Portal Making Of

Despedida dos ídolos; Seleção em Las Vegas; Domingo de manhã

Duas lendas reverenciadas pelo torcedor alvinegro

A maior homenagem que um atleta de futebol pode ter é o reconhecimento por serviços prestados, uma carreira de glórias e conquistas. Orgulho para o torcedor que vibrou e sofreu com esses dois talentos em campo. A festa de despedida de Wilson e Fernandes, programada para a tarde de sábado (29), 15 horas, no Estádio Orlando Scarpelli, é o coroamento de um momento especial na vida destes dois profissionais que fizeram do futebol um sacerdócio.  A “Despedida dos Ídolos” vai reunir talentos de de várias épocas e mostrar que o Figueirense tem história para contar e objetivos a conquistar no futuro.

John Léo, Wilson e Fernandes em entrevista na Jovem Pan    Foto: JP News

Pai & filhos 

Fernandes com os filhos Foto: Luiz Henrique/FFC

Rodrigo Fernandes Valete parou de jogar há 12 anos. É o maior artilheiro do Figueirense em 103 anos de história. Fernandes , 46 anos, natural de Itaporanga (SP), foi trazido do Santos para o Figueirense por Marco Aurélio Cunha. O eterno camisa dez alvinegro finalmente terá o reconhecimento e a despedida que tanto sonhou e merece. Vai realizar o sonho de jogar futebol no Scarpelli ao lado do filhos Pedro Henrique, 17 anos e João Gabriel, 14 anos. Os dois decidiram não seguir a carreira do pai, mas será um momento familiar especial.

Capitão 

História pra contar Foto: Divulgação FFC

Wilson Rodrigues de Moura Júnior, ou simplesmente Wilson, 40 anos, oficializou o encerramento de sua carreira como goleiro este ano. Parou de jogar para assumir o cargo de coordenador técnico do clube. Está feliz com a decisão tomada, embora ainda pudesse estar jogando. Marca a decisão de parar com a “Despedida dos Ídolos”. Mesmo atuando no gol, Wilson marcou oito gols no Figueirense e fez história defendendo o clube em 373 jogos oficiais. Campanhas históricas, títulos conquistados e acessos. Sai por cima.

MAC 
Marco Aurélio: emoção na despedida Foto: Divulgação FFC
Vale lembrar que em 2012 o elenco do Figueirense foi reformulado, quando Wilson e Fernandes não renovaram seus contratos por decisão dos dirigentes. Saíram do clube sem o jogo de despedida. Marco Aurélio Cunha retornou este ano e colocou como prioridade realizar a despedida para os dois ídolos, hoje colaboradores do Figueira. Finalmente, o desejo vai se tornar realidade, com a realização do jogo festivo.
Eternizados
Firmino já está na cidade para a festa  Foto: CBF
Na festa de despedida dos craques neste sábado, já estão confirmados nomes que construíram a história recente alvinegra. Quem não lembra de Carlos Alberto, o “gatinho” por ter chegado ao clube com a idade alterada. Um cara sensacional. E vem Lucas, lateral, o atacante Aloísio (Boi Bandido), outro atacante Júlio César, que hoje está no Rio. Vamos ver Rui Cabeção, César Prates, Jeovânio, Guilherme Siqueira, que fez sucesso na Europa, Vitor Simões, Michel Simplício, volante Henrique, autor do gol que levou o Figueira a decidir em casa a Copa do Brasil contra o Fluminense. E tem muito mais. Tem ingresso à venda no clube.
Copa América
Dorival busca vitória contra o Paraguai Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A Seleção Brasileira pega o Paraguai nesta sexta-feira (28), às 22 horas, em Las Vegas, no Allegiant Stadium, pela segunda rodada da Copa América, Grupo D, com a obrigação de buscar a reabilitação. O empate sem gols diante da Costa Rica assustou muita gente. O que pode mudar da estreia para a segunda apresentação é a evolução da parte ofensiva. Mais ajustes técnicos, táticos e menos mudança de nomes nas decisões de Dorival Júnior.
Wendell e Savinho?
Savinho vai jogar?  Foto: Foto: Kevork Djansezian

Esses dois podem entrar nas vagas de Guilherme Arana e Raphinha para dar mais equilíbrio e ajustar as performances de Vini Jr. e Rodrygo no ataque. Não é hora de mudar muito, o trabalho está em progresso e Dorival tem muita qualidade à disposição. Provável formação:  Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell ou Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Savinho ou Raphinha, Rodrygo e Vinícius Jr.

Eurocopa

As oitavas de final da Eurocopa 2024 começam neste sábado com dois jogos: 13h – Suíça x Itália e às 16h – Alemanha x Dinamarca.  No domingo (30), teremos 13h – Inglaterra x Eslováquia e 16h – Espanha x Geórgia. Na segunda (1) jogam 13h – França x Bélgica e 16h – Portugal x Eslovênia. Fechando as oitavas, na terça-feira (2), teremos: 13h – Romênia x Holanda e 16h – Áustria x Turquia.

Recordista 

Colocou o nome na história da Euro Foto: Divulgação

Competição de elevado nível técnico, com grandes valores individuais, arbitragens e destaque para o recordista Cristiano Ronaldo, que é um dos destaques da forte seleção de Portugal. Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo está próximo de mais um feito impressionante. Caso marque durante o torneio, ele se tornará o primeiro jogador a fazer gols em seis edições consecutivas da Eurocopa. A oportunidade poderá surgir nas oitavas de final, onde Portugal enfrentará a Eslovênia.

Os recordes de Cristiano Ronaldo na competição: o craque corre atrás de suas metas e realçar seu nome na história da competição. Os números do ídolo português: mais partidas: 27; mais vitórias: 14; mais minutos em campo: 2.333; mais assistências: oito. CR7 tem 895 gols na carreira e está a cinco dos 900. É o artilheiro histórico da Eurocopa, com 14 gols, cinco a mais que o segundo colocado Michel Platini, com nove.

Domingo de Manhã

É para lotar a Ressacada   Foto: Divulgação / Avaí FC

Mas eu, eu, eu
Prefiro estar aqui te perturbando
Domingo de manhã
É que eu prefiro ouvir
Sua voz de sono
Domingo de manhã
Domingo de manhã

Parte da letra da música cantada pela dupla sertaneja Marcus & Belutti, lançada em 2014, serve para expressar o que representa este jogo do Avaí contra o Amazonas às 11 horas no domingo (30), no encerramento do mês de junho. O Avaí, com a vitória, pode finalmente alcançar o objetivo de ser líder da Série B do Campeonato Brasileiro. E teremos um grande público, com certeza.

Piriri

O torcedor espera que o elenco azurra esteja livre do piriri que atrapalhou o time diante do América, em BH. Ao que parece, a origem do piriri está na Ressacada, pois teve gente que não viajou e sentiu os mesmos sintomas de BH. Assunto facilmente resolvido pelas pessoas que cuidam do setor de alimentação no clube.

Amazonas

Matheus Serafim  Foto: João Normando/AFC

A preocupação talvez seja mesmo o adversário azurra, o Amazonas, que vem com jogadores experientes e de grande vitória sobre o Coritiba, em casa. Tem 15 pontos, sete a menos que o Avaí. Faz uma campanha na parte de baixo da tabela. Está no seu terceiro treinador em seu ano de estreia na Série B. Mas precisa de respeito porque lá tem os atacantes Jô e Sassá. Mas tem também Matheus Serafim (foto), titular nos 12 jogos da equipe.

Zé Ricardo fora

Judson volta à titularidade Foto: Leandro Boeira / AFC

Com o volante suspenso pelo terceiro amarlo, Gilmar Dal Pozzo promove a volta do titular Judson para o meio, com o retorno também de Tiago Pagnussat. Deveremos ter a mesma formação dos últimos jogos: César Augusto; Marcos Vinícius, Tiago Pagnussat, Gustavo Vilar e Mário Sérgio; Judson, Willian Maranhão, João Paulo e Giovanni; Hygor e Garcez. Que venha a liderança. Quem quer ser líder não pode olhar adversário, tem que jogar como líder.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: