Portal Making Of

Anielle Franco, ministra de Lula, é uma das ‘Mulheres do ano’ na Time

Posse da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Reprodução/Agência Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi eleita pela revista Time como uma das 12 mulheres do ano em 2023. Anielle é irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que foi morta em 2018 em uma emboscada.

Anielle se emocionou ao comentar a nomeação. “É um trabalho para dar orgulho para a minha mãe, para as minhas tias lá no Nordeste”, disse em entrevista à GloboNews.

“Jogadora de vôlei competitiva e professora de inglês, ela se dedicou ao ativismo em tempo integral, lançando uma organização sem fins lucrativos em nome de sua irmã, em um momento em que o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, eleito no final de 2018, estava martelando a agenda dos direitos humanos no Brasil. Sua trágica história familiar, personalidade calorosa e uso hábil das mídias sociais transformaram a outrora reservada Franco em uma líder improvável no movimento pelos direitos dos negros no Brasil”, destacou a revista (veja aqui).

As outras mulheres da lista são: a atriz australiana Cate Blanchett; a atriz e cantora norte-americana Angela Bassett; a ambientalista paquistanesa Ayisha Siddiqa; a executiva japonesa Makiko Ono; a jornalista iraniana Masih Alinejad; a jogadora de futebol norte-americana Megan Rapinoe; a ativista ucraniana Olena Shevchenko; a cantora e compositora norte-americana Phoebe Bridgers; a escritora, produtora e atriz norte-americana Quinta Brunson; a boxeadora e modelo somali Ramla Ali; a ativista mexicana Verónica Cruz Sánchez.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais