Portal Making Of

As novidades da tatuagem na primeira edição do Floripa Tattoo Festival

Foto: Divulgação

O  festival será no mês que  vem, mas  os artistas da tatuagem  já estão contando as horas  para  mostrar todo o  talento  e diversidade  na arte tattoo. De 17 a 19 de maio, o Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, recebe a primeira edição do Floripa Tattoo Festival, convenção internacional de tatuagem e body piercing. São esperados mais de 500 artistas do ramo, que durante os três dias de evento vão exibir seus talentos e o público terá a oportunidade de tatuar com valores acessíveis.

São esperadas cerca de 10 mil pessoas no evento, que vai mostrar as tendências,  com  muita música e entretenimento. O evento terá uma praça de alimentação com comidas e bebidas variadas e área kids. Na programação musical, já estão confirmadas as bandas regionais Snakesun (Florianópolis) e Balboa’s Punch (Rio do Sul), no sábado; e Samba na Praça e Batalha de Mc’s, no domingo.

Para os profissionais, dois workshops já estão definidos: “Preto e Cinza”, com Samurai Standoff, do Rio Grande do Sul; e “Tatuagem para Competição”, com Fernando Souza, de São Paulo. Além disso, estão previstas palestras gratuitas, no sábado e domingo, com assuntos que abordam os bastidores da tatuagem, empreendedorismo, entre outros. O objetivo é promover a troca de conhecimento e ideias entre os profissionais.

A beleza também tem espaço no Floripa Tattoo Festival. Já estão abertas as inscrições para o concurso “Bela Tatuada”, que irá premiar a mais bela tatuada. Serão selecionadas 10 concorrentes até o dia 30 de abril e as inscrições podem ser feitas no perfil @bella_tatuadafloripa.  O Floripa Tattoo Festival é organizado por Maga Tattoo Shop e Tio Guegui Tattoo Supply. Os ingressos já estão à venda  em  www.eticketcenter.com.br .

Foto: Divulgação

__________________________________________________

“MEMORIAL DO OFÍCIO”

Foto: Warley Alvarenga

Exposição muito  bacana de ser visitada.  Até o dia  25 de abril, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) recebe a exposição “Memorial do Ofício”. Com visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, a mostra relaciona peças cenográficas a filmes famosos com materiais pertencentes ao Memorial do Ofício.

O clipe “A velha a fiar”, de Humberto Mauro (1964), estará representado por uma “roda de fiar”; a réplica canadense da bicicleta Penny Farthing, assim chamada por causa de duas moedas inglesas, uma grande e outra pequena, remeterá ao eterno Charles Chaplin. Também estarão expostos a prancha de surfe, de 1968, que remete ao filme “Menino do Rio”; bancos de trem retráteis, cujos encostos se deslocam para frente, e um raro teodolito, contam o filme “Assalto ao trem pagador”. A parte da história do som, contém um raro fonógrafo norte americano da firma de Thomas Edison, de 1906; um gramofone uruguaio, de 1930; e um 3 em 1 National, dos anos 1980.

__________________________________________________

VINHOS DE PORTUGAL PARA CONHECER E BEBER

Foto: Divulgação

O fascinante universo dos vinhos portugueses, com imersão em seminário e degustações do produto, de rótulos variados, vai acontecer em Florianópolis através do “Roadshow 2024 dos Vinhos de Portugal”, no dia 22 de abril. Como cenário para a primeira edição desse evento na cidade, que vai proporcionar o encontro do público interessado na diversa cultura enóloga, foi escolhida a Alameda Casa Rosa, no bairro Itacorubi.

Promovido pelos Vinhos de Portugal, o RoadShow tem como principal objetivo fortalecer a imagem dos vinhos portugueses no Brasil e ajudá-los a abrir novos mercados. No ano passado, o mercado brasileiro teve um crescimento exponencial no que diz respeito à exportação dos vinhos portugueses com 80 milhões de euros – mais 9 milhões de euros do que em 2022, tornando-se o maior destino dos vinhos portugueses, se não considerarmos o peso do Vinho do Porto, e o 4º maior destino do total das exportações de vinhos portugueses. Para dar prosseguimento a essa estratégia de expansão e conquista do público consumidor, em 2024 o RoadShow percorre duas cidades do Sul do país, escolhidas pelo seu potencial e onde tem sido desenvolvido relacionamento nos últimos anos: Florianópolis e Curitiba.

 

__________________________________________________

FEIRA DE QUEIJOS DE FLORIANÓPOLIS COM NOVIDADES 

Foto: Divulgação

A tradicional Feira de Queijos de Florianópolis chega na quinta edição. Com entrada gratuita, a mostra, que tem curadoria de Tiago Pascoal da Ao Queijo, apresenta marcas estreantes nesta temporada. Com a participação de produtores certificados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a feira acontece nos dias 19, 20 e 21 de abril no hall de entrada do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares.

Entre as novidades na 5ª Feira do Queijo estão as marcas catarinenses Nonno Luigi, que é uma pequena fábrica artesanal de charcutarias de São Miguel do Oeste, a Queijaria Boca da Serra, de Águas Mornas, que já tem queijos premiados em concursos estaduais e nacionais, e a Queijaria Kaufer, de Rancho queimado, que produz queijos de ovelha. Outra estreante é a Queijos DiCapre, que produz queijos de leite de cabras na cidade de Itanhandu/MG. A empresa participa pela primeira vez de uma feira em Santa Catarina.

“Em todas as edições a gente busca trazer novidades e marcas estreantes. A produção de queijos é imensa no Brasil e a Feira, em parceria com o MULTI, busca proporcionar e apresentar alguns destaques da produção brasileira”, destaca Pascoal. Além de queijos de vacas, cabras e ovelhas, como serrano, diamante e canastra, quem passar pela feira vai encontrar charcutarias, azeites, biscoitos, geleias, doce de leite e mel. A feira acontece no hall de entrada do MULTI e o horário de funcionamento será das 17h às 22h, na sexta, dia 19, das 10h às 22h, no sábado, 20, e das 12h às 20h, no domingo, dia 21. O Open Shopping fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC. Para acompanhar a programação completa é só acessar @multiopenshopping. no instagram.

 

__________________________________________________

 

A CERÂMICA E O FUTURO 

Foto: Divulgação

“Um barro lançado ao futuro”,  é o nome do livro  idealizado pela designer Isadora Terranova e pela arquiteta Paula Delai Riedi em colaboração com as lideranças indígenas Marilene Escobar e Wilson Moreira e os participantes do projeto Laboratório de Cerâmica Futuro Ancestral. O projeto foi realizado pelas profissionais em 2022 e tinha como pano de fundo a história da cerâmica produzida na região de Joinville com foco nos povos originários. O dia do lançamento vai contemplar dois momentos: uma oficina relacionada à cerâmica voltada a professores e o bate-papo: “Quem produzia cerâmica antes de nós na cidade de Joinville?”. O debate contará com a presença da professora e pesquisadora Dione da Rocha Bandeira e com as lideranças Marilene Escobar e Wilson Moreira, além das idealizadoras da obra. O lançamento será nesta sexta-feira, 19 de abril, às 19h, no Anfiteatro da Univille, em Joinville.

 

Os indígenas Wilson Moreira e Marilene Escobar (Foto: Anabel Ferreira)

 

__________________________________________________

“CICATRIZES E AS MULHERES”

Na  Casa da Cultura Municipal Nesia Melo da Silveira, em São José,  abre nesta sexta-feira,  19 de abril,  a exposição individual da ceramista Diomedes Niebuhr intitulada: “Cicatrizes – Pequenas Colunas de Mulheres Que Não Mais Se Permitem a Ferida”.   O local escolhido pela produção da segunda apresentação da exposição em Santa Catarina, é um encontro com o projeto, já que Nésia, que dá nome a Casa da Cultura, foi a primeira ceramista registrada no Estado de Santa Catarina, e uma guerreira incansável na luta pela cultura de São José. Falecida em 23 de julho de 1994, Dona Nésia trabalhou 48 anos na fabricação de peças de olaria e foi a introdutora do boi-de-mamão, pau de fita, orquestra de sapos e presépios de natal em argila na região.

A 9ª exposição da ceramista é composta por 10 esculturas que apresentam, tanto por meio delas quanto de poemas escritos a partir delas, reflexões sobre as diferentes cicatrizes que permeiam a trajetória feminina. O público poderá fazer uma imersão nas obras expostas, com elementos táteis para a personificação de suas próprias dores, além de papéis que, escritos pelos mesmos e deixados numa urna chamada de “Caixa das Cicatrizes”, passando a fazer parte de todo o contexto expográfico para a produção de uma nova obra a ser feita, in loco, pela artista, no último dia em que ficará em cartaz, a artista irá queimar os escritos e com suas cinzas, misturada à argila, surgirá uma nova escultura.  A exposição abre às 19 horas, com entrada gratuita.

Diomedes Niebuhr (Foto: Divulgação)

__________________________________________________

COLDSTAR E O COLDPLAY

Foto: Divulgação

O grupo britânico Coldplay será homenageado no dia 20 de abril,  com um tributo inédito preparado pela banda catarinense Coldstar. A única apresentação será no Teatro Ademir Rosa, no CIC, em Florianópolis. Fundada em 2023 pelo baterista João Britto, a banda Coldstar é formada por músicos experientes e apaixonados pela banda inglesa, Rafa Welter (voz), Max Niu (baixo) e Filipe Fortunato (guitarra). “O propósito do tributo é levar ao público e aos fãs do Coldplay toda a energia, paixão, alegria e performance num show único em homenagem à banda”, destaca Britto, que após assistir um show da banda Coldplay em São Paulo, decidiu criar a Coldstar.

Durante o show, que é um espetáculo com figurino e iluminação especial, a banda passa por todos os períodos musicais, desde o álbum ‘Parachutes’, com ‘Yellow’, passando por sucessos marcantes, como ‘Clocks’, ‘In My Place’, ´Speed of Sound’, ‘The Scientist’, até os hits ´Paradise’, ‘Magic’ e ‘Higher Power.  Os ingressos para o show, com indicação livre, estão à venda no site do blueticket. A apresentação será no palco do Teatro Ademir Rosa.

__________________________________________________

Até a próxima semana!

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: