Portal Making Of

A torcida pela Cazé TV

Reprodução

É possível que você não saiba exatamente quem é Casimiro Miguel, mas 4 milhões sabem: foi a audiência da CazéTV, na transmissão pela internet do jogo Brasil x Camarões. É um fenômeno no Youtube e nas plataformas Twicht, Amazon e Fifa+. Já bateu o recorde brasileiro de visualizações no Youtube, com mais de 6 milhões de assistentes no jogo anterior, contra a Sérvia. A meta é atingir 10 milhões de inscritos no canal até o fim do mundial.

Casimiro, com 29 anos, já é muito experiente em conteúdo, tendo começado no canal Esporte Interativo. No início deste ano ainda comentava esportes para o SBT Rio. A sua maior jogada foi fechar uma parceria com a empresa Live Mode que detém os direitos da Copa do Qatar para o meio digital. A Globo abriu mão desse mercado e provavelmente deve ter se arrependido, pois a CazéTV acabou somando junto ao público jovem, que é o grande desafio do meio tradicional.

Casemiro montou uma equipe profissional para transmitir os jogos e ele participa como uma espécie de observador/torcedor, fazendo comentários engraçados. Algumas piadas são infames e desbocadas, como na partida contra a Suiça “Se a Suíça faz um gol, a gente tava numa merda federal. Não pode ficar… posso falar? com o c… na seringa.” Na bola rolando o conteúdo da CazéTV é semelhante ao que já tem no mercado, narradores profissionais e jogadores comentando. Pelo visto preocupa a equipe Globo, pois comentaristas e narradores andam dizendo gracinhas, provavelmente motivados pelo modelo Casimiro.

Há uma torcida no meio jornalístico pelo surgimento dessa opção, vários cronistas já falaram da CazéTV – e vão continuar falando – em uma espécie de empatia David contra Golias. E o idealizador vai faturando com isso: estimasse que nos últimos dias Casimiro ganhou mais de 800 mil reais em 11 dias de patrocínios.

Reprodução

 

Fim de era?

A reportagem esportiva em televisão vive um de deus piores momentos. Parece que acabou uma era com as aposentadorias de Tino Marcos e Marcos Uchôa, quando era possível esperar alguma informação que saísse do lugar comum e do oficialismo.

Hoje, os repórteres – incluindo a maioria dos que estão no Qatar – parecem estátuas falantes em frente a hotéis e fora dos estádios. Não dizem nada de novo, repetem dia a dia as mesmas coisas e aquilo que treinadores e jogadores dizem nas entrevistas marcadas pela FIFA. Zero em fontes, zero em iniciativas.

 

Olha que bom!

Longe ou no Qatar nem tudo está perdido. Há bons desempenhos profissionais.

Reprodução

Exemplo 1: é Barbara Coelho. Apresentadora do Esportes Espetacular – acostumada a ler teleprompter – foi para uma banca de debates no SporTV e mostra que entende de futebol. Com autoridade e elegância. Veja aqui.

 

 

 

 

Reprodução

Exemplo 2:  o comunicador da Rede Atlântida, Rodrigo Adams, apresentador do programa Despertador, foi para o Qatar e tem escrito no jornal Zero Hora textos bem diferenciados do que está vivendo por lá.

 

 

Reprodução

Exemplo 3:  Cecília Flesch e Filipe Cury fazem uma integração excelente falando em Copa no “Em Ponto”, da GloboNews. Vela a pena dar uma olhada.

 

 

 

Merchan

Neymar só participou de um jogo até hoje, mas não deixou de aproveitar a oportunidade para fazer merchandising. Ao voltar, no intervalo da partida contra a Sérvia, ele entrou em campo sem a camiseta (foi colocando aos poucos) que é da Nike, patrocinadora da seleção mas que cancelou contrato com ele, e reteve logo ao entrar em campo para amarrar as duas chuteiras. A TV não mostrou, mas era um merchandising da Puma, sua patrocinadora.

Vamos ver se nesta segunda-feira, contra a Coréia do Sul, Neymar vai além do merchadising.

 

Angela

A multipremiada repórter do Diário Catarinense – antes, um jornal impresso regional, hoje um apêndice digital do NSC total – Angela Bastos não para no tempo. Agora, ela abre espaço no Youtube e publica o diário de bordo, onde conta um pouco sobre as belas reportagens que faz. Serve para nós leitores, internautas, e para aqueles que acham que estão sabendo reportar hoje em dia. Acompanhe a amostragem do que Ângela anda fazendo:

 

Buuuu!

A torcida não perdoa: presidente da FIFA, Gianni Infantino, é vaiado quando sua imagem surge nos estádios da Copa. Resultado de declarações homofóbicas e, sem dúvida, do histórico de rolos da entidade.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É