Portal Making Of

Brasil é o país com pior desempenho em identificar Fake News, diz estudo

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Weach Group, adtech de performance e publicidade programática, em parceria com a  Hibou, empresa de pesquisa e insights, levantaram uma pesquisa com mais de 2.400 brasileiros em março de 2024, para mostrar que 9 em cada 10 pessoas já se depararam com fake news enquanto liam notícias. A pesquisa descobriu como os brasileiros buscam identificar notícias falsas e o que aumenta a confiabilidade: 42% dos entrevistados consideram informações provenientes de sites de conteúdos especializados como mais verídicas. Além disso, a presença de especialistas é um indicador de confiabilidade para os brasileiros. A maioria deles (47%) verifica em outra fonte antes de compartilhar uma notícia, indicando um hábito de checagem na rotina do brasileiro.

59% dos leitores brasileiros querem clareza nas fontes e sugerem aos replicadores de informações, deixarem claro a fonte que originou o conteúdo. 51% gostariam de ter um validador consultável. Até erros de gramática já são indicadores que levaram suspeitas nos leitores brasileiros. 33% procuram erros como forma de suspeitar ou não de uma matéria e 54% procuram a mesma notícia em outros sites, como forma de atestar sua veracidade.

Infelizmente apesar de uma grande parcela da população brasileira distinguir sites duvidosos e notícias falsas de conteúdos idôneos, o Brasil acaba de figurar o último lugar no desempenho da capacidade de avaliação de fake news, segundo estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com mais de 40 mil pessoas, em 21 países.

“As Fake News podem ser parcialmente controladas pela imprensa, que possui processos de checagem, investigação e entrevistas com especialistas e a nossa pesquisa mostra que os veículos de notícias podem se valer de mais cuidados para garantir a confiança dos leitores, que estão cada vez mais atentos às Fake News, ainda que segundo a OCDE, ainda estejamos bem atrás globalmente”, diz Daniel Kaminitz, CEO da Weach Group.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

O que o marketing tem a ensinar à política?

Por Renan Cardarello* Nestas eleições os brasileiros veem, novamente, técnicas e táticas fortemente utilizadas no marketing e na publicidade no campo político – algo que

Bater, Peçam para saírem e grana

1 – “Varinha de marmelo” Antes de iniciar o jogo entre Avaí x Ituano, na Ressacada, hoje à noite, às 21h30, a crônica “bate” em

Leia mais

Lira adia votação do PL das Fake News

O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu nesta terça-feira, 2, adiar a votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News.

Gás de cozinha fica mais barato em SC

Os catarinenses deverão pagar menos pelo gás de cozinha nos dos próximos dias. O botijão de 13 quilos ficará até R$ 8 mais barato: passando