Portal Making Of

29 de março é a data da decisão se deputado estadual do MDB vai ou não buscar a reeleição

No fim de dezembro de 2024 o deputado estadual Volnei Weber (MDB) correu para desmentir os rumores de que não buscaria a reeleição para a Assembleia Legislativa em 2026.

Naquela época, circularam informações no sul de Santa Catarina que ele poderia encerrar a carreira política e colocaria o seu chefe de gabinete Rodrigo Pavei, que também é o presidente do MDB de Tubarão, para disputar a vaga no seu lugar.

O próprio Pavei acabou dando uma declaração que estratégia de Weber era fortalecer o seu mandato e não de iniciar a pré-campanha do seu assessor.

Mas na semana passada o ex-prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB), deu uma entrevista para a rádio de sua cidade dizendo que pode assumir a vaga de pré-candidato a deputado estadual Volnei Weber.

Ele confidenciou que em janeiro conversou com Weber e ouviu dele a pergunta se Koch tinha o interesse de ser candidato a deputado estadual. O ex-prefeito respondeu que nunca teve esse sonho, mas que seria candidato se Weber não fosse concorrer em 2026.

“Não adianta tu ser candidato em São Ludgero e eu ser candidato em Orleans, nós vamos acabar perdendo, eu, talvez tu ou nós dois e a região fica sendo candidato”, respondeu Jorge Koch.

Ele disse também que Volnei falou que achava que não seria mais candidato por conta de uns problemas familiares que tinha que resolver e pediu para que o ex-prefeito de Orleans se preparasse para assumir a pré-candidatura porque a tendência era que Weber não concorreria novamente a uma cadeira na Alesc em 2026.

 

AS VISITAS

Kock comenta que desde meados de janeiro começou a fazer algumas visitas com Weber e que a estratégia já estaria montada, independente de quem for o candidato.

A intenção do MDB é manter o deputado estadual Tiago Zilli como o candidato da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Volnei Weber ou Jorge Koch representando a AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e a AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera).

Segundo Jorge, Volnei Weber fará uma grande reunião no dia 29 de março no seu sítio, em São Ludgero, convidando todas as lideranças emedebistas que o apoiam, como prefeitos, vice-prefeitos, presidentes do partido e vereadores, e lá vai tomar a decisão definitiva se continua disputando uma cadeira na Alesc ou se entrega a vaga para Jorge Koch.

“A gente torce para que ele fosse candidato a deputado estadual, mas se realmente ele abrir mão, aí a gente torce pra que ele seja um deputado federal. Mas se ele realmente abrir mão, ele vai ter essa decisão dia 29, eu estou então nessa pré-campanha pra ocupar a vaga do Volnei Weber”, finalizou o ex-prefeito Jorge Koch

 

TRAJETÓRIA DE VOLNEI WEBER

Volnei Weber foi eleito vereador de São Ludgero em 2008. Quatro anos depois, venceu uma disputa acirradíssima contra o candidato do PSD pela prefeitura de São Ludgero, onde venceu com uma diferença de apenas 85 votos.

Em 2016 Weber foi reeleito com mais de 70% dos votos válidos, renunciando em 2018 para buscar a tão sonhada cadeira na Assembleia Legislativa. Acabou se elegendo com pouco mais de 41 mil votos e se reelegeu em 2022 recebendo 45.995 votos, sendo o 17º deputado estadual mais bem votado da atual legislatura.

Hoje, Volnei Weber é um deputado com poder de decisão dentro do MDB e é um dos parlamentares emedebistas favoráveis a entrada do Massa Bruta no Governo de Jorginho Mello (PL). Junto com ele estão os deputados estaduais Emerson Stein, Jerry Comper e Fernando Krelling.

 

Veja um trecho da entrevista de Jorge Kock (MDB):

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais