Portal Making Of

Corrida paralela

Fake News, Notícias Falsas
Imagem/crédito: Pixabay

Pega na mentira. Ano a ano a corrida paralelamente ao avanço das redes sociais a aumenta proliferação de notícias falsas, tradução para o termo em inglês fake news.A mentira deixou de ser apenas uma brincadeira de primeiro de abril e se transformou em estratégia de marketing. Enganar pessoas em busca da simpatia a uma determinada pessoa ou defesa de uma causa virou estratégia de marketing digital que conta com o apoio dos algoritmos das redes sociais . Os algoritmos são usados para identificar as preferências do usuário e aumentar a frequência de posts similares nas respectivas redes sociais utilizadas, e assim, um post atrai o outro post mesmo que nele sejam divulgadas informações falsas.

Estratégia digital. O mestre dessa estratégia é Steve Bannon, preso ontem em Nova Iorque por lavagem de dinheiro, conspiração e esquema de fraude de fundo arrecadado para construir um muro na fronteira com o México. Bannon foi  assessor político do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Essa estratégia desonesta leva muita gente a defender causas contrárias à ciência, a criticar instituições ou pessoas, por exemplo, pois a notícia falsa é replicada várias vezes e parece que a mentira se torna uma verdade, pelo menos aos olhos de parte da população. A manipulação de massa usa os algoritmos e as redes sociais para aumentar o seu alcance. Você nunca parou para pensar porque tantas pessoas seguiram Hitler e endossaram o holocausto, um crime hediondo e desumano também cometido em massa, ou ainda, porquê tanta gente que viu doenças serem erradicadas pelas campanhas de vacinação agora questionam os benefícios das vacinas mesmo com a comprovação científica da eficácia.

Saia da bolha. A informação ainda é o melhor caminho para sair dessa roda viva das notícias falsas, mas isso exige empenho. “O Dilema das Redes é um dos documentários mais recomendados para entender como os algoritmos envolvem os usuários das redes sociais e a proliferação de notícias falsas, mas é bom frisar que a preferência dos usuários é o principal determinante e a engrenagem também funciona positivamente. De qualquer forma, sempre  desconfie de notícias e de posts que não sejam publicadas em fontes oficiais ou ainda que te pedem para boicotar meios de comunicação.  A opção é pesquisar por conta própria ou ir diretamente aos sites especializados em desmentir fake news. A primeira intenção de quem prolifera notícias falsas é enganar, a segunda intenção é ganhar dinheiro com isso. Abaixo o link três sites especializados em checar notícias:

Conselho Nacional de Justiça: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/painel-de-checagem-de-fake-news/noticias-checadas/

Agência Lupa: https://lupa.uol.com.br/

Boatos.org: https://www.boatos.org/

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: