Portal Making Of

BC Jazz apresenta festival de música raiz com grandes nomes brasileiros na programação

Foto: Divulgação

A terceira edição do BC Jazz Festa em Balneário Camboriú coloca no palco o gênero  musical de raiz, mas com  o jeito brasileiro de fazer jazz.  O Festival tem no seu conceito na filosofia de apresentar ao público a riqueza da música nacional e internacional, suas origens e seus infinitos ritmos e variações do jazz, soul, folk, R&B blues & rock. A ideia é proporcionar diferentes experiências musicais dentro e fora do palco, reunindo público e artistas de diversos estilos e regiões do Brasil.

Nessa terceira edição do festival, o público poderá prestigiar o melhor do blues e soul, com a sonoridade brasileira no palco praia, em frente à Praça Almirante Tamandaré, além de shows itinerantes pelas principais ruas da cidade com a Orleans Street Jazz Band, que neste ano, abre o palco principal.  Bandas consagradas no gênero como: “Serial Funkers”, que nasceu com o intuito de levar para as noites paulistas um som inspirado na soul music, no funk americano e no balanço da música brasileira, que na noite de abertura convida Wilson Simoninha. No projeto “Serial Funkers e Convidados”, a banda já dividiu o palco com grandes nomes da black music nacional, como Sandra de Sá, Tony Garrido, Ed Motta, Cláudio Zoli e Negra Li.

Há mais de 15 anos na estrada, a “Soul Boogie Orchestra” é outra banda confirmada e se apresenta no domingo (21), com a cantora paulista Lud Mazzucatti. No repertório muita Amy Winehouse e soul hits. “Soul Boogie Orchestra” surgiu da paixão de Zambuzi por big bands, de novembro de 2007 até hoje, o grupo já tocou em diversos lugares como Credicard Hall, Memorial da América Latina, Sescs e festivais de jazz no Brasil, além, é claro, do Bourbon Street Club. Já Lud Mazzucatti´, com sua voz singular e técnica apurada, tem marcado presença em diversos projetos musicais importantes com seus shows viscerais, com o movimento de música popular brasileira Coletivo Missa, e como “backing vocal” do grupo de reggae Natiruts. “Grooveria” completa o time de grandes bandas deste ano do BC Jazz Fest. O coletivo que injeta groove em clássicos da MPB, além de apresentar composições próprias, encerra a edição com a convidada  especial, Fernanda Abreu.

Na lista lista de grandes atrações  destaque também para o músico luso-brasileiro Nuno Mindelis, que nasceu em Angola e é um dos mais conceituados  guitarristas de blues do Brasil. Ele  abre o festival na sexta-feira (19),  acompanhado de Gui Cicarelli e Lancaster Ferreira, num tributo a B.B.King.

Completando o time: Maurício Gasperini e Kiko Zambianchi irão apresentar o show “Gigantes Anos 80” no sábado (20). No repertório, o Pop Rock nacional e internacional de todos os tempos, misturando, Stones, Beatles, The Police, U2, Barão Vermelho, Titãs, Paralamas, Ultraje, Lulu Santos e os sucessos do Rádio Taxi como, Garota Dourada, Um Amor de Verão, Eva, entre outras. Claudio Zoli e George Israel encerram a programação da noite de sábado.

O BC Jazz Fest acontece no final de semana, de 19 a 21 de julho de 2024 e  a programação completa pode ser conferida no site http://www.bc.gov.br.

__________________________________________________

FANFARRA DA PONTE  NO MONTE CRISTO

Foto: Divulgação

No próximo domingo, dia 14 de julho, a Fanfarra da Ponte e os alunos do seu Núcleo de Estudos, realizam uma apresentação especial  no Monte Cristo, em Florianópolis.

A Fanfarra da Ponte é conhecida por suas apresentações, performances e repertório diversificados.

A Fanfarra da Ponte nasceu no Carnaval de 2020 com um pequeno grupo de músicos que, com o desejo de colorir e balançar as ruas de Florianópolis, levou seu estandarte e seu cortejo pelo Centro da cidade. Em 2022 foi criado o Núcleo de Estudos Fanfarra da Ponte para o ensino de instrumentos de sopro e de percussão. A Fanfarra da Ponte e os alunos do Núcleo se apresentaram no Carnaval de 2023 e 2024 com arranjos próprios de repertório de música brasileira.

O evento que é realizado por meio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura do Estado de Santa Catarina e tem apoio da Celesc, promete levar um espetáculo musical vibrante para a comunidade, celebrando a cultura e a música instrumental.  O local é a Praça Novo Horizonte, no Monte Cristo,  a partir das 16 horas.

__________________________________________________

ARTE BRASILEIRA NA JUST FEEL ART

A mostra Just Feel Art, promovida pela AutentikArt na Contti Home Design, foi prorrogada até 27 de julho. Os  visitantes poderão explorar um acervo diversificado de obras de arte brasileiras, que inclui  trabalhos de artistas plásticos, tapeceiros e escultores. Esta conexão entre arte, design e arquitetura, quer oferecer ao público uma experiência imersiva e enriquecedora, além de mais um espaço expositivo em Florianópolis.

Uma das obras em exposição é a do pintor catarinense Eduardo Baruch, que foge de qualquer conceito minimalista. O artista inspira-se no seu cotidiano, transformando as atividades rotineiras em desenhos lúdicos e repletos de fantasia, como neste painel exposto na Contti (foto). Sua maior referência é o pintor Gustavo Rocha, destaque das artes visuais brasileiras.

Rogério Lemos, proprietário da  Contti, destaca a importância do evento: “Proporcionar esse tipo de experiência é essencial para fortalecer a relação entre arte, design e arquitetura. Abrir as portas para apresentar obras de arte ao público em geral é um gesto que vai além do comércio. Significa transformar o espaço comercial em um ponto de encontro cultural, onde as pessoas podem vivenciar a arte de maneira acessível e cotidiana. Esta iniciativa fortalece a comunidade local, promove o bem-estar e enriquece a vida de todos os visitantes “, pontuou Rogério.

Localizada no Shopping Casa & Design, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 17h.

Fotos: Rodrigo Righeto

__________________________________________________

WINE ALTO LAGOA

Fotos: Daine Rodrigues

A Casa Alto Lagoa, em Florianópolis,   conhecida pelas festas de casamento e eventos corporativos, ampliou neste inverno suas atividades e criou o evento  Wine Alto Lagoa, incluindo degustação de  pratos especiais e experiências gastronômicas que combinam com o inverno.  O casal Michela Neckel e Rodo Almeida pensou   uma forma de  diferenciar seus eventos e promover o  encontro entre as pessoas  que procuram momentos únicos para celebrar a vida.

Com vista panorâmica da Lagoa da Conceição,  os jantares harmonizados com  espumantes e vinhos nacionais e internacionais tem ainda atração musical como jazz e blues, por exemplo.

O evento segue até o final de agosto, todos os sábados, sempre com novidades no cardápio.  No instagram @casaaltolagoa você encontra mais informações, o cardápio de comidas e bebidas, custo  e ainda como fazer reserva. A experiência é ótima, divertida e muito saborosa.

Michela Neckel e Rodo Almeida (Foto: Júnior Somensi)

__________________________________________________

NOVELA MEXICANA

Lalo Homrich

Já há algum tempo  atuando  na TV Globo como roteirista, o catarinense Lalo Homrich  tem agora um novo desafio. Ele foi contratado pela Max do México para colaborar com o novelista Alberto Barreta no desenvolvimento de uma novela em espanhol. Aqui no Brasil,  Lalo  já participou de  novelas  como  “Nos Tempos do Imperador”  e “Elas por Elas”, na Globo.

__________________________________________________

DESTERRO  AUTORAL

Guilherme Coutinho (Foto: Ellen Kiechle)

O Desterro Autoral, movimento que está conectando o público de Florianópolis com a sua rica e diversa produção musical, realiza nesta quinta-feira (11) a palestra “Lançamentos Musicais e Direitos Autorais”,  com o fundador da Phonolite, Guilherme Coutinho.

A palestra se destina a músicos e produtores ativos no cenário musical local, abordando o mercado da música autoral e suas estratégias de promoção. Durante o evento, serão compartilhadas informações sobre as melhores maneiras de distribuir músicas nas plataformas digitais, proteger direitos autorais e expandir o alcance, gerando lucro.

As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/encontro-desterro-autoral/2534509).  A palestra começa às 19h, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

__________________________________________________

“TERMAS DA DESOLAÇÃO”

Fernando Boppré (Foto: Denis Cardoso)

Após o lançamento de “Poço Certo”, em 2020, que trazia a paisagem litorânea no horizonte, o autor Fernando Boppré retorna à terra arrasada, desta vez, nas partes altas e interioranas do Rio Uruguai, incorporando à poética o elemento das águas fluviais e termais, e lança “Termas da Desolação”.

Publicado pela Editora Humana, o volume de 80 páginas reúne 31 poemas. O autor explica que assim como em “Poço Certo”, o livro é dividido em três partes: Alegorias da Morte, escrito durante o período agudo da pandemia, Indisposta, que traz passagens da vivência do autor como curador de artes visuais, e Convalescência junto às águas.

No lançamento o autor realizará uma leitura contextualizada, conversando com o público a partir de imagens e poemas sobre a estrutura e história do livro. O lançamento  será na Helena Fretta Galeria de Arte, no Centro de Florianópolis,  sábado, dia 13 de julho, a partir das 10 horas.

__________________________________________________

“OUTRO PORCO EMPALHADO”

Ao longo de quatro décadas, Fernando Lindote lapidou seu traço por meio de linguagens diversas como pintura, escultura, desenho, vídeo, performance, fotografia e instalação. Nesta quinta-feira, 11 de julho, o  Memorial Meyer Filho inaugura a individual do artista “Outro Porco Empalhado”, uma série de registros inéditos da performance com o mesmo nome, realizada pelo artista nos últimos 24 anos.

A performance Outro Porco Empalhado ocupa significativa importância para o entendimento da obra do artista. A relação de ambivalência entre o registro da performance e a ficção, as imagens ganharam significados diferentes ao longo do tempo: desde sua caracterização como emblema do autoritarismo, passando por questões da história da arte e política, o personagem com máscara de porco se transforma continuamente. Mais de 20 anos se passaram, o artista realiza as performances – iniciadas em Santa Catarina – em vários países do mundo, sempre no sentido da crítica institucional e reflexão política na busca por uma produção de arte autônoma. A exposição será aberta a partir das

15 horas  e terá bate papo com Lindote. A entrada é gratuita.

Fernando Lindote

__________________________________________________

IMERSÃO CENA DOC

Foto: Luiza Lacorte

Com o objetivo de promover uma imersão formativa em criação e produção em artes da cena, a companhia Cia La Vaca, de Florianópolis, segue até 31 julho com as inscrições gratuitas para o CENA DOC Residência Artística e Incubadora de Projetos – 2ª edição.  Assim como na primeira edição do projeto, realizada em 2023, 10 propostas de artistas de Santa Catarina, que utilizam procedimentos documentais em suas concepções, serão selecionadas para uma imersão formativa de cinco dias, com carga horária de 40h, com artistas da La Vaca, em Florianópolis.

Os responsáveis pela La Vaca, Renato Turnes (diretor e ator) e Milena Moraes (atriz e produtora), acreditam que a capacitação de artistas na elaboração de projetos e em sua viabilização financeira é de extrema importância. Prova disso, foi o resultado obtido no CENA DOC do ano passado, dos 10 artistas participantes da Residência Artística e Incubadora de Projetos, cinco tiveram projetos aprovados em editais da Lei Paulo Gustavo.  As inscrições podem ser feitas no site cenadoc.com .

__________________________________________________

FESTA  COM ROCK

Afterlife  faz tributo ao Red Hot Chilli Peppers

Para fechar a coluna hoje temos atrações em comemoração ao  Dia Mundial do Rock. Três  bandas sobem ao palco do Rock Rio Tavares vol. 3, no sábado, dia 13 de julho, em Florianópolis. As apresentações gratuitas de Afterlife, Bebeco Blues Band e 40 oz, começam a partir das 14h no estacionamento dos fundos do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares.

__________________________________________________

Até a próxima semana e curta o frio e a  chuva, porque afinal é inverno! 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: