Portal Making Of

Depois de ano melancólico, Figueirense limpa área para chegada de novo momento

Torcida alvinegra é o grande patrimônio. Foto: Patrick Floriani / FFC

O Figueirense encerrou domingo (29/11) um ano melancólico em sua história Centenária. A limpeza que começou nesta segunda-feira (30), anunciada em nota oficial pelo Conselho Gestor, não poderia demorar. Sai todo mundo para a chegada de uma nova gestão, novas cabeças e investimentos que a gente não sabe muito bem como chegarão. Mudanças bem vindas e que aparecem no Scarpelli com o objetivo de tirar o alvinegro do buraco em que te meteu há muito tempo. Ano que vem vai para sua quarta Série C do Brasileiro. Foram tantas coisas erradas e sofrimento para o torcedor alvinegro, o principal patrimônio do clube, alimentar sua revolta.

CEO na mira do torcedor pelos fracos resultados Foto: Patrick Floriani / FFC

Na Nota Oficial uma grande informação e bastante comemorada pelo torcedor: A saída do Diretor-Executivo José Carlos Lages, que deixará o clube após realizar a transição junto aos novos profissionais que vão liderar a gestão do Figueirense. Lages, que em outras épocas aparecia muito pouco e ajudou o clube em grandes campanhas, hoje foi demonizado pelo torcedor, um nome associado a um desempenho esportivo medíocre e que arranhou a marca Figueirense, chegando ao icônico WO.

Júnior Dutra ajudou pouco Foto: Patrick Floriani / FFC

O Departamento de Futebol está de férias depois do papelão do fim de semana, na derrota de 2 x 0 para o Concórdia, que tirou a equipe da Copa Santa Catarina. Temporada fraca, com fracasso no Campeonato Estadual, onde é o maior campeão ao lado do Avaí, chegando a estar ameaçado de rebaixamento para a “D” quando escapou no finalzinho, e ainda graças a uma defesa milagrosa do goleiro Thiago Gonçalves. Agora foi  a cereja do bolo, eliminado na primeira fase da fraca Copa SC, em que o coirmão disputou com uma equipe alternativa, mais Sub-20 e passou adiante. O clube foi humilhado com a derrota no clássico. Havia uma unanimidade de que este elenco foi um dos piores da história do clube.

Baier pouco pode fazer Foto: Patrick Floriani / FFC

É preciso fazer justiça ao técnico Paulo Baier, que chegou com esperança, mas não ganhou os reforços que esperava. E ninguém sabe se lhe foi prometido mesmo. Mudou muito pouco. Fez o que pode fazer e sempre foi elegante ao justificar o mau desempenho da equipe. Vai sair junto com toda a comissão técnica, inclusive a fixa do clube. Aliás, na Nota Oficial, a informação é de uma profilaxia profunda. Muda tudo, pois é extamente o que o torcedor alvinegro  esperava, uma limpeza geral, apagar tudo de ruim que foi feito e iniciar do zero, com novas cabeças, novos ares e nova motivação. Tomara que o Figueirense encontre seu caminho com o que está por vir.

Confira a Nota Oficial do clube: https://figueirense.com.br/comunicado-18/

Como escapar assim, Chape?

Desastre a derrota para Tombense Foto: Divulgação / ACF

A Chapecoense foi a Criciúma, fez seu melhor jogo na Série B e venceu o Tigre, que está no G-4, pronto para o acesso à Série A. Entretanto, o mesmo grupo fez nesta segunda-feira uma péssima apresentação diante do Tombense, jogando terrivelmente mal, com muitos erros em todos os seus compartimentos. O resultado dessa oscilação não poderia ter sido outro: derrota em casa e de forma merecida para o Tombense por 2 x 1. O resultado afunda a equipe no Z-4 e dá mostras de que seu futuro está amarrado com a Série C. Conhecendo como conheço o técnico Claudinei Oliveira, sei de sua frustração com este fraco desempenho. Sei também que não vai desistir.

Copa SC 

Definidos os finalistas da Copa Santa Catarina, os confrontos e as datas dos jogos: A fase semifinal será em mata-mata com jogos de ida e volta. No domingo, em Itajaí, Estádio Dr. Hercílio Luz, jogam Marcílio Dias x Hercílio Luz. E na terça-feira (7/11), na Ressacada, Avaí x Concórdia. Depois teremos os jogos da volta. Em caso de empate, a disputa será nos pênaltis, ou seja, sem vantagem pela campanha.

Avaí na Copinha 

Grupo avaiano comemora classificação Foto: Leandro Boeira / AFC

A diretoria do Avaí decidiu priorizar a permanência na Série B, que está muito perto, e separar o seu grupo de atletas para disputar a Copa SC. Uma medida acertada dos dirigentes azurras. Conseguiu seu objetivo de classificação e agora vai para a semifinal, onde o torcedor discute se devem ser ou não utilizados atletas da equipe “principal”. Fico com a palavra do presidente Júlio Heerdt, de que o Avaí vai com os meninos até o final. Palavra é palavra, precisa sim valorizar esses talentos, mesmo que a vaga à Copa do Brasil esteja em jogo.

Avaí precisa se ajudar

Os resultados em sua maioria têm ajudado o Avaí a permanecer na Série B, o principal objetivo da temporada. As derrotas do Sampaio Corrêa, da Ponte Preta e, ontem, da Chapecoense, foram fundamentais. O Leão só precisa confirmar em campo o seu futebol e evitar contratempos como o empate diante do ABC, colocado na conta do técnico Barroca. Mexidas inadequadas em sua maioria e falta de leitura de jogo. Não parece que Barroca decide sozinho, o que chama ainda mais a atenção. É preciso ser justo que o Avaí melhorou após a chegada de Eduardo Barroca, com a qualificação técnica pela chegada de 14 jogadores. A diretoria gastou o que não podia para evitar o rebaixamento à Série C. Um sofrimento muito grande diante das decisões erradas desde que a atual diretoria assumiu o clube. E não me venham comemorar permanência, uma grande obrigação pela grandeza do clube e pelo que foi projetado. Quem diz isso não sou eu, mas o torcedor azurra, que de bobo não tem nada.

Barroca sem confiança Foto: Leandro Boeira / AFC

O jogo do próximo sábado, 17 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, diante da Ponte Preta pode significar a permanência do Avaí. E todo o trabalho da semana está direcionado para esta grande decisão. A Ponte não vem jogando bem e o Leão da Ilha tem condições de vencer. Mas precisa chegar em Campinas com este objetivo, com boas escolhas e estratégia para vencer. Vamos torcer para que tudo dê certo ao Leão da Ilha, salvando o ano do Centenário.

Criciúma muito perto

Criciúma com o pé na Série A Foto: Celso da Luz / CEC

A vitória por 3 x 0 sobre o Sampaio Corrêa no fim de semana colocou o Criciúma no G-4, muito perto de conseguir o tão sonhado acesso, faltando quatro rodadas para o fim da Série B. Próximo jogo do Tigre será em casa novamente diante do já rebaixado ABC, terça-feira. Ganhando chega aos 60 pontos e com o pé na Série A. Seria o coroamento do trabalho da diretoria e do técnico Cláudio Tencati e sua equipe. Muito bacana esse crescimento do Criciúma, que neste caso, honraria o futebol catarinense, tão sofrido nos últimos anos. Toda a nossa torcida para o Tigre na Série A.

Vandrei Bion

Bion representa a ACESC no Conselho de Esportes

Meus parabéns ao querido colega jornalista Vandrei Bion, eleito em junho e empossado sexta-feira (27/10) conselheiro do Conselho Estadual de Esportes, representando os cronistas esportivos e com mandato até 2025. Um abnegado pelo Esportes Catarinense, grande avaiano, excelente pessoa, original manezinho da Ilha, filho do querido Valmir Bion e da Dona Vera. Que faça um grande trabalho no Conselho e que seja reconhecido pela importância que tem na área.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: