Portal Making Of

CLOONEY VINERY

CLOONEY VINERY
Tiffany Rose / WireImage

O ator George Clooney comprou uma propriedade na Provença e se mudou de mala e cuia para o local. A intenção dele (e a esposa Amal) é produzir vinho rosé na região reconhecida por produzir o melhor rosé do mundo. A notícia provocou burburinho na pacata Brignoles, no Var. A propriedade chamada Domaine Le Canadel tem 172 hectares e fica a meia hora do Château Miraval, que pertence a Brad Pitt e Angelina Jolie – hoje objeto de uma disputa judicial.

Clooney já tinha ligação com o ramo de bebidas, sendo um dos fundadores da tequila Casamigos, vendida há quatro anos para a Diageo (dona da Johnnie Walker e outras marcas) pela bagatela de US$ 1 bilhão.

_____

 

OUTROS FAMOSOS

 
Santo/Divulgação

Não é apenas Clooney. Vários famosos possuem marcas próprias, ou tem se associado a projetos, emprestando a imagem para promover bebidas dos mais diversos estilos. A coluna selecionou alguns exemplos:

Adam Levine, vocalista da banda inglesa Maroon 5 (acima) é um dos nomes por trás da Santo. A bebida é uma mistura de tequila com mezcal. O também cantor Justin Timberlake lançou em 2009 a tequila Sauza 901, que é tridestilada. Entre os rappers, outros bons exemplos são o canadense Drake que tem uma marca de whisky premium chamada Virginia Black e Snoop Dogg que virou acionista e embaixador da marca brasileira de cachaça Cuca Fresca.


Kendal/Cameron

A coluna já havia comentado do envolvimento do ator Ryan Reinolds no setor de gin; falou do whisky produzido pela banda Metallica; apresentou o rum do Motorhead, e informou da investida do cantor Jon Bon Jovi no mundo dos vinhos.

E o movimento etílico-artístico não para. A modelo e atriz Kendall Jenner (acima) está lançando a tequila 818, enquanto Cameron Diaz, já aposentada no cinema, virou garota propaganda da própria marca de vinhos orgânicos: a Avaline.

 
Dos Hombres/Divulgação

Por fim – mas não menos importante – os atores Bryan Cranston e Aaron Paul, da série Breaking Bad, lançaram a própria marca de mezcal: Dos Hombres. (foto).

_____

NO BRASIL

Por aqui são vários os famosos que empreenderam no setor ou fizeram parcerias, emprestando a imagem de sucesso.

Entre os músicos, Leonardo e Eduardo Costa lançaram em 2015 a marca Cabaré. A parceria foi com o engenho paulista Don Tápparo que aproveitou o embalo para lançar outros produtos (acima) com as cantoras Maiara e Maraísa e Marília Mendonça. A propósito, a três sertanejas são sócias em outro projeto etílico: o chopp Potiguar.

 
Vallontano/Divulgação

Paula Toller, ex-vocalista da banda Kid Abelha, é outra artista que empreende no ramo de bebidas. Desde 2016 tem uma parceria com a Vallontano. O projeto inicial, com 3 mil garrafas de espumante, foi sendo ampliado gradativamente e o LaToller virou produto de linha da vinícola gaúcha.

Outro músico que investiu no mercado de bebidas foi Marcelo Bonfá, baterista da banda Legião Urbana. Produz em Santo Antônio do Rio Grande (MG) a cachaça Perfeição, elaborada com cana orgânica. Em Morretes (PR) Mozart, ex-zagueiro da Seleção Brasileira de futebol, toca um alambique mega premiado, que exporta até para os Estados Unidos.

O narrador Galvão Bueno empreende na área de vinhos desde 2006, produzindo na campanha gaúcha e Itália. Já o goleiro Marcos, ex-Palmeiras e Seleção Brasileira, investiu forte na produção de cerveja.

 
João Alvarez/Divulgação

O filho do humorista Mussum, utilizou a imagem e o famoso termo “Cacilds”, cunhado pelo pai, para divulgar a cervejaria da família. 

Quem também estampa um rótulo é o músico Cumpadi Washington que firmou parceria com a a cervejaria paulista Hoffen ainda em 2015.

Por aqui, a banda Dazaranha já produziu cerveja em parceria com a Insana. Foi para marcar os 22 anos da banda.

_____

 

NOVAMENTE O GIN

Coluna vem falando há tempos sobre o crescimento vertiginoso do gin no mercado nacional. No mês passado a revista Isto É dedicou duas páginas ao assunto, explicando como a bebida originalmente vinculada a trabalhadores pobres, conquistou glamour e uma enorme fatia de mercado.

_____

 

DIA DOS PAIS

Mercado de bebidas costuma dizer que o Dia dos Pais é considerado a segunda melhor data do ano para o setor. Quem fatura mais são as indústrias de destilados, vinhos, cervejas e acessórios.

_____

 

NOVIDADE

Pra encerrar… A catarinense Lohn Bier (pertencente à Ambev), produziu a primeira cerveja com com 100% de ingredientes de Santa Catarina. A TodaNossa é uma Brazilian Pale Ale feita com lúpulo cultivado na serra catarinense, uma levedura cervejeira encontrada no litoral pelos pesquisadores René Aduan e Ana Carolina de Carvalho, e cevada plantada no meio-oeste e malteada no Vale do Itajaí. São apenas 2 mil litros que vão ser engarrafados e vendidos diretamente pela Lohn, e pelo e-commerce da Ambev.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

DRINK NA CASQUINHA

Não se engane. Parece sorvete mas se trata de cerveja na casquinha.

DIVÓRCIO + VINHO = CONFUSÃO

Além da batalha na justiça pela custódia dos filhos, Angelina Jolie e Brad Pitt estão em pé de guerra pela da marca de vinho criada pelo casal.

CERVEJARIA HOMENAGEIA ‘DEUS’ DO FUTEBOL

Embora tenha decidido não patrocinar a Copa América no Brasil, a Ambev está assinando uma campanha publicitária que engaja o público argentino e, de quebra, faz uma homenagem a Don Diego Maradona

SANTA PAULINA

Famosa pelos vinhos coloniais que produz, a cidade de Nova Trento demonstra que pode passar a receber plantações comerciais de uvas finas como Chardonnay, Pinot Noir e Marselan.

CERVEJA LGBTI+

A The Brooklyn Brewery está trazendo para o Brasil a The Stonewall Inn IPA, que celebra a luta pelos direitos LGBTI+.

GOD SAVE THE QUEEN

Não satisfeita em produzir vinhos, espumantes e até gins com o selo da família real, a rainha Elizabeth está lançando uma marca de cervejas especiais.

ÁGUA NO CHOPE

A Oktoberfest de Munique, maior festa da cerveja do mundo foi novamente cancelada por conta da pandemia.

O VINHO DO PRESIDENTE

O presidente Jair Bolsonaro ganhou no último domingo (21), um vinho em sua homenagem.

Cerveja quente

O motivo é a falta de garrafas para atender uma demanda acima da média

VINHO NAS ALTURAS

Uma vinícola catarinense deve ser a primeira do Sul do país a fazer passeios de balão sobre os parrerais.

RARO E MUITO CARO

Uma degustação que é o sonho de consumo dos apreciadores de whisky.