18.2 C
fpolis
18.5 C
fpolis
sábado, 25 junho, 2022

Caio Megale fala sobre rumos da economia brasileira em Painel da FIESC

Reprodução/Divulgação/Acaert
Últimas notícias

No segundo dia do 18° Congresso Catarinense de rádio e TV, promovido pela ACAERT, a primeira palestra foi a do economista Caio Megale da XP Investimentos. Ele falou sobre os rumos e desafios econômicos do Brasil pós-crise, causada pela pandemia da Covid-19 e principalmente de como sairemos da crise mais fortes.

Megale deu algumas sugestões. “É fundamental para o Brasil, no curto prazo, primeiro cuidar da inflação, que subiu bastante no mundo inteiro e aqui também. E quando a inflação sobe, ela desequilibra a economia. Segundo ponto que é fundamental é o equilíbrio das contas públicas”. Ele lembra que o Brasil tem um endividamento público muito elevado, por isso recomenda: “Manter o equilíbrio das contas públicas, manter o endividamento sob controle”, e argumenta: “com a dívida equilibrada e inflação baixa, abre-se o caminho para os investimentos e a retomada do crescimento enquanto”.

Caio Megale afirmou ainda que nós brasileiros podemos com pequenas ações sairmos da crise. O primeiro passo é observar o mercado, e ser cuidadoso com o que é nosso. “Então este certamente não é o momento de tomar uma dívida, é um momento de equilíbrio. O consumo vai ter que ficar um pouco mais calmo, e focar um pouco mais na poupança. Se você precisa pegar dinheiro emprestado, você vai passar por dificuldades. Agora, se você tem alguma poupança e pode poupar esse recurso nessas taxas mais elevadas, você se beneficia no futuro. Se esse momento for bem-sucedido, nós estaremos preparados para na hora da retomada”, finaliza.

De acordo com o economista, se fizermos estas ações, estaremos preparados para o ano que vem, que segundo ele, será o ano de crescimento da economia. (Reporter Acaert: Mônica Cardoso)

Mais notícias para você
Últimas notícias

Primeiro livro sobre dança contemporânea voltado para crianças em SC

Não é possível medir com exatidão os resultados de um projeto cultural porque há sempre uma imensidão entre os...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }