Portal Making Of

Figueira tropeça e agora mira a permanência; Avaí frustra torcedor e segue seu calvário

Figueira apresentou muitas fragilidades Foto: Jana Mafalda / Mafalda Press
A torcida do Figueirense não suporta mais tanta humilhação. A derrota em casa para o Amazonas por 1 x 0 foi mais uma decepção para os 8.436 que foram ao Estádio Orlando Scarpelli na noite fria de domingo. Elenco mal formado, carências técnicas e agora uma luta desesperada contra o rebaixamento. Que conquiste logo os pontos necessários para evitar uma nova tragédia. São quatro jogos e a classificação no G-8 virou milagre.

Noite de frio no Scarpelli para o Amazonas Foto: Jana Mafalda / Mafalda Press

O técnico Paulo Baier reconheceu na entrevista coletiva após o jogo que a luta agora é pela manutenção na Série C. O time não vence há seis jogos. Apenas uma vitória na estreia diante do Brusque, muito pouco. O técnico afundou com as carências da equipe.

Dividir responsabilidades 

Paulo Baier dividiu as responsabilidades, quase o mesmo discurso do goleiro Wilson ao deixar o gramado. Os reforços foram pedidos e não atendidos. Além disso, o elenco sofre com salário atrasado e sem perspectivas de solução breve.
Figueira decepciona torcedor Foto: Jana Mafalda / Mafalda Press


As carências no elenco ficaram bem evidentes e não são de agora. Desde o início do ano, o Figueirense sofre com o fraco desempenho do grupo. São três anos na Série C e, provavelmente, vamos para mais um ano. Um futuro com cenário bastante sombrio para um clube como o Figueirense e sua história centenária.


O desespero avaiano


O torcedor azurra quase lotou a Ressacada imaginando que a nova fase, com duas vitórias seguidas e a contratação de um time novo, levaria o Leão da Ilha de volta à Série A. Sonhar não é pecado. Quando terminou o jogo com a virada do Guaraní por 2 x 1, o pesadelo do rebaixamento voltou. Um duro golpe para mais de 13 mil torcedores.


A equipe de Barroca, que repetiu o time pela terceira vez, não jogou bem. Foram 15 minutos de organização e nada mais. Depois, o Guarani mandou no jogo. Empatou no fim do primeiro tempo e virou no início do segundo em duas falhas do sistema defensivo. Desorganizado, o Avaí até tentou no desespero, mas não deu. O próximo desafio é o Mirassol, terça-feira, no interior paulista.




Apareçam 


A empolgação da torcida na recuperação não pode parar nesta derrota. Porém, é preciso lembrar do péssimo trabalho da diretoria na gestão do futebol. Um fracasso atrás do outro.


As mudanças feitas na base do desespero, depois de onze partidas na zona de rebaixamento, são um reconhecimento de que nada estava bom. Mudou tudo e até o vice-presidente renunciou. Os responsáveis precisam ser cobrados, aqueles que nunca aparecem.




Catarinense B
Inter de Lages empatou com o Juventus. Foto: Divulgação Inter

O Guarani de Palhoça segue firme para voltar à Primeira Divisão em Santa Catarina. Ganhou fora de casa por 1 x 0 do Metropolitano, em Ibirama. Mesmo placar em que o Caravaggio venceu o Nação, no Sul do Estado. Carlos Renaux e Santa Catarina, e Inter de Lages e Juventus de Jaraguá do Sul empataram em 1 x 1.

Carlos Renaux empatou com Santa Catarina. Foto: Divulgação / CR

Os confrontos da volta já estão com data e horário marcados. No sábado (5), o Guarani de Palhoça recebe o Metropolitano, às 15h. Os outros jogos serão domingo, também às 15h. O regulamento prevê que em caso de empate, até mesmo no saldo de gols, o time mandante do segundo jogo avança para a semifinal.


Série D 
Empate heroico do Hercílio em Araraquara Foto: Divulgação / Ferroviária

O Hercílio Luz empatou em 1 x 1 diante da Ferroviária, em Araraquara, e deixou o confronto aberto para o jogo da volta, em Tubarão, pelo primeiro mata-mata da Série D. O Camboriú empatou sem gols em casa diante do Maringá. Ficou tudo para o próximo fim de semana.


Arbitragem catarinense
Ramon Abatti Abel é destaque
Em alta no Continente, a arbitragem catarinense está valorizada. Fruto do trabalho de longo prazo coordenado por Marco Antônio Martins, diretor de árbitros da FCF.


Na rodada de meio de semana da Libertadores, Ramon Abatti Abel será o quarto árbitro de Nacional x Boca Juniors, em Montevidéu, no Uruguai, quarta-feira. Bráulio da Silva Machado vai comandar o jogo Atlético Nacional x Racing, na quinta-feira, em Medellín, na Colômbia.


Feminino tem decisão 
Derrota para a França Foto: Dan Peled/Reuters

Na quarta-feira cedinho, a Seleção Brasileira tem jogo decisivo contra a Jamaica para conseguir sua classificação ao mata-mata da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na Austrália e Nova Zelândia. A derrota para a França no sábado atrapalhou o planejamento da técnica Pia Sandhage. Ainda dá para chegar, mas vai precisar vencer.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: