25.8 C
fpolis
25.8 C
fpolis
terça-feira, 30 janeiro, 2024

“DESAJUSTADA”, AS MULHERES NA “GAIOLA DA VIDA”

Últimas notícias

Depois de  se apresentar em festivais internacionais e realizar uma turnê por cidades brasileiras,  a atriz Vanderleia Will está de volta  a Florianópolis para uma única apresentação da peça  “Desajustada”, que este ano já movimentou muitas plateias e recebeu  inúmeras recomendações da crítica teatral pela atuação da atriz e a concepção do  espetáculo.

Desajustada é um espetáculo cômico, sem palavras,  que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante. Gags, pitadas de mágica, truques e pequenas ilusões, colaboram para apresentar com uma capacidade extremamente sensível um enredo que nos faz refletir sobre como as estruturas  patriarcais podem aprisionar o corpo, a fala e os destinos das mulheres.

Com uma capacidade extremamente sensível e com muita apropriação ancorada em pesquisas, mágicas, gags e palhaçaria, a atriz Vanderleia Will consegue produzir um enredo que nos faz refletir sobre  a condição da mulher  em todos os tempos. O projeto, que marca o encontro de Vanderleia com a diretora Lily Curcio, da Cia Seres de Luz Teatro de Campinas/SP e a atriz Milena Moraes (Cia La Vaca/SC), que atuou como artista provocadora.

“Desajustada” tem duração de 50 minutos e a classificação etária é de 14 anos. A peça é uma realização da Companhia Pé de Vento e produção da Orth Produções.

O público  poderá assistir  “Desajustada”  no próximo sábado, dia 26 de agosto, no Teatro Álvaro de  Carvalho (TAC), às 20 horas, em Florianópolis. Os ingressos estão disponíveis em www.blueticket.com.br .

________________________________________________________________________

“CEDO OU TARDE A GENTE VAI SE  ENCONTRAR” COM NX ZERO

Foto: Divulgação

O  show que faz parte da nova tour do NX Zero chega neste sábado, dia 26 de setembro,  no Music Park de Balneário Camboriú. No palco Di Ferrero (vocal), Gee Rocha (guitarra e vocal de apoio), Daniel Weksler (bateria), Caco Grandino (baixo) e Fi Ricardo (guitarra),   em  “Cedo ou tarde”,  que marca o retorno da banda quase seis anos após o hiato e oito anos após seu último lançamento, o álbum “Norte Ao Vivo”.

A turnê de retorno da banda estreou no MITA Festival, na edição deste ano. Com um show  cheio de hits, o “NX” emocionou os fãs das mais variadas idades com seus clássicos e até com uma homenagem ao eterno Chorão, do Charlie Brown Jr. Os ingressos para o NX Zero no Music Park BC estão disponíveis na Eventim e a banda  destaca as músicas Como diz a canção “Sem hora pra voltar”, “Evita não deixar nada pra depois, se dá pra ser agora!” pra todo mundo se divertir.

________________________________________________________________________

PIXOTE E PÉRICLES JUNTOS

Foto: Divulgação

Em Florianópolis, o show é por conta  de dois grandes do samba e pagode. Pixote e Péricles subirão ao palco do Stage Music Park para apresentar seus mais recentes trabalhos, incluindo seus hits que marcaram uma geração e influenciaram novos músicos nos últimos trinta anos.

O grupo Pixote traz  sucessos como “Insegurança”, “Nem de Graça” e “Vai Errar de Novo”. O trio formado por Dodô, Tiola e Thiaguinho chega à Floripa com o projeto “#Trintou” que celebra os trinta anos de alegria e carisma do grupo.

Péricles, que está completando  11 anos de carreira solo, chega com os clássicos de sua fase pós-  Exalta, como “Final de Tarde”, “Melhor Eu Ir”, “Até Que Durou” e “Cuidado Cupido” .Os ingressos para o Pixote #Trintou + Péricles estão disponíveis através do site blueticket.com.br e  na bilheteria do Music Park.

Foto: Divulgação

________________________________________________________________________

JONATHAN FERR NO PIANÍSTICO EM JOINVILLE

Foto: Divulgação

Nascido no bairro carioca de Madureira, Jonathan Ferr é um dos nomes mais celebrados da nova geração do jazz brasileiro. Ele será uma das atrações do 6º Pianístico de Joinville, que  acontece de 19 a 24 de setembro. Jonathan  sobe ao palco do Teatro Juarez Machado no dia 22.

O primeiro contato de Jonathan Ferr com a música foi pelo samba e pelo funk, na comunidade onde vivia. “O piano e o jazz se apresentaram silenciosamente para mim”, conta o artista.  Aos 9 anos, junto com os pais, assistia a um programa semanal de TV do pianista Pedrinho Mattar, que foi presença importante na música brasileira. Pouco depois, ganhou um tecladinho e começou a dedilhar por conta própria as primeiras notas, inspirado em Tom Jobim.

O pianista luta para popularizar o jazz na periferia, mesclando-o com ritmos como hip-hop e R & B. Apontado pelo jornal espanhol “El País” como “garoto-estandarte do jazz carioca”, Ferr juntou vários aspectos sonoros, sociais e espirituais dentro de um caldeirão artístico para trilhar caminhos musicais que desconstroem a ideia de que a erudição deve ser inerente a estilos musicais mais complexos.

________________________________________________________________________

 “AS BODAS DE FÍGARO” 

CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Foto: Ilustração

A ópera “As Bodas de Fígaro”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, será apresentada pela Camerata Florianópolis, no  Teatro Ademir Rosa (CIC), sexta e sábado, 25 e 26 de agosto.  A  ópera composta em 1786,  satiriza os costumes da nobreza do século XVIII e mostra as peripécias que envolvem os preparativos do casamento de Susanna com Fígaro, criados do Conde e da Condessa Almaviva.

Com regência do maestro Jeferson Della Rocca, o espetáculo terá a direção cênica de Jefferson Bittencourt e contará   com a participação especial da soprano Carla Domingues, interpretando Susanna, Masami Ganev, como condessa, o cantor e ator Saulo Javan, como Fígaro, e o cantor Leonardo Estéves, como Conde e grande elenco, além de figurinos especialmente elaborados por Beirão. A direção de produção é de Maria Elita Pereira. Os ingressos estão à venda no site da Blueticket.

O público poderá acompanhar a tradução dos textos cantados em italiano através de um telão que ficará atrás da orquestra. “Neste telão, também passarão cenas da época para ambientar a peça”, revela Bittencourt. Orquestra e cantores irão dividir o palco numa encenação divertida que conta toda a história das bodas de Fígaro .

________________________________________________________________________

A RESSONÂNCIA DA ARTE

“Chão de Estrelas” da fotografa Luciana Petrelli

A obra “O desaparecimento dos rituais” do filósofo e ensaísta sul-coreano, professor da Universidade de Artes de Berlim Byung-Chul Han, faz relação direta com a nova exposição coletiva intitulada “Comunidade de Ressonância”, em cartaz no Centro Cultural Veras em Florianópolis . Segundo aponta Byung-Chul Han “A crise atual da comunidade é uma crise de ressonância”.

“A nossa sociedade vive tal crise desde quando perdeu sua relação com os símbolos, deixando de produzir os rituais que perpassam a experiência da vida.  Sem rituais perdemos a noção de relacionamento e passamos a ter contatos, como aponta o filósofo. Portanto, a exposição pretende debater sobre a capacidade de a comunidade da arte atenuar tal crise, sendo uma das produtoras de ressonância na sociedade”, comenta o curador e diretor do Centro Cultural Veras, Josué Mattos.

As mais de 80 obras  expostas no Veras podem ser vistas  até  o dia 18 de novembro. O Centro Cultural Veras fica Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande, Florianópolis, e a visitação é gratuita.

________________________________________________________________________

BOI NA VIAGEM

Gilberto farias, Lidiane Cunha e Ricardo Lisboa – Banda de Brincar

Manter viva as tradições e celebrar o Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, são alguns dos objetivos do grupo Banda de Brincar, que vai levar o espetáculo musical “O Boi Numa Viagem Fantástica” para cinco escolas municipais de Florianópolis. As visitações começaram na última segunda-feira e prosseguem até  sexta, 25 de agosto.  De acordo com Lidiane Cunha, uma das organizadoras, o projeto busca proporcionar, através de cantigas, brincadeiras e interação, uma aproximação das crianças com rituais folclóricos e artísticos como na encenação da lenda do Boi de Mamão.

No dia 24 o projeto vai estar na Escola Osvaldo Galupo que fica no Morro do Horácio e na sexta, dia 25, o espetáculo será apresentado na Escola do Futuro, na Tapera. As apresentações são exclusivas para os alunos de cada escola.

________________________________________________________________________

BEER WEEK NO FINAL DE SEMANA

Foto: Eduardo Monteiro

Tradicional festival de cervejas artesanais da região, a Beer Week volta ao Boulevard 14/32 do Floripa Airport, nos próximos dias 26 e 27 (sábado e domingo), a partir das 14h, com 16 marcas, mais de 90 rótulos e seis shows gratuitos, inclusive com atrações nacionais. Promovido pela União Cervejeira, o evento fecha uma semana inteira de atividades do Brasil Beer Cup, competição internacional em parceria com o Science of Beer Institute, que traz ainda palestras, workshops e produção colaborativa de juízes com as cervejarias locais.

Os shows de sábado iniciam às 15h30, com o cover do Green Day, Two Dollar Bill; a banda de hard rock Snakesun, fechando a noite com Primavera nos Dentes. No domingo, a partir das 15h, as atrações são Mersey Beat, um tributo aos Beatles; o rock do Vintage Cult e o cover do Pearl Jam mais reconhecido do Brasil, Black Circle, que já recebeu convite para abrir show da banda de Seattle, feito por seu líder Eddie Vedder.

________________________________________________________________________

INSPIRA MULHER MOVIMENTA CHAPECÓ

Branca Rubas – organizadora da feira

A Feira Inspira Mulher, o maior encontro de empreendedorismo feminino do Sul do Brasil, acontece de 1 a 3 de setembro, no Centro de Eventos de Chapecó. A feira é uma plataforma abrangente para mulheres empreendedoras se conectarem, aprenderem e prosperarem. O evento contará com exposição de marcas, networking, palestras, workshops e pitch de negócios e muito mais.

De acordo com a organizadora, Branca Rubas, o Inspira Mulher é um evento inovador que reúne mulheres de diversas áreas e segmentos para uma experiência enriquecedora de três dias. Com uma programação diversificada, o evento proporcionará exposições de marcas, sessões de networking, palestras de líderes influentes, workshops práticos, pitch de negócios, além de uma série de atividades inspiradoras.  “A Feira Inspira Mulher é um espaço para inspiração, aprendizado e conexões significativas. Queremos capacitar e fortalecer a comunidade de mulheres empreendedoras, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso nos negócios e além”, afirma Branca.

________________________________________________________________________

Fico por aqui.  Até a próxima semana.

 

Avatar photo
Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }