Portal Making Of

FAM 2024: Confira a agenda de cinema do fim de semana

Foto: Divulgação

A Associação Cultural Panvision, na 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, preparou uma programação especial para quem quer aproveitar o fim de semana e o feriado de 7 de setembro assistindo a um filme. Serão mais de 30 produções exibidas entre a sexta-feira, 6, e domingo, 8, no Cine Show Beiramar Shopping.

Na sexta-feira, 6, a agenda inicia com uma novidade: a liberação das obras selecionadas na Mostra On-line será feita a partir das 10h, no canal oficial do festival no YouTube e ficará aberta até dia 10 de setembro. Serão exibidos os documentários Diario de un Hombre a la Deriva (Chile), Apuntes Sobre La Muerte de Un Cine (Argentina), os curtas Pano pra Caetano (Brasil), Apuntes Hélio Melo (Brasil), Javyju – Bom Dia (Brasil) e Feira da Ladra (Brasil). O público poderá votar dando like no filme preferido.

À tarde, o Conversas FAM de Cinema : Legado do Cinema inicia às 16h com a exibição de O Último Filme de Meu Pai (Brasil). No período da noite, a primeira sessão de cinema inicia às 18h30, com filmes da Mostra de Curtas, Curtas Catarinenses e Videoclipe. Serão apresentados os filmes Indivíduo: vida-morte-vida – Binarious feat Tom Suassuna (Brasil),  La Hija de la Azafata (Argentina), Lições Marginais de um Manuscrito Clandestino (Brasil), Quarta-feira (Brasil) e Hoje Eu Só Volto Amanhã (Brasil).

Sempre ao fim das sessões terá um espaço para perguntas e respostas entre os realizadores e público. O momento é uma troca no evento em que microfone fica a disposição para a plateia conhecer mais sobre os bastidores, comentar sobre as obras exibidas e sanar dúvidas sobre a produção.

Na Mostra Work In Progress (WIP), às 20h, será feito um Teste de Audiência com a exibição especial do filme Mala Sangre (Argentina) ainda em fase de finalização. Na sessão das 20h30, o longa-metragem ficcional “El Huatrila”, de Roberto Flores, uma produção peruana.

No sábado, feriado de 7 de setembro, a agenda de exibição de filmes do FAM 2024 começa no período da tarde, com a Mostra Infantojuvenil, às 14h30, na sala 4 do Cine Show Beiramar Shopping. Serão exibidas as animações em curta-metragem: Casa na Árvore (Brasil), Raffi (Chile), Felícia e o Super-Resíduos do Bem (Brasil), Juzé (Brasil), Maréu (Brasil).

Na sequência, às 16h, tem a sessão do Conversas FAM de Cinema: Legado na Música com o filme Nas Ondas de Dorival Caymmi (RJ), de Locca Faria.

Já à noite, às 18h30, será apresentado o videoclipe Gauchito Gil – Nacho Rocha (Argentina), o curta Luthier (Colômbia) e os curtas-catarinenses No Mundo da Lua (Timbó/SC) e O Que Fica (Chapecó e Cunha Porã/SC). 

Na Mostra Work In Progress (WIP), às 20h, será feito mais um Teste de Audiência com a exibição do filme El Claro (Chile). O sábado se encerra no FAM 2024 com a sessão às 20h30, será a estreia no Brasil do longa-metragem Los Últimos, de Sebastián Peña Escobar, uma coprodução entre França, Paraguai e Uruguai. 

No domingo, 8, para as crianças e adolescentes, a Mostra Infantojuvenil, às 14h30, na sala 4, exibirá os curtas: Pororoca (Brasil), Festa para Duas (Brasil), O Último é a Mulher do Padre (Brasil), Malu e a Máquina (Brasil).

Às 16h, o Conversas FAM de Cinema: Futebol e Imigração vai exibir o filme catarinense Efapi Boul, de Daniela Farina. Já a primeira sessão da noite, às 18h30, mostra o videoclipe O Invisível (Brasil), os curtas La Trampa (Colômbia, Portugal e Amazonas), A Última Primavera (Garopaba/SC) e Buraco de Minhoca (Brasil).

Logo depois, às 20h terá o segundo Papo FAM de Cinema. Desta vez o convidado será o ator Johnny Massaro. Em paralelo, na sala Gold, a Mostra WIP será com o filme El Claro (Chile).

A sessão das 20h30, terá o documentário longa-metragem Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos, uma obra sobre o movimento Black Rio que nasceu nos bailes de soul music., espaços de afirmação e resistência política do jovem negro carioca nos anos 1970. 

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.

O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

Oscar dos Eventos

Eugênio Neto está sorrindo à toa! Sua empresa, que há quase 30 anos fornece iluminação, sonorização, projeção, projetos e, mais recentemente, locação de painéis de led para