Portal Making Of

Inflação e renda informal impactam cesta de consumo dos brasileiros

Reprodução/Kantar

Com inflação acumulada em 17% nos últimos 27 meses e renda informal crescendo 103% (média mensal de R$ 327 em 2020 para R$ 662 em 2021), está cada vez mais desafiador para o brasileiro manter o mesmo patamar de consumo. O valor desembolsado com uma cesta de 120 categorias compostas por alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza cresceu 13%, porém o volume levado para casa diminuiu 5%. Isso porque o preço médio dos produtos aumentou 14%, mais do que o crescimento em faturamento do mercado. As informações são do Consumer Insights 2022, relatório produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Dentro desse contexto, se alimentar fora de casa é ainda mais desafiador e, para compensar a alta de preços e suprir o desejo de comer fora de casa, o consumidor tem negligenciado as refeições completas, que ficaram 21% mais caras principalmente na hora do almoço, com um tíquete médio de R$ 43,94.

A visita aos estabelecimentos para os almoços neste primeiro trimestre caiu 25% em comparação com o período pré-pandemia. Para balancear esse aumento, a saída encontrada foi buscar os petiscos (snacks), que ficaram 11% mais caros, porém bem abaixo do aumento das refeições completas e com um tíquete médio quatro vezes menor. Balas e gomas (+11%), sorvetes (+8%), chocolates (+6%) e biscoitos e bolos (+5%) foram as categorias que mais cresceram em ocasiões de consumo.

O carrinho de quem mora na região Norte é, segundo o estudo, o maior do País. No primeiro trimestre de 2022, o nortista levou para casa em média 15 categorias de produtos a cada visita ao ponto de venda. O aumento de preços da região foi bem abaixo da média das sete principais regiões avaliadas pela Kantar, da ordem de 4,5%, versus 13,7%, e com isso o nortista conseguiu aumentar o consumo em 18,9%. Isso principalmente em domicílios das classes C e DE, que compraram seus produtos no varejo tradicional e em pequenos varejos, responsáveis por 7% e 11% desse crescimento, respectivamente.

O carrinho de compras por visita ao ponto de venda por região fica assim: Nordeste – 14 unidades; Leste e Interior do Rio Janeiro e região Sul – 13 unidades em média; e Grande São Paulo – 12. Por fim estão Grande Rio de Janeiro, Interior de São Paulo e Centro-Oeste, com uma média de 11 categorias levadas a cada visita às lojas.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Balanço das chuvas em Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que são quatro os municípios que decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas. Além de Araranguá,

Leia mais

Desastre natural ou irresponsabilidade humana?

Crime ambiental. Uma operação deflagrada na última quinta-feira (08/12) cumpre oito mandados de busca e apreensão contra construtores e dois servidores da prefeitura de Florianópolis

A torcida pela Cazé TV

É possível que você não saiba exatamente quem é Casimiro Miguel, mas 4 milhões sabem: foi a audiência da CazéTV, na transmissão pela internet do

ARTE E TECNOLOGIA NO MADI EM FLORIPA

Muito animador quando a cidade é pensada para o futuro, sem esquecer suas origens, juntando legados e unindo gerações. Florianópolis, ou a “Ilha do Silício”,

A melhor série de todos os tempos

A melhor série de todos os tempos Como bem sabem os leitores da coluna, além de cinéfila sou uma voraz consumidora de séries. Sou capaz

Um ano difícil para a indústria catarinense

No mês de outubro a utilização da capacidade instalada seguia em 75%, com queda de 5,1% na produção industrial no mês neutralizando os crescimentos dos meses anteriores. Na Coluna de Janine Alves