18.6 C
fpolis
18.6 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Demitidos por cumprirem a função!

Últimas notícias
Demitidos por cumprirem a função!
Crédito: Divulgação

O problema não é recente, mas veio a tona novamente depois declaração do Presidente Jair Bolsonaro confessando que demitiu funcionários do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após autarquia ter interditado  a construção de uma obra da Havan, empresa do bolsonarista e empresário catarinense Luciano Hang. A ação dos técnicos do Iphan é  um procedimento normal em qualquer país civilizado para preservação de possíveis vestígios históricos, sítios arqueológicos, etc., mas para o Presidente virou uma questão de militância que ultrapassa os limites dos interesses da preservação da história do Brasil. Profissionais foram demitidos por cumprirem a função de fazer valer as normas vigentes de preservação dos acervos históricos, o fato é arbitrário e a ingerência política declarada uma afronta a democracia e as boas práticas no país. Não obstante, vale lembrar os constantes ataques aos funcionários públicos, em última instancia os responsáveis por manter a lei e a ordem. Governar em causa própria ou dos amigos próximos contra as normas vigentes e o interesse nacional não é uma boa prática. O fato merece esclarecimento e se for o caso punição.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Protocolado o pedido de reunião extraordinária da executiva do MDB

Pouco antes das 15h, desta quinta (26), chegou à executiva do MDB, na sede do Diretório Estadual, em Florianópolis,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }