Portal Making Of

Ecos do Oscar: Scorsese esnobado, Emma passando a perna em Lily e anatomia de uma queda no tapete vermelho

A atriz Liza Kochy tropeça no tapete vermelho do Oscar (Foto: Divulgação/Reprodução)

 

Melhores e piores momentos

 

  • Uma premiação praticamente sem surpresas. Vejam aqui meus prognósticos na coluna da semana passada. Quase gabaritei no bolão, mas tropecei no Oscar de Melhor Atriz. Lily Gladstone, de “ Assassinos da lua das flores” que parecia favorita perdeu para Emma Stone , em “ Pobres Criaturas”. A expectativa de que a 96ª edição faria história premiando a primeira atriz indígena não se cumpriu.

 

  • A transmissão no Brasil, pelos canais TNT e Max, deixou muito a desejar. A apresentadora e comentaristas eram fracas e quando o canal perdeu o sinal da cerimônia, limitaram-se a falar sem parar sobre “ O homem aranha”, sem explicar o que estava acontecendo no Teatro Dolby de Los Angeles !

 

  • Houve atraso de alguns minutos no início da cerimônia por causa dos protestos em frente ao Teatro Dolby em defesa do povo palestino no conflito Hamas X Israel, mas o evento não divulgou o motivo.  A propósito: alguns atores e cineastas usaram o pin ( broche) vermelho na lapela, como símbolo do pedido de cessar fogo entre Hamas e Israel.

 

  • O apresentador Jimmy Kimmel – sempre com aquele humor insípido porque desde o ácido Rick Gervais e do soco de Will Smith em Chris Rock, a Academia foge de qualquer polêmica – respondeu no final a um tuite do candidato à reeleição, Donald Trump. Ele havia feito uma piada tendo como alvo o ex-presente americano e recebeu críticas e ironia de volta no X. Na tréplica, Kimmel perguntou se ‘ já não tinha passado da hora de Trump ser preso’.

 

  • A melhor ideia dessa edição foi retomarem a prática de cinco atores e cinco atrizes ganhadores do Oscar falarem sobre cada ator e atriz que estava concorrendo à estatueta naquela noite. Funcionou muito bem e ainda foi possível rever atores que andam meio no ostracismo, como Tim Robbins e Sam Rockwell.

 

  • Com raras exceções – Ariana Grande que levou a poltrona rosa de casa em volta da cintura, num modelo criado por Gianbattista Valli – as estrelas usaram vestidos elegantes e cabelos discretos. Muitas optaram pelo preto, prata e tons neutros.

 

 

 

  • Mas, nem só as moças usaram vestidos, o ator e diretor Eugene Lee Yang também compareceu de vestidão vermelho.

 

  • Outra de vermelha que roubou a cena foi a atriz Liza Kochy ao cair em pleno tapete vermelho por causa do sapato absurdamente alto de salto finíssimo. (foto de capa)

 

  • Por falar em roubar a cena, a apresentação de Ryan Gosling cantando o tema do Ken, de “Barbie”, foi uma delícia. Vestido de rosa, cercado de dançarinos, ele divertiu a platéia em um número que era referência ao icônico musical com Marilyn Monroe.

 

  • Outro momento engraçado foi a entrada do ator e lutador John Cena,  nu, cobrindo “ as partes” com o envelope de divulgação de Melhor Figurino. Era uma paródia de um momento da cerimônia de 1974, em que o fotógrafo e ativista  Robert Opel, invadiu o palco totalmente nu como forma de protestar contra a guerra do Vietnã.

 

  • A atriz Da’Vine Joy Randolph fez um dos melhores discursos da noite ao agradecer o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em “ Os desajustados”.  –Eu sempre quis ser diferente, e agora percebo que eu só tinha de ser eu mesma. E agradeço por terem me visto. – revelou a atriz.

 

  • O In memoriam, um momento sempre emocionante ficou devendo vários nomes dos que partiram esse ano. Mas, investiram no tenor Andrea Bocelli e o filho Matteo cantando “Con  te partiró”para arrancar lágrimas do público.

 

  • Em resumo: ‘ Oppenheimer’ levou sete estatuetas ; ‘ Pobres criaturas’ conquistou quatro prêmios e Martin Scorsese, com seu ‘ Assassinos da lua das flores’ , que concorria em dez categorias , saiu de mãos abanando.

 

________________________________

DESTAQUES NAS PLATAFORMAS

 

O simpatizante –  07 episódios – 2024 –  HBO Max

Essa série – um thriller de espionagem em formato de sátira – vem cheia de atrativos: tem no elenco a Sandra Oh e o Robert Downey Jr. , praticamente irreconhecível ; em cada episódio traz grandes diretores, como Fernando Meirelles e Park Chan-wook, e é baseada no livro homônimo de Viet Thanh Nguyen, vencedor do Pullitzer. Promete, né? Podemos conferir a partir do dia 14/03.

A trama: “The Sympathizer conta a história de um norte-vietnamita que se integra ao exército do Vietnã do Sul nos anos 1970, viaja para a Califórnia e atua como consultor cultural de um filme norte-americano sobre a guerra, no mesmo estilo de “Platoon”. Ele se torna o narrador da produção. [Veja o trailer]

 

 

 

Asteroid City – direção: Wes Anderson – 2023 – Star+

Wes Anderson é um desses diretores cults [ acabou de ganhar seu 1° Oscar com o Curta-Metragem com ‘ A incrível história de Henry Sugar’ – disponível na Netflix] de filmes como “ Os excêntricos Tenembaus” e “O grande hotel Budapest”. ‘ Asteroid City’, encenada como uma peça, se passa em uma cidade fictícia do deserto americano e segue uma excursão de pais e alunos para uma competição acadêmica que acaba virando um caos. Scarlett Johansonn e Tom Hanks fazem parte do elenco.

________________________________

BAÚ DE CLÁSSICOS

Em noite de lua cheia – Lina Wertmuller – 1989 – Cine Belas Artes a la carte

E o novo aplicativo da Net/Claro, o Belas Artes a la Carte, especializado em clássicos, traz esse filme menos conhecido de uma de minhas diretoras favoritas. Melhor ainda é que não lembro mais de já ter visto. O elenco é estelar: Rutger Hauer, Faye Dunaway, Peter O´Toole, Nastassia Kinski e Dominique Sanda. Sinopse: Um jornalista norte-americano trabalha para um jornal francês. Ele está escrevendo um artigo sobre a reação contra as pessoas com AIDS, sem saber que está infectado também.

 

________________________________

ESTREIAS NO CINEMA – DESTAQUES

Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor – direção: Alfredo Manevy – 2024

O documentário se baseia em uma vasta pesquisa com arquivos oficiais do próprio Lupicínio, um dos maiores compositores da chamada ‘ dor de cotovelo’, além de depoimentos e entrevistas do Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares. Gravado por grandes nomes como Elis, Paulinho da Viola e Adriana Calcanhotto, o gaúcho é conhecido também por ser o autor do hino do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense. O filme foi exibido no Los Angeles Film Festival e agora entra em cartaz em várias cidades brasileiras. [Veja o trailer]

 

 

 

O Primeiro Dia da Minha Vida – direção: Paolo Genovese – 2023

Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que chegaram ao fundo do poço e querem acabar com isso, para lhes oferecer um acordo: uma semana para fazê-los voltar a se apaixonar pela vida. Sua intenção é oferecer a possibilidade de descobrir como seria o mundo sem eles e ajudá-los a encontrar um novo sentido para suas vidas. Uma história sobre a força para recomeçar quando tudo ao seu redor parece estar desmoronando. Toni Servillo, um dos mais populares atores italianos, encabeça o elenco dessa comédia dramática. [Veja o trailer]

 

________________________________

ATENÇÃO CINEASTAS E PRODUTORES !

 

PANVISION abre inscrições para os Festivais de Cinema 2024

Realizadores audiovisuais do Brasil e mais 19 países latino-americanos já podem inscrever seus filmes para os festivais de cinema realizados pela Associação Cultural Panvision. Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico, e para o 28º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024. Pelo segundo ano, os festivais contam com um Guia de Inscrição unificado, de modo a facilitar o cadastro dos realizadores.

São aceitos filmes finalizados a partir de 2023 ou em pós-produção, no caso da Mostra Work in Progress do FAM. Mas os realizadores precisam ficar atentos na data limite de inscrição, pois cada Festival possui a sua. Para o FALA São Chico, as inscrições vão até o dia 6 de abril. Já para o FAM, os realizadores poderão submeter suas obras até 3 de junho. O 8º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2024, evento de mercado do FAM, também já tem data para abrir as inscrições: 2 de abril.

Exclusivo para documentários, o FALA São Chico recebe inscrições para a Mostra Curtas Catarinenses e Latinos e Mostra Infantojuvenil. As produções devem ser curtas-metragens — de 3 a 15 minutos —, produzidos ou coproduzidos por realizadores de países latino-americanos. Em sua última edição, o FALA São Chico recebeu mais de 300 inscrições, exibiu 26 filmes em 13 sessões de cinema, e somou um público de 5.895 pessoas em seus quatro dias de programação.

 

FAM 2024

Com seis mostras competitivas, o FAM 2024 — festival de cinema mais antigo de Santa Catarina — aceita videoclipes, curtas e longas-metragens de 10 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A temática e gênero cinematográfico das produções é livre, mas a curadoria tem preferência por filmes que gerem debates sobre sustentabilidade social, ambiental ou econômica. Estão com inscrições abertas a Mostra Curtas, Mostra Curtas Catarinense, Mostra Infantojuvenil, Mostra Videoclipe, Mostra Work In Progress – WIP (parte do ECM+LAB), e Mostra Longas (Ficção e Documentário).

O III FALA São Chico será realizado de 12 a 15 de junho, em São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina. E, na capital catarinense, a 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM será  de 05 a 11 de setembro.

As inscrições podem ser feitas através do  www.panvision.com.br, no Sistema de Inscrições. O Guia de Inscrição Unificado completo, com todas as datas, regras e informações dos festivais, também está disponível no site e nas redes sociais.

________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: