.
Conforme a BBC, neste primeiro momento, os vídeos experimentais passarão a ser exibidos na Eslováquia, República Tcheca e Polônia para combater fake news sobre refugiados ucranianos.
A pesquisa foi baseada em uma área de estudo em desenvolvimento chamada “prebunking”, que investiga como a desinformação pode ser desmascarada ao mostrar às pessoas como ela funciona — antes de serem expostas à mesma.
Depois de assistir aos vídeos explicativos, os pesquisadores observaram uma melhoria na capacidade dos participantes de identificar técnicas de desinformação; uma maior habilidade para discernir conteúdo confiável de não confiável e uma capacidade melhor de decidir se deseja ou não compartilhar conteúdo.
A pesquisa revisada por pares foi conduzida em conjunto com o Google e será publicada na revista científica Science Advances.