Portal Making Of

Vinho e tinta, entre um gole e uma pincelada a arte de se conhecer e viver sem rótulos

Marcos dos Santos e Nátaly Seguro (Foto: Anderson Loyola)

Arte, vinho, entretenimento e acima de tudo a  conexão  consigo mesmo e com as pessoas que estão à sua volta.  É assim que  funciona  a Vinho & Tinta,  sugestivo nome  para definir   o encontro  do prazer de beber com as descobertas  na arte. E tudo surgiu  da vontade  de empreender do jovem  Marcos dos Santos, quando morava nos EUA, em 2016.

Três anos depois veio a inspiração   sobre como o vinho e a arte   podem caminhar juntos, ao observar a mãe, que enfrentava um quadro grave de depressão ajudar a irmã mais nova na pintura de uma maquete. “Eu pude ver minha mãe conectada a ela mesma  e a minha irmã enquanto pintava. Naquele momento, eu entendi que aquele era o poder da arte e queria levar a experiência para outras pessoas, nascendo então a vivência humana e profissional do que viria a ser  a Vinho & Tinta”, conta Marcos do Santos”, que acrescentou  o vinho para dar ainda mais valor ao que sempre estamos buscando dentro nós mesmos  mesmos e que se reflete na relação com os outros.

E desde o começo, Marcos   teve o apoio de Nátaly Seguro,  que ajudou a criar o negócio. Hoje ela é  diretora de operações, guia nas experiências e noiva de Marcos. O casal  compartilhou  o  propósito de fazer a conexão entre um gole de vinho  e o despertar da arte  em suas experiências  que ganharam espaço em empresas do Brasil  e do  exterior.

“Juntos entendemos que tínhamos um negócio disruptivo em mãos, que poderia atender diferentes públicos e focamos em oferecer uma experiência que unisse o sensorial e a descompressão com o desenvolvimento de liderança, comunicação ou outra demanda que chegasse até nós. Todas as experiências podem ser moldadas para trabalhar as necessidades de cada pessoa ou equipe em especifico”,  explica Nátaly.

Com foco em Team Building, nas experiências da Vinho & Tinta,  os  participantes são guiados na pintura de uma tela enquanto degustam uma taça de vinho. Cada time é responsável por criar uma tela e ao fim formam um mosaico de telas e organizados em equipes  são desafiados a criar seu próprio vinho, desde a composição da mistura até a elaboração do rótulo.  Desde a sua criação a Vinho&Tinta  já atendeu 320 organizações, alcançando cerca de 22 mil pessoas em 26 países.

Tive o prazer  de participar de uma dessas imersões baseadas no vinho, nas tintas e nos pincéis. É tudo muito  arrebatador, primeiro porque você  se distancia por algumas horas  do mundo bastante conturbado que nos envolve, esquece o celular, das obrigações não imediatas,  estabelece um diálogo com quem está próximo,  desprovido  de qualquer outro interesse que não seja o relaxamento, a leveza  em poder se expor  sem julgamento, testar limites  que não são impostos e  deixar sua mente  fluir para o campo que mais nos liberta, a criação, a arte e a cultura, claro com a ajuda de um bom vinho como facilitador.

Mais informações em @vinhotinta

Experiências da Vinho & Tinta

_____________________________________________

Tributo a Elvis Presley nos palcos de Santa Catarina

Foto: Divulgação

Depois passar pelas principais casas de  São Paulo e o Teatro Guaíra, em Curitiba, é a vez de Santa Catarina receber  a  turnê nacional do show “Elvis Experience”, segundo os organizadores único tributo oficial ao Rei do Rock em cartaz no país, com autorização da Elvis Presley Enterprises para reproduzir as músicas e o conteúdo audiovisual do cantor. Três shows estão programados: em Joinville, no Teatro da Liga, dia 29 de fevereiro (quinta-feira), em São José, na Arena Opus, dia 1º de março, e em Blumenau, no Teatro Carlos Gomes, dia 2 de março.

Desde sua ascensão à fama, na década de 1950, até as lendárias performances em Las Vegas, nos anos 1970, o show revisita, ao vivo, os maiores sucessos de Elvis Presley. Os  Figurinos e banda formatada para reproduzir fielmente a formação clássica que acompanhava Elvis,  são algumas das atrações do espetáculo.

O show é protagonizado pelo cantor norte-americano Dean Z, que  já esteve à frente dos espetáculos “Legends In Concert”, em Las Vegas, “Elvis Lives!”, na Ásia, e “Elvis: The World Tour”, na Europa. Em 2020, interpretou o próprio Elvis em um comercial da Fiat, no Brasil, tendo seu rosto substituído pelo do Rei do Rock, via inteligência artificial. Ele também emprestou a voz para a pré-produção do filme “Elvis”, protagonizado por Austin Butler e Tom Hanks. Os ingressos estão disponíveis nos sites TicketCenter e Uhuu.

_____________________________________________

“Eu, ultimamente”

Eduardo Jurek (Foto: Amanda Ramos)

A  Galeria Venere, em Jurerê,  apresenta a exposição  “Eu, Ultimamente”, do artista catarinense, radicado em São Paulo, Eduardo Jurek. Formado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eduardo realiza trabalho estritamente inspirado nas linhas gráficas vetoriais, com início, meio e fim bem delimitados. O estilo abstrato e linear é uma metáfora a diversas camadas da vida cotidiana: o caminho da vida, as ondas cerebrais, os altos e baixos sentimentais, o trajeto que se percorre. Ao optar por não utilizar os bastidores em suas telas, o artista dá mais maleabilidade e permite que a obra seja itinerante, que não tenha um espaço finito.

“Eu estou muito animado e super ansioso para minha primeira exposição solo”, fala o artista sobre a expectativa de mostrar suas criações para o público na Galeria Venere. “Quero aproveitar a inauguração da exposição com meus amigos e minha família, porque acho que esse momento marca um rito de passagem na minha vida, talvez o momento onde eu crie coragem para dizer finalmente que sou um “artista”, reflete Eduardo. E completou: “Espero que com essa exposição eu possa levar minha arte para outros lugares e produzir muito mais. Meu maior sonho é ter um ateliê onde possa produzir telas cada vez maiores e quero produzir mais vídeo-artes, curtas e possivelmente longa metragens no futuro.” A Exposição fica aberta ao público  até o dia 30 de março.

_____________________________________________

Do riso ao pranto – ‘Circulando’

Foto: João Quinalha

Poderia ser um dia normal na vida da palhaça Tchuvis, se não fosse o aviso insistente para não sair de casa vindo do rádio, nos remetendo a um passado não muito distante em que vivemos o isolamento social da pandemia. As aulas de fotografia on-line, aprender a tocar piano ou tornar-se uma sommelier de chás, na companhia do seu rádio e diante da impossibilidade de sair de casa, a protagonista enfrenta o tédio, o medo e a raiva, descobrindo novas habilidades  e bebendo muitos chás.

Apesar de parecer um tema recorrente, a experiência clownesca leva o espetáculo “Circulando” a outro nível de sensibilidade com a atriz Carla D’Ambroz, em sua primeira atuação solo. A catarse se completa ao longo da apresentação e provoca uma transformação diante da identificação de sentidos e emoções constituídos pelo período pandêmico. A própria construção da peça se deu em plena pandemia, com ensaios online e a aposta na ideia da insanidade, do isolamento, do desespero, dos dias todos iguais, da busca por algo em que se apoiar.

O espetáculo “Circulando” estará em cinco cidades de Santa Catarina entre os meses de março e maio de 2024. As apresentações contam com acessibilidade em Libras e serão gratuitas com ingressos disponibilizados uma hora antes no local. Projeto contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, da Fundação Catarinense de Cultura. As apresentações  iniciam  nesta sexta-feira (1/03) no Teatro da Ubro, em Florianópolis e  e na sequência em Balneário Camboriú (dia 27/03). A programação completa pode ser acompanhada pelo instagram @vergonhaalheiagrupo .

_____________________________________________

A inteligência a serviço do Brasil

Especialista em inteligência criminal,  o jornalista e advogado, Thiago De Miranda Coutinho,  acaba de lançar seu primeiro livro  sobre a divulgação de dados  na área da inteligência.  Intitulada “A Difusão da Informação sob a ótica da atividade de Inteligência; Segurança Pública, Imprensa e Direito” (Editora Habitus), a obra faz análises sobre a divulgação controlada de dados – de modo a promover ações de Inteligência e Contrainteligência intrínsecas às respectivas áreas abordadas –, traz diversos estudos de caso ilustrados e, por fim, reflete sobre as consequências dessas ações para a persecução penal.

O livro recebeu, ainda, o prefácio do Doutor (UnB) Joanisval Brito Gonçalves, que possui atuações no Congresso Nacional e Presidência da República, sendo considerado um dos maiores doutrinadores da área de Inteligência no País.

Destaca-se que Miranda Coutinho é graduado em Jornalismo e Direito, Especialista em Inteligência Criminal e coautor de outros 3 livros. Articulista nos principais veículos jurídicos do país, também compõe o Instituto dos Advogados de SC (IASC) como membro efetivo. Atualmente, o autor é Agente de Polícia Civil e integrante do corpo docente da Acadepol (PCSC). No ano de 2021, foi condecorado pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz pelos serviços prestados à comunidade de Inteligência e, em 2023, recebeu Moção de Aplauso da ALESC.

Thiago De Miranda Coutinho

_____________________________________________

Obrigado pela leitura e até a próxima semana.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: