Portal Making Of

Avaí confirma permanência na Série B, mas torcedor recebe como obrigação cumprida

Giovanni chuta de longe na trave Foto: André Palma Ribeiro / Avaí FC

Vitória esperada do Avaí por 1 x 0 diante da Ponte Preta, em Campinas, gol de Jean Lucas na segunda etapa, na tarde deste sábado. O resultado praticamente confirmou a presença do clube em mais um ano na Série B. Teve até comemoração no vestiário, um alívio para os atletas, é verdade, embora Barroca tenha alertado para a matemática. Segundo tele, ainda falta alguma coisa, disse na coletiva. Entendo que a fatura já está liquidada para a permanência na Série B em 2024, frustrando o desejo do torcedor de ver o time voltar à Série A. Este sim pode comemorar, faz parte da sua natureza conquistas assim. Para o torcedor, a permanência é o fim de um pesadelo que esteve bem próximo, o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. Todo mundo lembra do coirmão Figueirense, que vai para o seu quarto ano consecutivo na terceira divisão. Só de pensar, o torcedor azurra fica arrepiado.

Giovanni é destaque Foto: André Palma / Avaí FC

O momento no clube deve ser de muita reflexão para a diretoria executiva e comissão técnica. O Conselho Deliberativo do Avaí, tão atento a tudo no clube, deve cobrar sim da diretoria executiva, que quase deixou o time cair de novo e no ano do Centenário. O Avaí já passou da fase de brigar por permanência, pois é visto como um grande na Série B, sempre candidato ao Acesso. Subiu em 2014, 2016 como vice-campeão, 2018 e 2021. Além dos títulos estaduais de 2019 e 2021. O torcedor desacostumou de lutar contra rebaixamento.

A atual diretoria, que assumiu em 2022 e não ganhou absolutamente nada até o momento, ainda tem a chance de conquistar a Copa Santa Catarina, uma competição pequena, mas que dá vaga para a Copa do Brasil, esta sim milionária e com excelentes atrativos. O Avaí só está na Copinha porque não conseguiu vaga no Estadual, que ficou com Criciúma, campeão e Brusque, vice. Se tivesse a vaga, nem te ligo para ao Copa SC.

Festa azurra Foto: André Palma Ribeiro / Avaí FC

Foi um ano terrível para o clube, com erros na formação do grupo de atletas, escolhas ruins de técnicos. A diretoria executiva apostou no técnico iniciante Alex de Souza para o trabalho da temporada deste ano. Fracasso no Estadual, onde chegou a flertar com o rebaixamento e início ruim do Brasileiro. Veio o paraguaio Gustavo Morínigo, que não ganhou uma partida e a equipe chegou a ser lanterna na Série B. Não poderiam mais errar, chegou o diretor Eduardo Freeland e foi chamado de volta Eduardo Barroca para completar o trabalho. Com a corda no pescoço, a diretoria contratou mais 14 jogadores. O Avaí gastou o que não estava previsto no orçamento para a temporada, contratações equivocadas e como diz a gíria, jogou dinheiro pela janela.

Zagueiro Jonathan seguro Foto: André Palma/Avaí FC

A permanência na Série B ameniza o sofrimento do torcedor, mas não deve ser comemorada. O torcedor encara como uma obrigação do Avaí e não sofrer o ano todo brigando para não cair. Que a permanência seja o ponto de partida para uma reformulação no futebol, com atletas mais qualificados e num perfil que o clube deseja para chegar em outro patamar. A base do Avaí é muito forte e será fundamental para dar suporte à mudança. Com dois anos de mandato ainda pela frente, 24/25, a atual diretoria precisa mostrar a que veio, não ficar apenas no discurso dos processos, da modernização administrativa e de outras coisas que não convém ficar citando aqui. O torcedor quer é futebol de verdade, um clube vencedor, e que seja cumprido o que está escrito no Planejamento Estratégico do clube, ser um dos 15 melhores clubes do país nos próximos anos.

Fluminense campeão

Conquista inédita e merecida do Fluminense na Libertadores         Foto de Pablo PORCIUNCULA / AFP

O Fluminense conquistou finalmente a sua Copa Libertadores da América, tornando-se um dos grandes da América do Sul com a vitória de 2 x 1 sobre o Boca Júnior na tarde deste sábado, no Maracanã, numa final histórica. Os gols foram de Cano e John Kennedy. Um final dramático, mas depois virou uma festa incrível em todo o Rio de Janeiro e pelo Brasil. A conquista consagra grandes jogadores como o lateral esquerdo Marcelo, multicampeão pelo Real Madrid e agora conquista a Libertadores no time do coração. Felipe Mello, outro campeão de Libertadores que repete a conquista. E os jovens de Xerém como o próprio John Kennedy. Guga, que saiu do Avaí, conquista a América de forma merecida. Quase fez o gol na prorrogação para consolidar a vitória. Parabéns, Fluminense.

Avaí na Copa SC

Andrey é destaque do Avaí B            Foto: Avaí FC

Tem jogo terça-feira, 20 horas, na Ressacada, pela semifinal da Copa Santa Catarina, diante do Concórdia. Jogo interessante para o torcedor prestigiar a equipe alternativa ou B, como muitos chamam. Equipe que ganhou do Figueirense e conquistou com méritos a vaga. E deve ser este o time, talvez com alguns reforços, para este primeiro jogo. A comissão técnica do Avaí ainda vai decidir. E o jogo da volta será no feriado do dia 15 de novembro. Quando tudo será decidido. Neste domingo jogam em Itajaí, 15 horas, Estádio Dr. Hercílio Luz, Marcílio Dias x Hercílio Luz. Jogo da volta em Tubarão será no dia 12/11, às 15 horas. Aí teremos depois os dois finalistas da Copinha.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: