Portal Making Of

FICÇÕES CHEGA A FLORIANÓPOLIS EM CURTA TEMPORADA. SUPER PREMIADO ESPETÁCULO ESTRELADO POR VERA HOLTZ ESTREIA HOJE

Foto: Ale Catan

Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito e encenado por Rodrigo Portella, o espetáculo parte do best-seller “Sapiens – uma breve história da humanidade”, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, que já vendeu mais de 23 milhões de cópias em todo o mundo. O enredo leva o público a refletir sobre a própria existência, no que é real ou inventado e no porquê a humanidade segue insegura e sem saber para onde ir.

Vera se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia e interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora e, às vezes, é a própria atriz falando.

“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca a atriz. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, completa.

Para Rodrigo, “é um espetáculo íntimo, quem for lá vai se conectar com a Vera, ela está muito próxima, tem uma relação muito direta com o espectador. Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?

Os ingressos estão à venda   em Ingressos : diskingressos.com.br . A temporada começa hoje, quarta-feira , 22 de novembro,  e segue até sexta, sempre às 21 horas, no  Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

________________________________________________________________________

TOUR EXPRESSO RURAL E CAMERATA FLORIANÓPOLIS 

          LEVA  SHOWS  A SANTA  CATARINA

Foto: Toia Oliveira

Duas grandes expressões  culturais estão juntas novamente para algo inédito: uma turnê em Santa Catarina. O “Tour Expresso Rural e Camerata Florianópolis” vai rodar por regiões catarinenses com o melhor da produção musical em grandes shows, e a primeira cidade a receber os artistas será Joinville. O encontro no Norte catarinense será no dia 29 de novembro, às 20h30, no Teatro da Liga. Até o final de 2023 a turnê passará por Florianópolis, no Teatro do Ademir Rosa (CIC) e por Lages. A segunda etapa desta grande produção acontecerá em março de 2024.

Os fãs da Camerata e do Expresso vão assistir um show revisitado, sem perder  a essência da união e a qualidade musical que é conhecida por grande parte do público catarinense. E claro, muitas novidades. O espetáculo foi ampliado e terá novos arranjos e a  inclusão de novas músicas do Grupo.

Uma das canções mais esperadas, “Certos Amigos”, recebeu arranjos novos do pianista, compositor e diretor  musical, Luiz Zago. Outras duas novas músicas passam a fazer parte do setlist do show: “Lua Cirandeira”, de Daniel Lucena, feita 1981 e inédita, e  “Cheiro de Mato”, de Zeca Petry e Silênio Oliveira. E duas músicas  lançadas e gravadas em 2017  no DVD em parceria “Camerata Florianópolis  e Expresso Rural”  também fazem parte do show: “Nosso Tempo foi Assim”  e  “Brincadeira de Quintal”.  As demais músicas são todas aquelas que o Expresso se consagrou ao longo de mais de 30 anos de carreira e que o público sempre pede e espera que sejam tocadas.

No show, uma homenagem que certamente vai emocionar o público.  Um dos fundadores do Grupo Expresso Rural, Daniel Lucena, que faleceu durante a pandemia,  vai estar representado pela sua sobrinha, a cantora Manoela Lucena,  que fará participação especial para relembrar o tio e toda a sua ligação profissional e afetiva com o Expresso Rural. A regência é do maestro Jeferson Della de Rocca, que conduz a orquestra em todos os encontros musicais com o Expresso Rural ao longo de mais de 10 anos.

A produção geral  de turnê é da empresária Eveline Orth, que idealizou o projeto  e foi viabilizado através  do  Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do  Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura.

Os ingressos tem preços populares de 10 e 5 reais ( inteira e meia entrada) e  podem ser adquiridos em ticketcenter.com.br  (Joinville) e diskingressos.com.br  (Florianópolis).  A definição das datas e o anúncio das demais cidades que integram o projeto serão divulgadas de acordo com a evolução da turnê.

________________________________________________________________

OSSCA CELEBRA 30 ANOS COM O CONCERTO “BRAVO”

Foto: Cristina Gallo

A Orquestra Sinfônica de SC (Ossca) sobe ao palco do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, neste sábado, 25, às 20h, com o espetáculo Bravo! SC 2023″.

O show, de repertório erudito, marca os 30 anos da primeira apresentação da Ossca, realizada em 1993, no mesmo dia e local.

“A plateia pode esperar uma apresentação cheia de emoção, já que comemora uma data tão especial”, promete André Almeida, presidente da Ossca e produtor executivo do show. A orquestra dos catarinenses foi fundada pelo maestro José Nilo Valle, que há três décadas empresta seu carisma e talento para a regência e direção artística dos espetáculos.

O repertório contará com clássicos da música erudita mundial, como Ballet Suite Medley, de Tchaikovsky, e Festive Overture, opus 96, de Dimitri Shostakovich. Quem for ao concerto de sábado vai ouvir ainda composições nacionais, como Sinfonia V (Indígena), de José Siqueira, e Batuque (da suíte Reisado do Pastoreio), de Lorenzo Fernandez.

Os ingressos estão disponíveis no site da Ossca (orquestra.com.br/) e na plataforma Sympla.

________________________________________________________________________

“VIVACIDADEVIVA” – ARTE NA RUA DE FLORIPA

Foto: Gabriel Schlickmann

Entre  muitos legados deixados pelo Festival Tour Street Art,  ao longo de toda a programação e a produção de novos painéis  espalhados pela cidade, uma das obras que chamam a atenção  é a pintura de uma extensão  da Rua Felipe Schmidt, logo que termina o calçadão. Cortando a rua, para ser vista de cima dos prédios,  feito pela artista paranaense Cris Pagnoncelli  de um lado , encontrando-se e mesclando-se ao trabalho do gaúcho Tio Trampo em outro lado,  cobre  toda a rua.  A ideia é que o encontro no centro seja a junção dos estados vizinhos,  quebrando barreiras  e unindo fronteiras. É uma gigante obra para ver, interpretar e valorizar a arte urbana.  As fotos mostram  a obra em andamento, com a pintura feita até o dia  13 de novembro, quando ainda não estava totalmente concluída.

________________________________________________________________________

FESTIVAL LANTERNA COM FILHAS DE EVA

Foto: Paula Carpi

O último dia do Festival Lanterna Mágica de Cinema terá muita música, brasilidade e alegria pelas Filhas de Eva no Jardim das Delícias. O grupo musical formado por mais de 40 instrumentistas de sopros e percussões, levará sua performance para o encerramento do evento, no dia 26 de novembro, domingo, às 17h, no Ribeirão da Ilha. Nesta segunda edição do festival, o tema será Trabalhadoras e a programação, totalmente gratuita, valorizará a produção de cinema feita por mulheres.  O grupo traz no repertório compositoras mulheres e homenageia intérpretes da música brasileira como Gal Costa e Rita Lee. Além disso, toca marchinhas tradicionais, samba-reggae, axé, funk e ritmos latino-americanos. Eva também realiza a direção musical ao lado de Maria Paz, percussionista chilena e regente das percussões.

Mais informações no @filhasefilhesdeeva e @coletivolanternamagica

________________________________________________________________________

TRASNFORMA”  NA TELA A PARTIR DE HOJE

Thomas Dadam e Drag Suzaninha (Foto: Jéssica Michels)

Preparem-se para uma explosão de cores e diversidade! A partir desta quarta-feira, 22 de novembro, um tapete mágico será estendido no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, para receber a V Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina. Reconhecida como uma das principais janelas do audiovisual de temática LGBTQIAPN+ do país, a Transforma exibirá gratuitamente mais de 100 filmes nacionais e estrangeiros, entre curtas e longas-metragens, além de oferecer uma série de atividades paralelas até o dia 28 de novembro, como painéis temáticos, oficinas formativas, apresentações culturais e feira de artes. A programação completa está disponível no site www.festivaltransforma.com.br.

________________________________________________________________________

CURTAS CATARINENSES NO CINE GARAGEM

Imagem “Alva Paixão” de Maria Emilia de Azevedo

Promover e valorizar o cinema catarinense são os objetivos da primeira edição do Cine Garagem, realizado pela Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. Com curadoria do cineasta Zeca Pires, serão apresentados na Semana da Consciência Negra quatro curtas produzidos em Santa Catarina. As exibições gratuitas acontecem a partir das 19h no jardim da Fundação nesta quinta (23) e  e sábado (25), com acessibilidade  e  audiodescrição. Serão apresentados os curtas metragens “Alva Paixão”, dirigido por Maria Emília de Azevedo, “Antonieta”, da diretora Flavia Person, “Cruz e Sousa, a volta de um desterrado”, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting  e “Em nome de Cruz e Souza”, do diretor José Rafael Mamigonian. “Um projeto como esse é de extrema importância, pois além de difundir personagens catarinenses como o poeta Cruz e Sousa e a professora Antonieta de Barros, apresenta trabalhos audiovisuais que são produzidos por talentosos cineastas em Santa Catarina”, destaca Pires. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A entrada para o Cine Garagem é gratuita e os lugares serão ocupados por ordem de chegada. Importante lembrar que em caso de chuva, a programação será transferida de data.

________________________________________________________________________

Até a próxima semana.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.