22.6 C
fpolis
22.6 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

DRINK NA CASQUINHA

Últimas notícias
DRINK NA CASQUINHA
WDS/Divulgação

Não se engane. Parece sorvete mas se trata de cerveja na casquinha. A novidade vem dos Estados Unidos onde um inventor do Illinois criou uma máquina que transforma a textura de bebidas alcoólicas.

Ok. Produzir sorvetes com leve sabor de coquetéis e outras bebidas não é necessariamente algo novo. Mas neste caso a diferença é o processo. A máquina retira o dióxido de carbono da bebida, mistura o líquido com um gel específico e cristaliza o álcool – mantendo o teor alcoólico da bebida. Ou seja, se o consumidor não tomar cuidado, pode mesmo se embriagar tomando apenas uma casquinha.


WDS/Divulgação

Tudo começou com experiências para extrair mais sabor de café expresso para os sorvetes da WDS Dessert Stations. O empresário/inventor Will Rogers percebeu que seria possível fazer a mesma coisa com álcool – que tem um ponto de congelamento muito baixo, muito menor que outros ingredientes de sorvete. A partir daí foi só aperfeiçoar o processo até apresentar a Below Zero oficialmente em eventos.

A produção de um sorvete de cerveja leva 30 minutos, mas o tempo aumenta se o teor alcoólico da bebida for maior. A máquina custa US$ 6 mil, e é aprovado pelo FDA, o órgão que fiscaliza alimentos e bebidas nos Estados Unidos.

_____

 

REFRESCÂNCIA PREMIADA


Licor 43/Divulgação

Por falar em inovação a coluna destaca uma das boas ideias premiadas no International Wine & Spirit Competition (IWSC) realizado em junho no Reino Unido. É a versão RTD (pronto para beber) do tradicional Licor 43. A bebida espanhola ganhou uma versão mais refrescante, com suco natural de maçã e 5,6% de teor alcoólico (o equivalente a uma cerveja pilsen). A linha havia estreado no mercado europeu em junho do ano passado, com os sabores limão e amora.


Licor 43/Divulgação

Agora, com a versão maçã, o drink começa a ganhar repercussão e prêmios. Levou medalha de ouro na categoria Bebidas Espirituosas Pré Misturadas com Sabores, somando 98 pontos (um dos melhores desempenhos do IWSC).

“Ele foi desenvolvido para atender à crescente demanda por deliciosas opções de baixo teor alcoólico com ingredientes naturais de qualidade em um formato conveniente”, diz Julian Fernandez, diretor global de marketing e inovação da empresa.

A garrafinha de 250 ml é encontrada, por enquanto, apenas na Holanda e Alemanha por US$ 3.

_____

 

ALÔ BOLA DE FOGO


Jim Beam/Divulgação

Na mesma linha a marca americana de Jim Beam está apresentando dois novos coquetéis à base de bourbon. E em lata, para facilitar o consumo e conquistar o consumidor mais jovem. O Jim Beam Classic Highball é um mix de destilado com soda e pitada de frutas cítricas. Já o Jim Beam Ginger Highball, mistura bourbon e ginger ale. Os coquetéis tem 5% de teor alcoólico.

“Nossos novos highballs prontos para beber são a maneira perfeita de desfrutar Jim Beam de uma forma nova e refrescante – seja você um fã de bourbon ou está experimentando a bebida pela primeira vez”, diz Malini Patel, Diretor Executivo da James B. Beam Distilling Co.

O mercado de RTD em lata nos EUA vive um boom, com crescimento de mais de 40% no último ano e previsão de ampliar as vendas em mais 35% ao ano até 2024. Os dados são do IWSR. No mês passado, a Diageo anunciou que estava investindo US$ 80 milhões no mercado de bebidas prontas para beber (RTD).

_____

 

DENSIDADE CACHACEIRA


Mapa/Reprodução

Pinheiro Preto (no meio oeste de Santa Catarina) apareceu com destaque no Anuário da cachaça, produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicado na semana passada. A cidade tem a maior densidade aguardenteira do país, com um produtor para cada 450 habitantes. Luiz Alves, no Vale do Itajaí, figura em terceiro lugar do ranking nacional, com 18 marcas registradas. A cidade de 13 mil habitantes tem 8 produtores de cachaça e 7 de aguardente. O mapa de calor acima mostra uma grande concentração de alambiques também no Oeste, Sul e Grande Florianópolis. 

O estudo “A Cachaça no Brasil: Dados de registro de Cachaças e Aguardentes” mostra que o número de produtores registrados no país aumentou 4,14% em 2020, em comparação com o ano anterior. São 1.131 estabelecimentos, com 5.523 marcas registradas.

_____

 

PADRONIZAÇÃO


Mapa/Reprodução

O Ministério está realizando uma consulta pública para receber contribuições para padronizar e modernizar o mercado da cachaça no Brasil. A ideia é preservar o conceito que a bebida tem no exterior, padronizar nomenclaturas para facilitar a vida do consumidor, e trazer inovações já comuns entre produtores de rum, whisky e outros destilados (como o uso de chips de madeira para acrescentar cor ou aroma à bebida). Dois exemplos de como é a legislação atual, e o que está sendo proposto:

Para apresentar sugestões é necessário acessar o link do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman).

Outra consulta pública procura avaliar os padrões de identidade e qualidade de vinhos e derivados brasileiros. O objetivo é adequar as normas vigentes hoje no país a regramentos internacionais como o Regulamento Vitivinícola do Mercosul e a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Até o fim de setembro o Mapa vai receber a opinião de produtores e especialistas na área também por meio do Sisman.

Avatar photo
Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }