Portal Making Of

Consumo de bebidas cresce nas altas temperaturas

Foto: Reprodução/Freepik

O calorão previsto para os próximos meses e a economia mais favorável ao brasileiro devem aquecer as compras de bebidas durante o verão. É isso que aponta um novo estudo da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

O consumo fora de casa de bebidas vem se recuperando gradativamente dos impactos da pandemia. Entre o verão 2021/2022 e a estação 2022/2023, houve alta de 26% no gasto médio, passando de R$ 90 para R$ 113. Os destaques do aumento de consumo em unidades ficaram para os energéticos (+64%) e a água mineral (+37%). Os principais motivos para o consumo, por sua vez, foram sabor (47%) e matar a sede (17%).

Os responsáveis por impulsionar as compras da categoria foram os jovens adultos, entre 18 e 29 anos (+41%), as classes A, B e C (+15%) e os residentes da região Nordeste (+20%). As aquisições foram feitas, sobretudo, nos hiper e supermercados (+34%), com ambulantes (+24%) e em bares (+21%).

Dentro do lar, também se notou crescimento de 19% no gasto médio no período estudado pela Kantar, indo de R$ 183 para R$ 218. As bebidas em destaque foram os energéticos (+41%) e os chás prontos (+27%). Vale ressaltar que a cesta de bebidas é bastante relevante no e-commerce, onde 2 milhões de lares compraram as categorias no canal online no último verão (alta de 4% na comparação com a temporada 2021/2022).

As compras foram realizadas, principalmente, nos canais porta a porta (+34%) e atacarejo (+21%). Moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (+26%), pessoas acima de 50 anos (+14%) e classes A e B (+12%) foram destaques em crescimento na comparação entre o verão 2022/2023 e o período anterior.

A expectativa da Kantar para a temporada 2023/2024 é de que a categoria cresça 5% ou R$ 1 bilhão em faturamento. “No último verão já houve importante retomada no consumo de bebidas, o que deve se intensificar neste ano. Fora do lar, hiper e supermercados avançam, mas mercadinhos/ mercearias ainda contribuem negativamente. Para esses canais, importante trabalhar a exposição em geladeiras, uma vez que os produtos devem estar prontos para o consumo”, afirma Luisa Teruya, Gerente de Marketing, da Kantar.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

TV Gaúcha x TV Guaíba

Antônio Britto, jornalista, ex-governador e ex-ministro da previdência, colega dos primeiros anos de profissão, lembrou em recente vídeo sua contratação pela TV Gaúcha em 1978.

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton

Leia mais

Eliana é a nova contratada da Globo

A apresentadora Eliana foi anunciada nesta quinta-feira, 27, como a nova contratada da Globo. O anúncio foi feito através de um vídeo nas redes sociais

Arte para ser vivida e sentida 

Os arquitetos Fábio Vitorino, Laís Forte, Mariana Pesca e Guto Pereira foram alguns dos convidados do movimento de Authentik Art e da Contti Home Design,