21.5 C
fpolis
21.5 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

A RESISTÊNCIA E OS ESPETÁCULOS DO DROMEDÁRIO

Foto: Divulgação
Últimas notícias

Um dos maiores patrimônios culturais de Santa Catarina, especialmente  de Florianópolis,  o Grupo de Teatro Dromedário Loquaz, fundado pelo inesquecível Isnard Azevedo,  entra em cena neste mês de agosto com uma mostra  especial que leva o nome do grupo, mais uma celebração pelos seus 42 anos de existência e resistência.

A mostra  será de 17 a 20 de agosto no  Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis,  com os espetáculos adultos “Florbela Espanca ” e  “A Mulher do General e a Outra” e o espetáculo infantil “O Pequeno Príncipe”.

Formado por aproximadamente 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores e com mais de quarenta espetáculos e ações cênicas em sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando através da abertura à participação de novos integrantes e parceiros artísticos, revelando possuir fôlego para continuar  na produção do teatro  regional e com a força de quem resiste.

Toda a programação com as sinopses das peças e como adquirir ingressos  estão no  site  odromedarioloquaz.wix.com/grupo-de-teatro  e também no instagram @dromedarioloquaz . Prestige, temos que ter muito orgulho do trabalho e da história do Dromedário.

Fotos: Luiza Filippo e MF Fotos

________________________________________________________________________

“ATÉ PARAR DE BATER”  VAI PULSAR  FLORIPA  COM  O FENÔMENO   REAÇÃO EM CADEIA  

Foto: Edu Defferrari

Ao que tudo indica  vai demorar bastante  até parar de bater. O  novo tour da Banda Reação em Cadeia  está reunindo grandes públicos em 2023 e no próximo dia 12 de agosto,  sábado, chega a Floripa para apresentação  única no Teatro do Centro de  Eventos da UFSC, às 21  horas.

Desde o começo do ano a Reação, o fenômeno como é chamada,  esteve em várias cidades catarinenses e agora  chega à Ilha com um show contagiante e, como sempre, de alta voltagem para fazer bater muito os corações  das diversas gerações que acompanham a trajetória da banda.

Os fãs vão ouvir  novas e clássicas canções na voz de Jonathan Dörr, marcando o hiato que ficou entre a banda e o público e agora reativado numa  grande explosão de música e energia. A reação deixou os  fãs saudosos, mas não os fez parar de ouvir as músicas, ou sequer impediu que novas gerações, que não puderam ver a Reação no palco devido ao hiato, passassem a conhecer e curtir as músicas escritas e cantadas por Jonathan Dörr. Tão especial que o retorno, sempre pedido e esperado, veio no palco do maior festival do sul do Brasil: o Planeta Atlântida, no Rio Grande do Sul, no ano passado. A Reação, por sua vez, subiu pela  primeira vez no palco do Planeta 20 anos antes desse retorno, em 2003.

Os ingressos estão disponíveis em   www.blueticket.com.br .

________________________________________________________________________

AS V ESTAÇÕES –  DADO VILLA-LOBOS E MARCELO BONFÁ

Foto: Divulgação

No  Stage Music Park, a atração do final de semana é o show de  Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá na sexta-feira, dia 11 de agosto.

No repertório de As V Estações, os artistas vão apresentar e homenagear canções que fizeram história e que não poderiam faltar nesse reencontro, entre elas “Há Tempos”, “Pais e Filhos”, “Teatro dos Vampiros”, e outros sucessos da carreira.

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, serão acompanhados pelos  músicos: André Frateschi (voz), Lucas Vasconcellos (guitarra e violão), Mauro Berman (baixo) e Pedro Augusto (teclados).

Já no sábado, dia 12, ocorre a primeira edição do Jurerê Funk Festival, que será comandado pelo paulistano MC Hariel,  artista  responsável por músicas como “Mundão Girou” e “Passa Devagar”, além de parcerias ao lado de outros cantores como MC Don Juan, Gaab, MC Ryan e Alok.

Os ingressos para os eventos estão disponíveis através do site www.blueticket.com.br, além da bilheteria do Music Park.

________________________________________________________________________

SEMANA DO ROCK CATARINENSE

Arte: Maurício Peixoto

9ª Semana do Rock Catarinense  que começou nesta terça (07/08) prossegue até o dia 20 de agosto . É uma grande festa da música catarinense, que neste ano homenageia Toucinho, o lendário baterista e inventor Lourival Galliani, que teve a sua vida e arte contada em dois documentários. Os dois filmes, lançados em 2009 e 2018, foram produzidos por Alan Stone Langdon e Guilherme Ledoux, outro personagem importante para o evento, que sobe no palco do Bugio Centro para falar dos seus 30 anos de carreira e depois faz show com os Skrotes. São cerca de 50 atrações espalhadas por diversos palcos de Florianópolis, São José e São Pedro de Alcântara.

“A gente mantém a premissa de shows, eventos e divulgação da música já feita com a música feita nesse momento em Santa Catarina, um formato consolidado, com shows na rua e em bares, exibição de documentários e bate-papos. Nesse ano vamos homenagear o Toucinho, que é uma figura tarimbada da nossa música, e também o Guilherme Ledoux, que está fazendo 30 anos de carreira. São duas figuras que estão interligadas. Nesse ano também decidi abrir um coletivo com a SRC, essa que é a grande novidade, trabalhar em forma de coletivo, pra não fazer apenas a edição anual, mas buscar uma grande junção de ideias e vontades para fomentar a nossa música”, conta  o organizador da SRC, Geraldo Borges Costa, da Rifferama.  As informações sobre o festival estão aqui nesse link.

________________________________________________________________________

LEIDEN  NO TOUR BRASIL

Foto: Raza Cósmica

A cantora e compositora cubano-mexicana LEIDEN  está um tour brasileiro e hoje, 9 de agosto,  faz show em Florianópolis, no Araçá, Lagoa da Conceição. A artista faz uma fusão  das raízes latino-americanas com ritmos e gêneros de vanguarda como jazz, R&B, pop urbano e poesia. Ela possui parcerias com nomes conhecidos da música mexicana e passou por grandes festivais do país, além de turnês internacionais, também está muito envolvida com os grupos independentes de mulheres na música que se formaram no México, além de ser diretora do Selo Jueves. Pela primeira vez no Brasil, LEIDEN vai  apresentar uma conexão inédita do seu trabalho com projetos brasileiros.

LEIDEN apresenta um show de emoções, em formato semi-acústico, acompanhada pelo seu violão. E compartilha algumas músicas emblemáticas dos seus 10 anos de carreira entre Cuba e México. A apresentação traz letras que narram experiências, abordam temas como a não violência, o respeito, a solidariedade e o  amor.

A surpresa da noite serão as participações especiais de DANDARA MANOELA e o músico GUI NATEL, num encontro inédito.

Mais Informações em https://www.instagram.com/marculturaprod/ .

________________________________________________________________________

FLORIPA  GANHA O CENTRO  CULTURAL CAMARIM 

Fotos: Emerson Cassanelli

Localizado no Estreito, o Centro Cultural Camarim abre suas portas neste 12 de agosto,  próximo  sábado,  dando continuidade às atividades desenvolvidas pelo diretor Jefferson Bittencourt e pela atriz Giselle Kincheski, que administram e dirigem o local. Nos dias 19 e 20 de agosto serão realizados espetáculos  teatrais abertos ao público.

O Centro Cultural Camarim abriga diversas atividades que fortalecem e promovem a cena cultural catarinense. O Teatro Camarim, com 40 lugares, possui uma atmosfera intimista em que o público consegue ficar muito próximo dos atores. O mesmo local também será utilizado para o Cineclube Camarim, que vai iniciar sua programação em setembro, com a projeção de filmes clássicos e entrada gratuita. A proposta é voltada para fins didáticos ao apresentar grandes diretores da história do cinema. A Camarim Escola de Arte atende crianças, adolescentes e adultos em turmas dos cursos de teatro e de música, que usufruem do Teatro Camarim para as apresentações ao final do ano, como uma oportunidade de complementação da formação e amadurecimento dos alunos.

O espaço também é sede de dois importantes grupos da cidade: a Persona Cia de Teatro, com 22 anos de atuação, e o grupo Cantus Firmus de Música Medieval e Renascentista, que completa 20 anos em 2023. Os dois grupos mantêm atividades de ensaios periódicos e realizam temporadas de apresentações de seus espetáculos e concertos no Teatro Camarim.

A programação e ingressos para o espetáculos no instagram @teatrocamarim

________________________________________________________________________

A NOVA EDIÇÃO DA  FEIRA PLURAL

Foto: Divulgação

Será neste sábado, 12 de agosto, a 4a.  edição da Feira  Plural, com tudo  o que um grande grupo de criadores é capaz de fazer com criatividade e originalidade. Dentro do conceito plural, ou múltiplo, a feira busca acolher todos os públicos e por isso conta ainda com exposição de arte, atrações infantis, com muitas atividades voltadas para o Dia dos Pais, aula de yoga e discotecagem.

A Conceito Plural surgiu em 2023 pensando em apoiar e valorizar o empreendedor na sua pluralidade, gerando oportunidade e visibilidade para todos. “Não é sobre vender produtos, é sobre criar um ambiente de troca, com uma experiência única para visitantes e empreendedores”, conta Suelen Canzi, curadora da Plural.

Desde o seu nascimento, já foram realizadas três feiras. A primeira edição no Armazém Rita Maria, a segunda em uma versão Pocket no espaço Bossa e uma terceira no Top Market Floripa, todas no mês de julho.

A feira deste sábado é uma  parceria com o Spotmarkt Mall, reunindo mais de trinta expositores. O Spotmarkt Mall  fica na Rua João Pio Duarte, 1630, no Córrego Grande  e a feira, com entrada gratuita, vai das 11 às  19 horas.

________________________________________________________________________

VITRAL DA NOSSA HISTÓRIA EM RECUPERAÇÃO

Foto: Mário Henrique Martins

E para fechar a coluna de hoje, aquele suspiro bom quando a gente  recebe a notícia que o passado e o patrimônio estão sendo cuidados. Teve início o tão aguardado processo de restauro do vitral da Sala de Jantar do Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, uma relíquia de valor inestimável instalada na década de 1920.  O projeto de restauração representa um marco importante para a preservação da história e cultura do estado. Trata-se da primeira vez que o vitral passará por um processo de restauração desde a sua instalação, há quase um século.

A condução dos trabalhos estará sob a responsabilidade da  conservadora Mariana Wertheimer. A especialista é reconhecida por sua expertise em Conservação e Restauro de Vitrais, tendo realizado intervenções em painéis medievais do Mosteiro de Santa Maria da Vitória e em painéis modernistas do Instituto Nacional de Estatística, ambos em Portugal.

Executado pela Casa Conrado (SP) e instalado no Palácio no início do século XX, sua fabricação é inspirada no estilo Art Nouveau, movimento iniciado na França que foi impulsionado pelas inovações industriais com o uso de materiais como ferro, vidro e madeira que se popularizou em vários países entre os anos 1890 e 1920, influenciando a arquitetura, móveis, ilustração e as artes decorativas. E viva o futuro desta nossa relíquia.

________________________________________________________________________

Até a próxima semana.

 

 

 

 

Avatar photo
Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }