Portal Making Of

Maratona Cultural de Florianópolis completa 10 anos e vai comemorar o aniversário de Floripa com centenas de atrações

Edição 2023 (Foto: Divulgação)

Com uma programação super variada, com mais de  370 atrações,  começa  nesta sexta, 22 de março, e prossegue por todo o  final de semana, a já tradicional Maratona  Cultural de Florianópolis. Entre a extensa programação  para todos os gostos,  as principais atrações são os shows de  Pitty, Maria Rita e Pato Fu.

A Maratona traz  a  diversidade e a riqueza artística do Brasil  reunida num intercâmbio entre o público e aqueles que produzem cultura, em diferentes linguagens. Há dez edições, a Maratona Cultural de Florianópolis trabalha para valorizar a arte e já é considerado o maior evento do gênero em Santa Catarina.

Para esta nova edição, o evento promete transformar Florianópolis em um grande palco, com atrações para todas as idades, gostos e repertórios. No total   são mais de 50 horas de atividades, em 81 locais e em 15 bairros, com música, teatro, dança, cinema e muita cultura local.

Quando o assunto é música, a edição de 2024 promete uma experiência única com a estreia da Arena Claro – Palco Eli Heil, localizado em um espaço até então pouco aproveitado no centro da cidade e que reunirá grandes nomes da cena nacional como Maria Rita, Pitty, Pato Fu e Boogarins, banda goiana que apresenta seu projeto especial em homenagem ao “Clube da Esquina”, fundado por Milton Nascimento e Lô Borges, na década de 60. Inclusive, incentivar o intercâmbio entre artistas é uma das principais características do evento.

“A Maratona Cultural de Florianópolis é um reflexo do nosso compromisso em promover e celebrar a riqueza cultural brasileira, trazendo uma programação diversificada que atende a todos os gostos e idades. Estamos especialmente empolgados com a qualidade e diversidade dos artistas deste ano, garantindo que a cultura seja acessível e esteja viva nas ruas. Teremos artistas de 23 cidades, contemplando sete Estados do Brasil”, destaca Paula Borges,  presidente do Instituto Maratona Cultural. Todas as informações sobre a maratona estão no  site .

 

Fotos: Divulgação

__________________________________________

“SAGRAÇÃO”: COMPANHIA DE DANÇA DEBORAH COLKER COMEÇA

TURNÊ NACIONAL EM SANTA CATARINA COM NOVO ESPETÁCULO

Foto: Flávio Colker

A Companhia de Dança Deborah Colker comemora seu trigésimo aniversário com o novo espetáculo “Sagração”. Nessa versão, a música clássica de Stravinsky encontra os ritmos brasileiros no espetáculo inspirado por visões ancestrais sobre a origem do mundo. Ao longo dos 30 anos a companhia já realizou mais de duas mil apresentações, em mais de 100 cidades, de 35 países, totalizando um público de cerca de 4 milhões de pessoas.

Após sua estreia no Rio, amanhã, dia 21, quinta-feira, a Companhia embarca para o Sul do país, se apresentando em Jaraguá do Sul no dia 10 de abril, no Teatro SCAR, e nos dias 13 e 14 de abril em Florianópolis, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura. Depois segue com apresentações pela região Sul do país.

Os ingressos para as apresentações em Jaraguá do Sul estão disponíveis para compra através do site www.eticketcenter.com.br, enquanto para os espetáculos em Florianópolis, podem ser adquiridos pelo www.diskingressos.com.br. Há opções de ingressos populares com cotas limitadas nas duas cidades.

 

“Sagração” – o clássico e o ancestral   (Fotos: Flávio Colker)

__________________________________________

“LOUCOS ANOS 20”

Waleska Sieczkowska e  Anderson Fiorelli  (Foto: Ricardo Wolffenbüttel)

Este mês o público catarinense terá a oportunidade de assistir gratuitamente ao concerto “Loucos Anos 20 – música, história e literatura do período entreguerras”, apresentado pelo Villa Duo – formado pela violinista Waleska Sieczkowska e pelo violoncelista Anderson Fiorelli, ambos com carreira internacional.

As apresentações serão realizadas em quatro cidades, e a estreia será no dia 24 de março, às 20h, no Cine Teatro Mussi, em Laguna. No dia seguinte (25), às 19h, estarão em Lages, no Centro Cultural Vidal Ramos. Em Joinville, o concerto será dia 27, às 20h, no Harmonia Lyra. Em Florianópolis, para encerrar a turnê, no dia 28, às 20h, será na Fundação Cultural Badesc.

O Villa Duo escolheu um programa com obras da década de 1920 e que raramente são executadas em concertos no Estado. Entre peças de Villa-Lobos, Ysaye, Hindemith e Schulhoff, o Duo lerá textos e poemas que mostram a efervescência cultural e transformações frenéticas no intervalo das duas grandes guerras mundiais.
Os locais dos concertos foram todos escolhidos por sua conexão estética e contemporaneidade com o repertório musical.

Os concertos têm a produção de Anne Santilli e são viabilizados pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), via Fundação Catarinense de Cultura (FCC) / Governo de Santa Catarina. Os concertos são gratuitos em todas as cidades.

__________________________________________

“EXPEDIÇÃO NATUREZA DA ILHA” SEGUE ROTEIRO

E CHEGA AO MERCADO PÚBLICO DE FLORIPA  

Foto: Zé Paiva

Como parte da programação  do aniversário de Florianópolis, 23 de março,  a “Expedição Natureza da Ilha”, do fotógrafo Zé Paiva chegou ontem, dia 19 de março, terça-feira, à Galeria de Arte do Mercado Público Municipal.  São imagens do livro produzido pelo autor com suas incursões por lugares da Ilha de Santa Catarina, mostrando as belezas, mas acima de tudo chamando a  atenção  para a necessidade de preservação do meio  ambiente.

A  expedição já passou por outros lugares, contemplando três regiões diferentes, seis visitas guiadas, com 200 livros distribuídos e oficinas gratuitas sobre o processo de construção dessa grande aventura de Zé Paiva.

A união entre o conhecimento, a ciência e a arte foi retratada no naturalismo do século XVIII e XIX e, com uma inspiração direta deste movimento, o fotógrafo Zé Paiva une estes mesmos conceitos para publicar o quarto livro da série Expedição Natureza. Dessa vez, a Ilha de Santa Catarina é o cenário para a construção de uma história permeada por águas – doces e salgadas -, Mata Atlântica, uma variedade de flora e de fauna, sem esquecer das ações humanas e suas consequências.

No Mercado Público, além das comemorações do aniversário da cidade, a exposição faz parte da  programação da Maratona Cultural de Florianópolis, dentro da agenda “Maratona Visual”e a visitação poderá ser feita até dia 12 de abril e terá roteiro guiado por Zé Paiva no último dia.

__________________________________________

“PARA O ARMÁRIO JAMAIS VOLTAREMOS”

Foto: Cheila Wiggers

 No dia 30 de março, sábado, ás 11h, no Museu Nacional de Imigração e Colonização, em Joinville, o artista visual e performer Jean Smekatz, dará sequência a série de intervenções artísticas iniciadas em dezembro, em locais emblemáticos e simbólicos da  cidade.  O projeto que mescla, dança, teatro e artes visuais, é Intitulado “Trabalho de Corpo”, tem  a curadoria da renomada atriz- dançarina, performer e professora de dança Marta Soares, e é financiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC).

Jean apresentou no final do ano passado no Museu de Arte de Joinville, a performance “Derra-mar”, agora será a vez de apresentar para os Joinvilenses a performance “Rito de Éthos – Para o Armário Jamais Voltaremos”, um trabalho onde as energias das cores ganham vida. Seis bacias revelam líquidos em matizes vibrantes. O artista, imerso na 4ª Sinfonia de Tchaikovsky, tingi tecidos e os estende no interior de um armário, criando uma pintura no campo expandido.

Ao término, o armário, repleto de cores e histórias, torna-se uma testemunha da dança vibrante e poética, criando relação com um termo muito utilizado no movimento LGTBTQIA+, que é o termo; ‘no armário’, onde pessoas ainda não assumiram sua orientação sexual, ou seja, por medo, preconceito, retaliação por parte de amigos e familiares, esconde e isola-se na sua orientação sexual, grita por liberdade e respeito.  Segundo o artista: ‘Nós não aceitamos retrocessos nos nossos direitos, não queremos voltar a viver em guetos ou ter nossas relações não reconhecidas. Para o armário a gente não volta mais. Para a clandestinidade e a marginalidade não voltamos mais, e é muito importante expressar isso através da arte também’.

__________________________________________

“SERÁ QUE É DE ÉTER?” 

Foto: Tóia Oliveira

O público está sendo chamado a participar da gravação do DVD do espetáculo de dança e música “Será que é de Éter?”, com músicas de Chico Buarque de Holanda, que teve apresentação realizada pela cantora Cláudia Passos em parceria com a Cia Lápis de Seda em outras oportunidades, mas sem o registro que será feito agora.

A gravação será no dia 26 de março, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. A entrada será gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa em benefício da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Florianópolis.

O espetáculo envolve o trabalho de artistas como a intérprete Cláudia Passos, que também é produtora e assina a direção artístico musical. A coreografia e direção é de

Ana Luiza Ciscato, que dirige a Lápis de Seda Cia de Dança Inclusiva. A direção musical é do maestro Luiz Gustavo Zago, que também estará ao piano e é autor dos arranjos originais do espetáculo.

Os ingressos gratuitos estão disponíveis na plataforma Sympla.

__________________________________________

“UMA QUESTÃO DE ESCOLHA”

Foto: Samara Maskalenkas

No começo de março foram iniciadas em  Florianópolis as filmagens do longa metragem “Uma Questão de Escolha”, um filme que reúne um elenco de renomados atores do cinema nacional, como a catarinense, nativa da Ilha, Juliana Lourenção e o ator internacional do cinema americano Kaiwi Lyman Mersereu.  O filme será bilíngue, tendo a produção executiva de Anderson Dresch da Ocotea Filmes e a direção do cineasta Fabio Cabral, com  grande parte do roteiro falado em inglês, o que se caracteriza uma tendência na produção internacional, facilitando a distribuição da obra em diversos países.

“Uma Questão de Escolha” é um filme que propõe uma narrativa envolvente,  sensibilidade, aventura, romance e superação. O argumento é do diretor da obra Fabio Cabral e o roteiro é de André Meireles Colazzo  e no elenco  estão ainda os atores Daniel Volpi e Nara Sakare.  O longa tem locações  em Florianópolis,  Urubici, Grão Pará, e outros municípios da Serra Catarinense.

__________________________________________

Cada vez que encerro uma coluna eu fico extasiado de ver tanta gente trabalhando pela cultura, um alento no meio de tantas coisas caóticas que nos cercam, mas que não tiram a garra de quem deseja melhorar as coisas pela arte e o entretenimento.

Parabéns Floripa por mais um ano de vida e até a próxima semana.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: