Portal Making Of

A senadora casou com a bola e com o poder; Champions, Copa do Brasil; e mais

Reprodução

1 – A bola, Ferri e a senadora

Ferri jogava futebol e casou com a neta do dono da bola: ele, Arthur Olinger, comerciante em Brusque, no início do século XX, negociava vendendo e comprando couro. Uma de suas praças era Novo Hamburgo, no RS, onde as pessoas como ele se comunicavam melhor falando em alemão. Numa das vezes que voltou de lá, seu Olinger trouxe uma bola de bexiga e couro. Ninguém sabia para que servia, teve que explicar que a bola era o objeto principal de um jogo de “football”.

Nos finais de semana reuniu alguns amigos e os ensinou a jogar. Com o tempo, se organizaram em torno de uma sociedade e em 1913, liderada por Arthur e Guilherme Diegoli, surgiu o Sport Club Brusquense, que em 1943 se transformou em Clube Atlético “Carlos Renaux”, em homenagem ao mecenas proprietário de uma fábrica de tecidos na cidade.

Seu Arthur tinha uma neta: Ivete Olinger Appel que, mocinha veio estudar Educação Física, em Florianópolis se apaixonou por um jogador do Figueirense, chamado Luís Henrique da Silveira, apelidado de Ferri. Ele e seus amigos: Xandóca (Alexandrino Barreto), Abílio (Noronha) e Saulinho (Saulo Vieira ) atuavam nos juvenis do Figueirense e nos campos Várzea na Ilha e Continente.

Ferri estudava direito quando começou a namorar Ivete, casaram-se. Em seguida foram viver em Joinville onde Ferri, onde perdeu o apelido de infância e se transformou no advogado Luís Henrique da Silveira. Levado pelas mãos do padrinho Cel. Pedro Ivo Campos, iniciou a vida política se transformando em prefeito, deputado e governador. Morreu cedo e dona Ivete ficou viúva.

Há algum tempo ela recebeu um convite para ser vice na chapa de senador do deputado Jorginho Melo e, aceitou. Jorginho foi eleito. Passados quatro anos o senador pediu licença para concorrer, nestas eleições, ao cargo de governador, o que obrigou dona Ivete (Olinger) Appel da Silveira a assumir uma “cadeira” no Senado Federal.

E assim, a neta do seu Arthur Olinger, dono da bola, viúva de Ferri, aliás, Luís Henrique da Silveira, será senadora por Santa Catarina até saber quem será o escolhido, pelo voto dos catarinenses, o governador do Estado de Santa Catarina, estado que acolheu seus antepassados de origem alemã. O eleito exercerá a função que seu ex-namorado, que conheceu em um baile de calouros da UFSC, um ex-jogador de futebol, esporte que foi a segunda paixão do seu avô Arthur Olinger, o dono da bola.

 

2 – Cópia e 59%

Avaí copia o Figueirense e adia o pagamento das dívidas, mas adota um instrumento jurídico que leva outro nome – Regime de Execução Concentrado, permitindo que a atual direção do Avaí F. C. “empurre” o que deve na “praça” – desde o tempo do Zunino -para o futuro.

Uma das alegações é que não tem dinheiro para saldar as dívidas, mas que não impediu de contratar jogadores de “peso”, que “garibam” o time sem conseguir mantê-lo na Série A.

No momento tem 41% de chances de permanecer na “elite” do futebol brasileiro e 59% de ser rebaixado à segunda divisão, de onde veio em 2021 pelas mãos de Totti, acusado de praticar uma administração temerosa.

As dívidas dos clubes de futebol brasileiros são como as dívidas das Prefeituras, que a cada novo prefeito usa o mesmo instrumento jurídico para adiar o que a Prefeitura deve na praça e assim vai…

 

3 – A goleada do Figueirense 5 x 1 Vitória

Foto Patrick Floriano

O Figueirense, jogando no estádio Orlando Scarpelli, não teve medo de atacar, nem do vento Sul, muito menos do Vitória que jogou o segundo tempo com um a menos – Iury advertido duas vezes com cartão amarelo foi “expulso”.

Com três pontos ganhos é o segundo colocado. Alemão (pp), Léo Artur, Trellez (V), Wilson, (p), Bassani e Gustavo marcaram os seis gols de um jogo que teve a presença de 12 mil e 546 pessoas. O próximo será sábado, dia 3/9, contra o Paysandu, em “casa”, na Coloninha.

 

4 – Goleador

O goleiro Wilson fez mais gols que Guerrero e Pottker juntos, no Avaí.

O que eu posso dizer de uma torcida que acreditou que Douglas ainda era jogador de futebol profissional e, acredita que o Guerrero possa jogar futebol na Série A do Brasileiro?

 

5 – Coritiba 1 x 0 Avaí

Reprodução

Que em Curitiba, no segundo tempo, voltou a jogar defendendo e saiu do Alto da Glória derrotado, na 18’ colocação, na zona de rebaixamento. Ainda tem chances de permanecer na Série A, arriscando, atacando, “sem medo de ser feliz” e quem sabe possa, nos 14 jogos que restam vencer seis partidas.

Pelo medo como vem jogando, preferindo Eduardo e preterindo Jean Pierre, é provável que não consiga, mas não é impossível.

 

6 – Resultados

O Brusque perdeu por 1 a 0 para o Londrina, treinado por Adilson Batista, e quer subir de categoria; o Criciúma empatou em 0 a 0 com o CRB e reza por Nossa Senhora do Caravággio para permanecer na Série B.

Enquanto que a Chapecoense joga hoje à noite, segunda-feira, dia 29/8, no estádio Índio Condá, contra o Vila Nova. Jogo começará às 20h e terá que “atirar” muitas flechas; poucas como vem fazendo não afasta a equipe da “zona do rebaixamento”. Quem sabe assim possam acertar algumas na meta do adversário.

Ah, hoje à noite, também às 20h o Internacional (39) recebe, no estádio Gigante da Beira Rio, o Juventude (17), último colocado na Série A. Também tem Corinthians (39) x Red Bull (31) às 21h30, na Arena de Itaquera, que, como o Colorado, o “Timão” pensa em alcançar o Palmeiras que é líder com 50 pg, seguido do Flamengo com 43.

 

7 – O país vai parar

Nesta quarta-feira, dia 31/8, às 21h30, quando o Flamengo e Velez começarem o jogo, em Buenos Aires, válido pelas semifinais da Copa Libertadores. O público que estará pendente das imagens nos canais de televisão, quando começar o jogo, terá conhecimento do resultado de Athletico x Palmeiras, que se enfrentam, em Curitiba, na noite desta terça-feira, dia 30, às 21h30, na Arena da Baixada.

 

8 – Vai começar

Reprodução

A disputa por duas vagas em cada um dos oito grupos (32 clubes), formados por sorteio, que compõem a primeira etapa da Champions League 2022/2023. O início será no dia 6 de setembro e a última rodada em 2/11, quando se conhecerá os 16 classificados que disputarão as oitavas de final, em jogos eliminatórios de ida e volta, a partir do mês de janeiro de 2023.

Os confrontos serão formados através de sorteio. Os terceiros colocados nestes oito grupos iniciais terão direito de disputar a Liga da Europa. Entre todos os jogadores destes 32 clubes, que iniciam a disputa em 6 de setembro, escolhi onze que merecem destaque em suas posições ou funções: Alisson (L); Alexander-Arnold (L), van Dijk (L), Stones (MC) e Jordi Alba (B); Casemiro (MU), Modric (Md) e Bernardo Silva (MC); Mbappé (PSG), Haaland (MC) e Vinícius Jr. (Md). E você?

 

9 – Equilibrado

Disseram que a série A estava equilibrada. Erraram! Deviam dizer que o campeonato da Série B está equilibrado, ao ponto do líder Cruzeiro estar a 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e na Série A, o líder Palmeiras leva oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado Fla ou Flu.

 

10- Camiseta

Eu queria saber por que motivo um jogador tira a camisa quando faz um gol? Parece que ele não gosta do time. Sabe que vai ser advertido com cartão e faz? A CBF deveria punir com multa…

 

11 – “Sanzé” na Série A

Reprodução

Atlético de São José venceu o segundo jogo contra o Internacional de “Lajes” por 2 a 1 e com este resultado, conquistado sábado,no Estádio Renato Silveira, na Palhoça, o Atlético não só está na final do Estadual da Série A de 2023, como disputará o título da “segunda divisão” de 2022 contra o Criciúma, provavelmente em janeiro do ano que vem.

O time de Criciúma, com uma melhor campanha na fase de classificação, terá vantagens contra o “Sanzé”.

 

12 – Copa Santa Catarina

Da vaga a Copa do Brasil de 2023. Os jogos serão transmitidos pela plataforma de streaming “Eleven Sports” e a rodada de estreia será assim: dia 27/08, às 18h – Joinville x Marcílio Dias, no dia seguinte 28/8, às 15h – Carlos Renaux x Hercílio Luz, no dia 30/08, às 15h, em Ibirama, – Nação x Figueirense e no dia 6/9, às 15h, no Scarpelli, Figueira x JEC.

FIM.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Invicto e Inter lota Scarpelli

1 – Presidente de clube Não pode se comportar como torcedor, como fez o presidente Júlio Heerdt do Avaí, criticando o gramado do estádio do

Bola, vitória e sofrer

1 – Sofrimento Há um ditado espanhol que diz o seguinte: “Ninguém é feliz sem sofrer”. Que sofrimento sentiu a torcida do Avaí na sexta-feira

Devagar, bolinho e mulheres

1 – A seleção de Dorival Júnior terminou as experiências que fez com a seleção brasileira de futebol durante os quatro jogos de preparação para

Público, Endrick e bobagens

1 – Público a mentira Público até agora do Figueirense, na metade do ano é de 25.152 pagantes, se multiplicarmos o custo médio do ingresso

Imagem, Mbappé e jogos

1 – João Burse não pode… Pedir ao Figueirense que contrate enquanto renegocia as dívidas e o clube sobrevivendo na Série C, sem reforços a

Latinha, passo, nota e saúde

1 – A fase boa do Avaí Continua, apesar dos salários atrasados. O Avaí venceu mais uma sob o “timão” do Dal Pozzo – 1

Arquibancadas cobertas e lei…

1 – A volta dos gaúchos Daqui a pouco, depois das 16h, o Ypiranga de Erechim, jogando no “Colosso da Lagoa, enfrenta o time do

Mentiiira e hoje tem jogo

1 – A disputa Hoje é local: a de mostrar quem coloca mais gente nos dois estádios: Scarpelli e Ressacada e a disputa está nas

A festa e o sonho

1 – O susto O Avaí levou um susto aos 2’ e teve que jogar contra o Sport Recife acreditando que podia vencer após tomar

Invicto e Inter lota Scarpelli

1 – Presidente de clube Não pode se comportar como torcedor, como fez o presidente Júlio Heerdt do Avaí, criticando o gramado do estádio do

Bola, vitória e sofrer

1 – Sofrimento Há um ditado espanhol que diz o seguinte: “Ninguém é feliz sem sofrer”. Que sofrimento sentiu a torcida do Avaí na sexta-feira

Devagar, bolinho e mulheres

1 – A seleção de Dorival Júnior terminou as experiências que fez com a seleção brasileira de futebol durante os quatro jogos de preparação para

Público, Endrick e bobagens

1 – Público a mentira Público até agora do Figueirense, na metade do ano é de 25.152 pagantes, se multiplicarmos o custo médio do ingresso

Imagem, Mbappé e jogos

1 – João Burse não pode… Pedir ao Figueirense que contrate enquanto renegocia as dívidas e o clube sobrevivendo na Série C, sem reforços a

Latinha, passo, nota e saúde

1 – A fase boa do Avaí Continua, apesar dos salários atrasados. O Avaí venceu mais uma sob o “timão” do Dal Pozzo – 1

Arquibancadas cobertas e lei…

1 – A volta dos gaúchos Daqui a pouco, depois das 16h, o Ypiranga de Erechim, jogando no “Colosso da Lagoa, enfrenta o time do

Mentiiira e hoje tem jogo

1 – A disputa Hoje é local: a de mostrar quem coloca mais gente nos dois estádios: Scarpelli e Ressacada e a disputa está nas

A festa e o sonho

1 – O susto O Avaí levou um susto aos 2’ e teve que jogar contra o Sport Recife acreditando que podia vencer após tomar