18.5 C
fpolis
18.5 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

Florianópolis reativa projeto Vigilante Mirim contra mosquito da dengue

Últimas notícias

Com as chuvas de abril e com o crescente número de casos de dengue, a Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, reativa o projeto Vigilante Mirim. Estudantes da rede municipal de ensino irão se transformar em agentes de combate ao Aedes aegypti.

Nesta semana, profissionais das duas secretarias estarão formando em unidades escolares os novos vigilantes mirins. O projeto conta com o apoio da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal e Polícia Científica (antigo IGP).

Amanhã, 12, uma equipe estará na Escola Básica Municipal Vítor Miguel de Souza, em Itacorubi, às 8 horas da manhã e às 14 horas. Na quinta-feira, 14, também nesses dois horários, a Prefeitura estará na Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso, na Serrinha. A campanha atenderá todas as escolas que solicitarem o projeto.

Serão realizadas atividades de uma forma didática e coletiva, por intermédio de conversa e exibição de vídeos aos estudantes dos quartos anos do ensino fundamental.

O objetivo, conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, é despertar na garotada o “espírito”, a missão da essência de um Vigilante Mirim, que é ser um multiplicador das ações e atitudes de prevenção e resposta no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e a chikungunya.

As crianças e educadores irão receber informações sobre as medidas que devem ser tomadas contra o agente transmissor das três doenças. “Se cada um replicar as informações para familiares e amigos, a vitória contra o mosquito fica cada vez mais próxima”, afirma Charles Schnorr, coordenador de Prevenção da Secretaria de Educação.

 

PARA ACABAR COM OS FOCOS DO MOSQUITO FIQUE DE OLHO NESSAS DICAS:

  • Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
  • Receba bem o agente da saúde e o agente de combate às endemias (doenças que ocorrem apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades)
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
  • Encha de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta.
  • Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou
  • guarde-os sem água, em local coberto e abrigados da chuva.
  • Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
  • Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.

*foto/divulgação: Arquivo SME

Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }