Portal Making Of

Grupo ND lança Núcleo de Dados e Investigação

Divulgação
Divulgação

O Grupo ND anunciou a criação do seu Núcleo de Dados e Jornalismo Investigativo (NDI). A criação segue uma tendência do jornalismo atual de buscar informações e dados que muitas vezes estão disponíveis nos portais de transparência ou dispersos na internet.

A jornalista Vanessa da Rocha vai gerenciar o Núcleo com a colaboração de profissionais do grupo. “Não basta ter os números, vasculhar os portais em busca de informação. É necessário fazer correlações, dar contexto e dispor essas informações de uma forma agradável ao público”, afirma Vanessa.

A produção de conteúdo multiplataforma abrirá espaço para temas relevantes que impactam na vida dos catarinenses. No portal ND+, as reportagens serão imersivas com recursos digitais. Já no jornal ND, o foco será no aprofundamento e contexto, além do investimento em infográficos e ilustrações. E na NDTV, as matérias irão abastecer a programação de todo o Estado.

Um dos primeiros trabalhos do NDI será lançado no próximo dia 10. Trata-se de uma série de reportagens sobre as despesas dos parlamentares de Santa Catarina. O levantamento inédito, vai revelar quanto custam e qual foi a produtividade dos 16 deputados federais e três senadores catarinenses em 2021, durante a pandemia.

“Nós nos pautamos pela transparência das informações públicas. O contribuinte tem o direito de saber onde o seu dinheiro está sendo aplicado. É o conceito do jornalismo de soluções, jornalismo propositivo que fiscaliza e que presta serviço à sociedade”, afirma Luís Meneghim, diretor de Conteúdo do Grupo ND.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

SCC chega ao Rio Grande do Sul

Em nota assinada pelo presidente Roberto Amaral, a SCC comunica que a empresa está oficialmente presente no Rio Grande do Sul. Oficializada no dia 25/04,