Portal Making Of

Ópera-rock Frankenstein volta ao palco com a Camerata Florianópolis

Criatura e Frankenstein. Foto: Tóia Oliveira

Após ter estreado em 2018 com sucesso, volta ao palco  a ópera-rock FRANKENSTEIN, do compositor Alberto Heller. Com libreto adaptado a partir da obra homônima de Mary Shelley (livro que comemorou, em 2018, duzentos anos desde sua publicação), FRANKENSTEIN se propõe a resgatar a dimensão trágica e existencial do original – distanciando-se assim das adaptações cinematográficas.

Mesmo após duzentos anos, os vários temas que surgem e se entrelaçam continuam atuais e universais: a relação complexa entre criador e criatura, as ambiguidades e os conflitos da natureza humana, o sentido da existência (quem somos, de onde viemos, para onde vamos), a relatividade do bem e do mal, o mistério da vida e da morte, as dificuldades frente à diferença e à alteridade, os limites éticos nas pesquisas científicas (discussão que se estende desde a clonagem até a inteligência artificial).

Nos papéis principais, Alirio Netto (no papel da Criatura), Rodrigo “Gnomo” Matos (Victor Frankenstein), Carla Domingues (Elisabeth), Masami Ganev (Justine), Angelo Parisotto (Robert Walton), Daniel Galvão (Henry), Claudia Ondrusek (Agatha), Javier Venegas (De Lacey), Guilherme Albanaes (Prof. Krempe) e Irineu Antonio (Prof. Waldman) – além de coro masculino e banda.  A direção cênica é de Renato Turnes, a direção artística é do próprio Alberto Heller  e regência do  maestro Jeferson Della Rocca.

As apresentações acontecem nos próximos dias 10 e 11 de maio no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Os ingressos estão à venda no site da Blueticket e na sede da Camerata Florianópolis (Rua Joe Collaço, 708, Santa Mônica) com preços populares.

________________

Obra pianística ganha turnê em Santa Catarina

Rodrigo Warken. Foto: Paula de Abreu Warken

O pianista catarinense Rodrigo Warken retorna aos palcos para apresentar um recital centrado na obra de José Brazilício de Souza (1854-1910). Compositor ilustre em sua época, Brazilício é praticamente desconhecido do público em geral atualmente. Figura influente em seu tempo, Brazilício compôs a ópera “O Ermitão de Muquém”, obras sinfônicas, de câmara e música sacra. Além de maestro e violinista, foi pianista, tendo deixado muitas composições para o instrumento. São valsas, schottisches, polkas, mazurkas, havaneiras e quadrilhas, no estilo da música de salão da época. As partituras, ainda em cópias manuscritas, nunca foram editadas ou gravadas em sua versão original para piano.

Rodrigo Warken, que já havia se dedicado a projetos de divulgação de obras dos compositores catarinenses Cláudio Santoro e Edino Krieger, iniciou as pesquisas sobre Brazilício em 2010. Na ocasião, Sueli Sepetiba, bisneta do compositor, cedeu ao pianista catarinense um álbum com algumas das composições para piano do autor, que serviu de principal fonte para o projeto que está sendo desenvolvido. “Trata-se de um repertório de valor inestimável, seja quanto à qualidade musical, seja em relação ao que esse conjunto de obras representa para o patrimônio cultural catarinense e brasileiro”, destaca o pianista.

A  turnê  começa  no dia próximo dia 08 de maio por Lages (Centro Cultural Aristiliano Ramos) e passa por Palhoça (Instituto Casa Nobre, 9/05), Joinville (Teatro Juarez Machado, 10/05), Timbó (Museu da Música, 15/05 e Brusque (Instituto Aldo Krieger, 16/05). Em julho e agosto, o recital será realizado em Chapecó, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí e Florianópolis.  A entrada é de graça e mais informações no Instagram @tocabrazilicio

________________

Turnê da banda The Calling chega a Floripa

Foto: Divulgação

A banda estadunidense The Calling fará um show em Florianópolis nesta sexta-feira, dia 10 de maio, no Music Park. Conhecida pelo hit ‘Wherever Will You Go’ (2001), The Calling foi presença constante nas rádios e na MTV no começo dos anos 2000. O grupo vai apresentar um repertório com músicas da carreira que começou em 1996.

Esta será uma das maiores turnês da banda norte-americana pela América Latina. Assim como nas outras passagens do The Calling pelo país, Alex Band, vocalista, promete noites de diversão e nostalgia para celebrar a música da banda.  Os ingressos estão à venda através do site da Blueticket.

________________

“Não há mais palavra”

Foto: Divulgação

Dez esculturas em cerâmica e quatro objetos em madeira integram a exposição Não Há Mais Palavra do artista Murilo Leal, que será aberta nesta  quinta-feira, 9 de maio, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. De acordo com Murilo, o nome da exposição, que é a primeira individual da carreira, surgiu a partir de uma obra que leva o mesmo título. “Não Há Mais Palavra invoca a ausência como mote reflexivo. Sugere esta palavra como forma e conteúdo para exposição, entendendo que a ausência não remete somente à falta”, destaca o artista.

O curador Marcelo Carpes salienta que a mostra explora o caráter processual na formação de um jovem artista, elencando essa condição como disparadora das hipóteses, recortes, junções, queimas e esmaltações realizadas no percurso artístico de Murilo. “Entre a palavra (ou sua ausência) e a forma, o artista cria mundos para sua apreciação e observação, traçando maneiras de entendimento e relação com o meio que envolve tais criações. A forma artística que se encontra sempre no reino das perguntas, onde as incertezas, dúvidas e indeterminações são aspectos de abertura para nos colocar em uma conversa infinita diante da matéria e da palavra”, ressalta Carpes. A abertura da exposição será às 19h e a entrada é gratuita.

Murilo Leal

________________

Dia das Mães Plural

Foto: Divulgação

O mês das mães está ainda mais especial com a programação da Conceito Plural. O primeiro evento de maio acontece hoje, quarta-feira (08), das 11h às 19h, no Passeio Primavera, em Florianópolis. As atrações gratuitas vão desde a exposição das mais de trinta marcas locais, música ao vivo, escultura em balões com tio Pedrinho, flash tattoo com Ink Farias, até exposição de arte com Cybele Carneiro.

Será uma quarta-feira diferente, para compartilhar momentos, conhecer pessoas, fazer bons negócios, curtir a boa gastronomia e escolher um presente exclusivo para o Dia das Mães. E para agradar a todos os gostos, os expositores irão oferecer desde gastronomia, vestuário, acessórios, papelaria, decoração, artigos infantis e claro, muita arte. E para as mamães, serão distribuídas flores para marcar a data.

________________

A força da produção na Feira do Mel de Santa Catarina

Foto: Cristina Gallo

Este ano, a 23ª Feira Estadual do Mel de Santa Catarina vai acontecer de 8 a 11 de maio, no centro de Florianópolis. A Feira aproxima o produtor e o consumidor, oferecendo produtos com características regionais a preços acessíveis. Como acontece anualmente, o mel será tabelado. Além disso, com a feira, é possível proporcionar a inserção de pequenos produtores familiares no mercado e divulgar o mel e demais produtos das abelhas de Santa Catarina.

A Feira é uma realização da Faasc, Epagri, Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado e Prefeitura Municipal de Florianópolis. Conta também com o apoio do Sebrae/SC, Faesc/Senar/SC, UFSC, CIDASC e Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O trabalho sinérgico destas instituições confere a Santa Catarina um lugar de destaque na criação de abelhas. Tanto que o mel catarinense já foi escolhido como o melhor do mundo por seis vezes no congresso Apimondia.

Mais de 200 produtores de todas as regiões de Santa Catarina estarão com seus mais  de 30 diferentes tipos de mel  e derivados em 26 estandes.  Mais informações em meldesantacatarina.faasc.com.br.

________________

Fico por aqui. Até a próxima semana.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: