Portal Making Of

Escritor Salim Miguel recebe homenagem especial da UFSC no centenário de nascimento

Foto: Leo Aversa

A literatura, de forma  especial a catarinense, embora o escritor tenha dimensões  muito além das nossas fronteiras, precisa reverenciar  o escritor Salim Miguel, que se vivo fosse, ontem , 30 de janeiro,  completaria 100 anos de idade. E para marcar  o início das celebrações do nascimento de Salim Miguel (1924-2016), a Secarte, Secretaria de Culturas, Arte e Esporte da UFSC, marcou a data com o descerramento da placa em homenagem ao escritor. Foi o primeiro ato de uma extensa programação prevista para todo o ano de 2024.

Nascido em Kfarssoun, no Líbano, Salim Miguel chegou com três anos de idade ao Rio de Janeiro, onde morou com a família durante um ano. Depois veio para Santa Catarina,  morando em São Pedro de  Alcântara, Antônio Carlos e por fim estabelecendo sua residência em Biguaçu, onde  foi comerciante e desenvolveu sua vasta obra literária.

Salim Miguel foi ícone da literatura brasileira contemporânea. Com mais de 30 livros publicados, é reconhecido como ficcionista brilhante, destacando-se também contista, cronista e ensaísta. Entre suas notáveis obras estão NUR na Escuridão e A Voz Submersa. Entre 1983 e 1991 foi diretor da Editora da UFSC, ajudando outros autores a divulgarem suas obras.

O escritor acumulou  diversos prêmios ao longo da sua trajetória, incluindo o prêmio da Associação Paulista de Críticos de  Arte, em 1999, além de ser reconhecido como o Prêmio Zaffari & Bourbon de melhor romance publicado entre 1999 e 2000. Na Academia Brasileira de Letras recebeu o Prêmio Machado de Assis e na UFSC foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa, em 2002. Seu legado  merece muito todas as celebrações  previstas ao longo do ano.  Como  diz a placa:  Salim Miguel teve uma vida dedicada aos livros , às artes  e à cultura.

________________________________________________________________________

Floripa Rock Festival para juntar gerações

Fotos: Divulgação

No verão passado marcou a temporada o Floripa Rock Festival. E neste começo de fevereiro está de volta para a segunda edição, reunindo bandas  brasileiras em diferentes estilos, mas  todas  com a energia  do rock. O palco será o Stage Music Park, que recebe o evento no próximo sábado, 3 de fevereiro. E tem bandas  para todo tipo de fã e que dispensam  apresentações: Titãs,  Nando Reis,  Nenhum de Nós, Reação em Cadeia e  Comunidade Nin-Jitsu. Uma mistura de estilos e histórias  para agradar  todas as gerações, durante uma noite toda.

Os ingressos para Floripa Rock Festival estão disponíveis na Blueticket.

________________________________________________________________________

OSSCA canta Amy Winehouse

Cantora ABRUNA (Foto: Carol Borba)

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA)  abre seu calendário de espetáculos em 2024 com o Especial Sinfônico Amy Winehouse e a convidada é a cantora ABRUNA.

Com  regência do Maestro José Nilo Valle, o espetáculo acontece  no Teatro Ademir Rosa (CIC) , em Florianópolis, no dia 1º de março, às 21h.

Influenciada por soul, jazz e R&B, ABRUNA  promete uma interpretação envolvente e singular, levando o público a uma jornada única através da releitura de diversos clássicos conhecidos na voz de Amy Winehouse.

“O público pode esperar uma noite inesquecível, com arranjos inéditos. Contemplamos todos os hits dos discos Frank e Back to Black, e também algumas canções para emocionar os fãs mais apaixonados”, conta ABRUNA.  Os ingressos  estão disponíveis na plataforma Sympla e no site da OSSCA.

________________________________________________________________________

A memória de Bob Marley no espetáculo da Camerata Florianópolis

Foto: Tóia Oliveira

A Camerata Florianópolis,  que já começou a temporada  de 2024, neste sábado,3 de fevereiro, apresenta um dos seus espetáculos mais apreciados, Marely in Camerata, uma  homenagem à lenda do reggae, Bob Marley. Se um melanoma não tivesse interrompido precocemente sua vida, o jamaicano estaria completando 79 anos este mês.

E para manter viva a memória do cantor e compositor jamaicano, a Orquestra estará no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC) três dias antes da data que celebra o nascimento da lenda e no mesmo mês do lançamento mundial do filme que conta sua história de vida. Sob regência do maestro Jeferson Della Rocca e com a participação da banda Congah, o espetáculo “Marley in Camerata” será apresentado  às 20h30. Os ingressos estão à venda na Blueticket e na sede da Camerata.

________________________________________________________________________

Balaclava e a jornada da criação

Foto: Divulgação

Reconhecido por seu perfil disruptivo, o Balaclava Studio lança seu mais novo projeto autoral, um curta-metragem experimental, celebrando doze anos de atividade no mercado publicitário. Para contar um pouco dessa história de mais de uma década de design, comunicação, moda, cultura e branding, o estúdio uniu uma equipe de profissionais de peso, em uma peça audiovisual provocadora, falando sobre recolhimento, introspecção e inícios de ciclos.

A trilha sonora foi cedida por Parteum, um dos maiores letristas, produtores e beatmakers do rap brasileiro, com narração de Makalister, rapper e produtor catarinense que se destaca por sua qualidade lírica e a complexidade de suas composições. Com direção de Peu Araújo, jornalista e cineasta, vencedor do Leão de Prata em Cannes em 2023, o curta foi filmado e editado por Renato Moraes, jovem  destacado do audiovisual catarinense.

O lançamento do curta coincide também com a B.Box, festa do Balaclava Studio, que será realizada nesta sexta-feira,  2 de fevereiro, das 18h às 22h, no Bugio Centro, com o comando da música por conta dos residentes MaryJane, Peu Araújo e o DJ convidado Iroko. O vídeo comemorativo e mais informações  sobre a  festa no  Instagram balaclavastudio .

________________________________________________________________________

Lições de música com a Fanfarra da Ponte

Foto: Divulgação

Um projeto para abrir caminhos na música  e destinado a instrumentistas de percussão e sopro nos níveis iniciante e intermediário. O  Núcleo de Estudos Fanfarra da Ponte receberá inscrições  até o dia 15 de fevereiro para no mínimo 80 vagas a  quem  desejar  aprender ou aprimorar seus conhecimentos musicais. “Nosso objetivo é ensinar ritmos brasileiros tanto para quem ainda não toca, quanto para aqueles que já têm alguma afinidade com o instrumento, mas desejam se aprimorar. Todo mundo está convidado a se inscrever, desde que tenha acesso ao instrumento para utilizar nas aulas”, explica Eva Figueiredo, professora de sopro.

Além do repertório, os alunos podem aprender  a técnica de cada instrumento, prática de conjunto e teoria musical. Quando os alunos estiverem aptos em seus instrumentos, poderão participar da Fanfarra da Ponte, grupo criado em 2019 e que desde então ensaia semanalmente e tem se apresentado no Carnaval e em vários eventos públicos da cidade.

O projeto iniciou suas atividades em 2022 e desde então já realizou quatro ciclos, dois a cada ano, contemplando aproximadamente 250 alunos. O Núcleo de Estudos tem quatro professores, dois de sopro e dois de percussão que ministram as aulas às terças, quartas e sábados, além de mais uma professora de percussão nos ensaios da Fanfarra da Ponte aos domingos. E olha que bacana, visando justiça social e atender às minorias, o processo seletivo para as quatro turmas reserva 30% das vagas para mulheres, pessoas trans e não-binárias, negros, imigrantes e  indígenas. Também serão priorizadas pessoas em condição de vulnerabilidade econômica, com renda mensal de até um salário mínimo vigente.

A inscrição  deve ser feita pelo formulário onliner: https://forms.gle/moCBc6QpRLXZqqLi7. O resultado  sai no  dia 22 de fevereiro pelo perfil da fanfarra no Instagram  @fanfarra da ponte . As aulas são gratuitas e o projeto viabilizado através do PIC, Plano de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, com apoio da CELESC.

________________________________________________________________________

Abre alas com a Plural

Foto: Divulgação

A 22ª edição do movimento de empreendedores Conceito Plural acontece de forma gratuita nesta quinta e sexta, 01 e 02 de fevereiro, no K-Platz, em São José, com mais de trinta empreendedores exibindo seus produtos. Além da experiência gastronômica com mais de dez operações oferecidas, o K-Platz irá garantir aos visitantes música ao vivo, arte e muitos produtos autorais para quem curte carnaval.

O movimento Conceito Plural  vai reunir  empreendedores  para a feira nas áreas  do vestuário, decoração, acessórios, plantas, saboaria, velas, papelaria, gastronomia, produtos infantis e artigos carnavalescos. Tudo  funcionando  entre 12h às 22h, nos dois dias  do  evento.

________________________________________________________________________

Carnaval de Santo Antônio esperado e preparado

Fotos: Divulgação

Os números  impressionam, são esperados  mais  de  200 mil foliões, segundo a coordenação do Carnaval de  Santo Antônio de Lisboa.  Um dos carnavais de rua  mais tradicionais da Ilha, terá cinco dias de festa, entre os dias 09 e 13 de fevereiro. A ideia, como sempre, é conectar  a folia às ricas raízes culturais açorianas.

E fazendo a trilha sonora deste carnaval  a programação conta com: Dazaranha, Quinteto SA, Zawaju’s, Amandah Amancio, Elyan, Vegaz, Batuka aí, Vince, Ana Negrello, Zé Pereira, Bloco Gambá Xeiroso, DJ Felipe Correa, DJ Matheus Luz entre outras atrações. Nesta edição, a programação também destaca o tradicional baile infantil, trios elétricos, marchinhas e o bloco Gambá Xeiroso.

Destaque  também para o Camarote Balança Mas Não Cai, o mais antigo da festa  em Santo Antônio, que este ano vem com o tema  “Vou me Jogar”. Organizado pelo Bar e o Café Freguesia, o Balança Mais Não Cai   é integrado à programação do  Carnaval de Santo Antônio,  oferecendo   camiseta diferente  para cada dia e um cardápio de bebidas e comidas para fazer frente  ao  gasto de energia  durante a folia.

Mais informações no instagram @camarotebalancamasnaocaii . Para mais detalhes sobre todos os camarotes do Carnaval de Santo Antônio basta acessar a página oficial do evento no Instagram em

@carnavalsantoantonio .

________________________________________________________________________

Berbigão do Boca, é festa pra rachar!

Foto: Reprodução/Instagram

O carnaval já está nas ruas  de Florianópolis há algumas semanas, com blocos, ensaios das escolas e esquentas espalhados por todo o canto. Mas a abertura oficial acontece nesta sexta, dia 02 de fevereiro, que este ano coincide com o dia de Iemanjá, mais  um motivo para que a abertura  oficial do carnaval de Florianópolis seja ainda mais abençoada  com a saída do veterano  bloco Berbigão do Boca.

É um dia  inteiro de festa, com muita comida, samba e marchinhas e outros  ritmos para marcar  a festa do  Berbigão. A festa acontece no Mercado Público e arredores, com o tradicional arrastão da alegria no começo da noite, com os bonecos gigantes,  que são a marca  registrada do Berbigão para homenagear personalidades da cidade.

É uma festa bonita,  que  mostra a tradição e  relevância  do Carnaval para  Florianópolis. Como diz parte do hino-enredo do Berbigão, Que maravilha! Hoje eu vou cantar, beber até cair. No berbigão do Boca, aqui ninguém pode  dormir. É festa pra rachar, é coisa louca, vamos botar pra quebrar”.

________________________________________________________________________

Fico por aqui, agradecendo sempre sua leitura.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: