Portal Making Of

Google movimenta quase R$ 190 bilhões na economia brasileira e anuncia novidades

Foto: Reprodução/Freepik

O Google realizou a sexta edição do Google for Brasil e anunciou novidades em produtos, serviços e parcerias, além de destacar dados sobre o impacto econômico e social no país.

Ao longo do evento, a empresa revelou que 46% dos brasileiros já testaram ferramentas que contêm inteligência artificial nos últimos 12 meses. Além disso, segundo dados do Google Trends, nos últimos 12 meses a busca pelo termo “Como usar a inteligência artificial” teve um crescimento de 900% e “Como ganhar dinheiro com IA”, 340%.

“Nosso foco é estar a frente do desenvolvimento da IA em todas as suas capacidades e construí-la em benefício da sociedade”, apontou James Manyika, VP sênior de pesquisa, tecnologia e sociedade do Google.

Entre as novidades apresentadas, está o Green Light, iniciativa do Google Research que une IA e tendências de tráfego do Google Maps, visa a otimizar semáforos nas cidades e auxiliar na redução de emissões de carbono nos cruzamentos.

O projeto está em operação em 14 cidades em todo o mundo e, segundo dados iniciais, há um potencial de redução de paradas de veículos em até 30% e as emissões nos cruzamentos em até 10%.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a participar da iniciativa e já recebeu recomendações que impactam mais de 4 milhões de veículos por mês. O projeto está em expansão para a cidade de Campinas, em São Paulo.

 

Investimento em projetos sociais

O Google anunciou que movimentou mais de R$ 188 bilhões na economia brasileira, em 2023, por meio das plataformas Busca, Google Ads, Google AdSense, Google Play, Google Cloud e YouTube.

“Em 2023, as plataformas do Google — incluindo buscas, parte de anúncios, ad senses, Google Cloud, Google Pay e YouTube — movimentaram mais de R$ 188 bilhões de reais para a economia brasileira. Isso tudo não é um negócio do Google, mas sim um negócio que funciona porque as pessoas se unem a nós para fazer isso acontecer”, afirmou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

A análise considera os benefícios financeiros e produtivos que as ferramentas do Google proporcionam às empresas brasileiras. Nesse número, é incluído o retorno de investimento gerado aos anunciantes ao fazer campanhas de publicidade em plataformas do Google, a receita compartilhada pela companhia com editores, desenvolvedores e criadores de conteúdo e economia de custos e ganho de receita pelas empresas brasileiras a partir do uso da nuvem.

A companhia também anunciou que investiu em mais de 20 projetos sociais, que beneficiam cerca de 160 mil pessoas de 143 cidades em 19 estados do Brasil. O Google afirmou que, a partir de 2024, o processo de seleção de novos projetos será recorrente e qualquer instituição pode se inscrever pelo site.

Durante o evento, o Google anunciou a chegada de dois cursos em português na biblioteca de treinamentos dos certificados de carreira do Google: cibersegurança e fundamentos em IA. Os cursos foram criados pelo Google e estão hospedados na plataforma Coursera, e somam mais de 800 horas de aulas com certificação.

 

Potencialização de pequenas e médias empresas na Busca e Google Maps

Uma série de novos recursos e parcerias para otimizar a experiência de pequenas e médias empresas (PMEs) na Busca e no Google Maps está chegando ao Google.

A primeira funcionalidade anunciada permite que restaurantes e bares digitalizem os cardápios diretamente do perfil da empresa. A inteligência artificial transformará a foto do cardápio em um menu digital completo, que aparecerá na seção “cardápio” na Busca e no Google Maps. O recurso já está sendo implementado no Brasil, um dos primeiros países a receber a nova função.

A companhia também permitirá a integração de perfis em redes sociais diretamente no perfil da empresa no Google, exibindo as últimas postagens em um painel abaixo das informações do negócio.

Além disso, profissionais da saúde e beleza poderão se conectar com clientes em potencial de forma mais rápida. O Google passou a disponibilizar a função de agendamento de horários em salões de beleza, consultas médicas e exames por meio de outras plataformas diretamente no perfil da empresa.

As pequenas e médias empresas também poderão escolher o canal de mensagens preferido, seja via mensagens de texto ou WhatsApp, e disponibilizá-lo na Busca e no Maps.

O Google anunciou uma parceria com a Embratur que consiste na criação de listas com sugestões de lugares para visitar em cidades turísticas. A função já está disponível para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e aparece junto às informações da cidade quando as pessoas buscam por ela.

 

Remoção de informações pessoais

Um novo recurso ajudará as pessoas em relação ao controle de informações pessoais, privacidade e segurança. A ferramenta “Privacidade nos resultados sobre você” foi lançada no Brasil e permite que as pessoas encontrem e removam resultados disponíveis na Busca do Google que contenham informações sensíveis, como endereço, telefone, e-mail, entre outros. A solicitação de remoção dos resultados pode ser feita pelo aplicativo e o Google notificará quando houver resultados correspondentes na Busca.

O Google também anunciou que o Brasil será um dos primeiros países a ter a ferramenta ampliada para documentos de identificação como CPF, carteira de habilitação e passaporte, ainda neste ano.

 

Modo “ladrão”

Outra novidade visando a segurança da população foram as ferramentas antifurto para celulares que operam com Android.

Com o Brasil sendo o pioneiro nos testes, a iniciativa inclui tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) que usa sinais para identificar quando um celular é furtado, levando ao bloqueio automático da tela do aparelho e evitando o acesso indevido a arquivos e aplicativos.

Além disso, com o objetivo de combater tentativas de golpes e fraudes por meio de aplicativos, a empresa também anunciou que celulares Android no Brasil serão incluídos em um novo programa piloto que inclui uma versão aprimorada do Google Play Protect.

A ferramenta de segurança, que verifica apps em busca de vulnerabilidades e ameaças, agora passará a bloquear a instalação de aplicativos baixados de fontes alternativas e que exijam acesso a dados pessoais.

As soluções, ainda em fase de testes, poderão ser habilitadas pelos usuários de celulares Android (versão 10 ou superior) a partir de julho.

 

*Texto do Portal Propmark

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Arte para ser vivida e sentida 

Os arquitetos Fábio Vitorino, Laís Forte, Mariana Pesca e Guto Pereira foram alguns dos convidados do movimento de Authentik Art e da Contti Home Design,

A Euro, Brasil e o frio

1 – A Eurocopa É um Mundial sem Brasil e Argentina e que segue neste sábado, quando iniciam os jogos das quartas de final, com

Leia mais

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton