Portal Making Of

Baile Místico celebra o fantástico na Ilha de SC

Quando comecei a ler essa pauta logo pensei na Bebel Orofino. E claro, lá estava seu nominho em meio as organizadoras desse evento encantador. Que lindo que depois de 4 anos a Ilha de Santa Catarina vai rever e se encantar com o desfile do Cortejo Alegórico Grande Baile Místico que celebra a Magia da Ilha e o universo fantástico da cultura local. Os personagens folclóricos estarão no dia 8 de outubro, na Praça XV, em Florianópolis, em clima de carnaval de primavera.

O grande cortejo alegórico faz parte da programação da Feira da Cascaes – Outubro Místico, que contará com gastronomia, feira de artesanato e o desfile dos seres encantados que habitam na Capital.  Haverá também programação especial para o Dia das Crianças.  Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O Cortejo Baile Místico terá início às 15h30, no Largo da Catedral, e vai percorrer as ruas da cidade, saindo da Tenente Silveira até à Rua Deodoro e dali em direção ao Mercado Público encerrando com o show do querido e ilustre Valdir Agostinho no Largo da Alfândega. A proposta se inspira na lenda Baile de Bruxas em Itaguaçu, de autoria do nosso amado e saudoso Gelci José Coelho – Peninha (querido por todos da cidade e arredores, discípulo de Franklin Cascaes, que deixou os foliões e seguidores órfãos com a sua partida em 16 de março deste ano).

O projeto homenageia todos os artistas locais que se dedicaram ao tema do mito e da magia na arte catarinense. A lista até agora alcançou os seguintes: Franklin Cascaes, Gelci Coelho – Peninha, Meyer Filho, Vera Sabino e Jandira Lorenz. O número de artistas locais que se dedicaram ao tema é grande e as homenagens deverão continuar por muitos anos. É o que esperam os organizadores.

Assim, as bruxas da Ilha são as charmosas anfitriãs do evento e vão desfilar na companhia de personagens como: toda a turma do boi-de-mamão, Dona Bilica, o boitatá de Cascaes, o Galo de Meyer Filho, o Bruxomanéagostinho, os Bloco 25 Bichos do Jogo, o Lobisomem da Lagoa, os Fantasmas de Anhatomirim, a Sereia Manezinha, os bonecos do bloco Berbigão do Boca e muito mais. A música será de primeira com a participação de 3 bandas: Amor à Arte, Bateria do Baiacu e Bloco Cores de Aidê.

O desfile é resultado de um trabalho de cooperação que acabou ganhando corpo de Coletivo Cultural e reunirá um grande número, dos mais expressivos artistas locais, que trabalham no tema da mitologia e universo fantástico da cultura local, reunindo pessoas de quase todas áreas da cultura.

*****

*****

Imersão artística em SP

As viagens para a Capital Paulista se tornaram frequentes na agenda da arquiteta catarinense Gabriela Herde. O destino é sempre motivo de pesquisa e aprimoramento para o trabalho no seu escritório, sediado em Itapema.

Recentemente a profissional voltou de mais uma trip, dessa vez, focada nas edificações projetadas por arquitetos modernistas como Lina Bo Bardi e, especialmente, Vilanova Artigas. A residência localizada no Alto da Boa Vista foi aberta pela primeira vez para visitação do público por meio da Mostra Aberto 02 – plataforma de design, arte e arquitetura.

Desenhada por Artigas para uma família de amigos de São Paulo, o projeto é explicado logo no início do percurso de forma a introduzir a experiência. “Textos explicativos esclarecem sobre como a morada foi pensada por Artigas, as obras expostas nos ambientes, quais as relações que estabelecem com os espaços, os materiais empregados como concreto, vidro, a presença da luz natural. A influência do brutalismo, é uma experiência única”, destaca Gabriela.

A exposição conta com obras únicas como um Edgar Degas (1884), e ainda o lançamento de móveis assinados por Artigas, nunca antes comercializados, e viabilizado através de uma parceria com a Etel.

*****

Alcançando outros horizontes

O Cidades Invisíveis (CI), organização que trabalha com ações de impacto social, em comunidades do Brasil, por meio da arte, cultura, capacitação e cursos profissionalizantes, chega ao Rio Grande do Sul com um evento exclusivo que levou uma experiência incrível, em Canela, na Serra Gaúcha. A programação para empresários, influenciadores e artistas conta com vivência na natureza, alta gastronomia, e outras atividades. Nesta quarta-feira (27) o idealizador do CI, Samuel dos Santos, recebeu um cheque de R$250 mil para ações do instituto. Como apoiador do CI, o ator Malvino Salvador e a esposa também participaram do evento.

*****

Quarentou

Hoje é dia de festa para Deise Meinert, diretora executiva da Infinita Concept, que chega aos 40 anos mais bonita que nunca. Feliz aniversário, querida libriana!

*****

Pioneirismo em Criptomoedas

A Dice Minimal, empresa catarinense com foco em consumo consciente, será a primeira marca minimalista do Brasil a aceitar pagamentos com criptomoedas. O lançamento acontecerá no evento nacional “Bitcoin Spring Festival”, na cidade de Rolante no Rio Grande do Sul neste dia 30 de setembro. Na foto Bruna Ferrari, idealizadora e proprietária da marca.

*****

Medalhista 

Ainda comemorando bastante, o atleta de natação do Lira Tênis Clube, Henry Amin, de 15 anos, volta aos treinos com as medalhas que conquistou nos Jogos da Juventude 2023, competição escolar nacional anual que aconteceu em Ribeirão Preto(SP) em setembro e onde Henry representou Santa Catarina nas piscinas. Ele conquistou nada menos que a medalha de ouro no revezamento 4X100 medley nadando de costas, e bronze nos 50m costas. Mais de 4 mil atletas de até 17 anos de todo o Brasil participaram do evento que é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil e que em 2024 vai acontecer em Blumenau (SC).

*****

Todo dia é dia de nhoque

Hoje é dia! Mas amanhã também… Já virou tradição comer nhoque no dia 29 do mês, mas é tão gostoso que – unindo a praticidade de uma refeição fast casual com a modernidade da gastronomia italiana – o restaurante Pomo Pasta, localizado na Vidal Ramos, anunciou que terá nhoque todos os dias. Tendo como carro-chefe os molhos, produzidos na casa, os proprietários do restaurante garantem que os pomolovers aderiram à novidade. Entre os mais pedidos, está o nhoque ao molho bolonhesa. Ótima pedida para almoço ou jantar, também via delivery.

*****

Direitos do médico plantonista

O advogado Alberto Gonçalves de Souza Junior, de Florianópolis, foi um dos palestrantes do 17º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 7º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, realizado em Balneário Camboriú. Com larga experiência na área da saúde, em razão da assessoria prestada ao Sindicato dos Médicos de Santa Catarina, abordou a questão dos direitos do médico plantonista. O evento iniciou na quarta-feira (27) e vai até sábado (30).

*****

Seis anos

As comemorações pelos seis anos da rede Brasil Atacadista iniciam nesta sexta-feira (29) com a promoção Economiza Brasil!, com seis finais de semana de ofertas inéditas na história das dez lojas localizadas em Florianópolis (Ingleses e Sul da Ilha), Joinville, Blumenau, São José, Palhoça, Biguaçu, Itajaí, Rio do Sul e Lages.

A programação prevê ainda a realização de lives no Instagram @brasil.atacadista, além de prêmios exclusivos, distribuição de pipoca e instalação de cama elástica todo sábado para a garotada. Na loja da Palhoça, haverá o Mega Orelhão, com prêmios durante as compras para quem atender primeiro.

“Temos muito a comemorar, essas atividades e promoções são uma forma de agradecimento aos clientes. Hoje somos uma das maiores redes de SC e continuaremos crescendo, com nossa 11ª loja, a segunda em São José”, anunciou Julio Cesar Lohn, Diretor Comercial e de Marketing.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Strike do empreendedor

Um treinamento para acelerar negócios, lucrando mais e destravando a mente empreendedora