Portal Making Of

Governo de SC disponibiliza robô da CGE para Prefeitura de Porto Alegre

O Governo de Santa Catarina vai disponibilizar à Prefeitura de Porto Alegre o código-fonte do robô Cintia, desenvolvido pela Controladoria-Geral (CGE-SC) para ampliar o controle sobre os gastos. A inteligência artificial faz a coleta de dados de licitações e contratos publicados no Diário Oficial do Estado, auxiliando o trabalho de monitoramento dos auditores.

No caso da cidade de Porto Alegre, o robô Cintia será adaptado para executar a coleta de informações realizada pela Controladoria-Geral do Município para a fiscalização dos contratos nos órgãos, publicados no Diário Oficial do Município. O acordo foi definido após reunião on-line realizada nesta semana entre a CGE-SC e a CGM-PA.

Mas a CGM da capital gaúcha não será a única a ter acesso ao código. “Estamos providenciando a disponibilização na plataforma GitHub e no Portal de Dados Abertos do Estado”, anuncia Edson Rosa Gomes da Silva, coordenador de Informações Estratégicas da CGE. O processo de compartilhamento do código-fonte do robô tem como objetivo ajudar outros órgãos de controle na coleta e análise de informações desestruturadas.

Cintia é a sigla para Coleta de Informações para Tratamento Inteligente e Análise. A inteligência artificial ajuda a organizar volumes de informações impossíveis de serem inspecionados manualmente. Em 2022, foram cerca de 16 mil solicitações de licitações autorizadas pelo Grupo Gestor de Governo (GGG) e publicadas no Diário Oficial. São mais de R$ 24 bilhões em compras. Após a coleta destas informações, os dados são organizados em painéis de business intelligence.

O robô Cintia é um código desenvolvido na linguagem de programação Python e será empregado em várias ações de enriquecimento de informações e interação de dados no Sistema de Inteligência da CGE. Desenvolvido internamente, contou com a participação dos bolsistas do Programa Integrado de Inovação do Controle, parceria da CGE com a Fapesc.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais