Portal Making Of

Qual país queremos ter?

Foto: Manifestantes bolsonaristas em São Miguel do Oeste - SC / Crédito: internet
Foto: Manifestantes bolsonaristas em São Miguel do Oeste - SC / Crédito: internet

Pessoas saíram as ruas pensando estar, sob as bençãos de Deus, defendendo a pátria e a família, mas na realidade estavam empunhando a bandeira do integralismo, movimento político fascista da década de 1930, que usava o mesmo slogan. “Deus, Pátria e Família”, também foi o lema usado por Adolf Hitler na ascensão nazista e, tal qual no Brasil, o slogan ganhou a simpatia de muitos religiosos e de evangélicos.

A falta de consciência sobre a semelhança com o fascismo/nazismo ou a identificação com o movimento, traduz-se no que se viu nas ruas. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apura saudação nazista feita por bolsonaristas em São o Miguel do Oeste, aqui em Santa Catarina. O grupo repetiu gesto semelhante à saudação nazista “Sieg Heil” em manifestação antidemocrática na frente de base do Exército.

A informação oferece o caminho para que a história não se repita e os valores cristãos podem dar o tom do país que queremos para os nossos filhos, netos e para nós mesmos. Um país mais fraterno, sem apologia ao ódio ou a divisão do núcleo familiar, separação entre amigos ou dos colegas de trabalho. O Brasil foi dividido por um projeto de poder perverso. Os sinais estavam visíveis, no copo de leite, nos gestos supremacistas, na apologia ao nazismo de pessoas vestidas de verde e amarelo e embrulhadas na bandeira do Brasil.

O projeto de poder em curso no Brasil lançou mão da psicologia das massas de Freud para dominar pelo medo. Pessoas que se uniram pelo medo do comunismo ilusório, mas se aliam ao fascismo e se posicionam contra a democracia e a liberdade de ir e vir. Qual é o Brasil que essas pessoas querem criar: com mais armas, violência e extremismo? O país do ódio e da divisão? Ou o país que vimos nascer pós-movimento das Diretas Já? O país de Ulisses Guimarães, Tancredo Neves e Geraldo Vandré? Se for para optar que seja pela democracia, se for para ir para as ruas que seja para a manutenção da liberdade, mas antes de tudo aprenda os reais significados de cada uma das palavras que defende, a começar pela palavra democracia:

Democracia (POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICA•IDEOLOGIA)

    1. governo em que o povo exerce a soberania.
    2. sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.