Portal Making Of

ARTE E TECNOLOGIA NO MADI EM FLORIPA

Muito animador quando a cidade é pensada para o futuro, sem esquecer suas origens, juntando legados e unindo gerações. Florianópolis, ou a “Ilha do Silício”, como é chamada por conta de seu reconhecido polo tecnológico, foi escolhida para receber o primeiro museu de arte digital do Brasil. A iniciativa é da Propague, agência que há 60 anos atua no mercado de propaganda e experiência de marca, em parceria com a Ohtake no projeto arquitetônico e a JA8 Arquitetura Viva, no paisagismo.

A Propague, que foi fundada em 1962 em Florianópolis, e sempre teve a inovação como um dos propósitos, viu o curso dos seus negócios mudar a partir de 2020. “A tecnologia nos impulsionou”, conta Patricia Costa, que hoje está à frente da Propague, empresa que antes era comandada pelo pai, Roberto Costa. Com a pandemia impedindo eventos presenciais, e as empresas precisando encontrar novas maneiras de impactar o público, a agência se tornou referência em experiência de marca – sendo responsável por eventos de grandes nomes como Votorantim e Globo.

PATRICIA COSTA – idealizadora do MADI
Foto/ARIEL QUINT

Rodrigo Ohtake, filho de Ruy Ohtake, é quem está à frente do escritório de arquitetura, responsável por grandes construções como a Embaixada do Brasil em Tóquio, o Hotel Unique em São Paulo e o Bioparque Pantanal, em Campo Grande. “A arquitetura do museu começa a partir de um sambaqui e do acúmulo de conhecimento e memória que ele traz. O acúmulo de conhecimento é o que torna a tecnologia contemporânea e inovadora como é nos dias de hoje”, conta o arquiteto. No projeto está também a JA8 Arquitetura Viva, responsável pelo paisagismo,sob o comando de Juliana Castro e Clarice Castro Wolowsk. Segundo elas, além de criar um espaço democrático, o centro da cidade vai poder interagir com a arte.

A localização é estratégica, entre a Alfândega e a Baía Sul, com vista para o mar. “Uma obra artística que emociona. Espaço democrático onde o Maciço e o Centro se encontram. Um presente para a cidade” afirma o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

O MADI está em fase de lançamento do projeto e busca viabilidade econômica para ser edificado. Importante agora que o poder público, iniciativa privada e comunidade se envolvam para fazer o MADI virar realidade o mais breve possível, porque trata-se de algo genial e que a cidade precisa e merece muito.

ILUSTRAÇÕES

________________________________________________

 

CRISÁLIDA E O UNIVERSO DOS SURDOS

Foto/DIVULGAÇÃO

A primeira temporada já foi um desafio, mas vencido e muito celebrado, uma iniciativa na dramaturgia regional com repercussões nacionais e fora do país. Crisálida é um desafio quando boa parte do elenco é composta por atores surdos, que contam histórias que todos podem e precisam entender.

A segunda temporada está em curso, com locações em Florianópolis. São 140 atores, 300 figurantes, 74 locações e 400 figurinos, entre muitas outras demandas da produção. Esses são alguns números de CRISÁLIDA – SEGUNDA TEMPORADA, série produzida pela Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi – Televisão e Cinema. As gravações acontecem desde 21 de novembro e seguem até o final de janeiro de 2023.

Concebida por Alessandra da Rosa Pinho e dirigida por Serginho Melo, CRISÁLIDA dá voz a uma comunidade de surdos e seu universo repleto de silêncios, mas, nem por isso, menos instigante. Composta por seis episódios, a segunda temporada traz uma narrativa moderna e ousada e discute preconceitos e injustiças, como a pedofilia, a transexualidade, o racismo e a urgência de revelar ao grande público situações singulares em que vivem cerca de 10 milhões de brasileiros. A mistura de atores e não-atores surdos e ouvintes tem sido um dos principais desafios dos realizadores, justamente pela comunicação diferenciada, inclusive nos bastidores das gravações. Contemplada no Prêmio Catarinense de Cinema 2019 e viabilizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, a série terá exibição na TV Cultura, com previsão de uma segunda exibição em serviços de streaming.

Foto/DIVULGAÇÃO

_____________________________________

 

DECORARE EM ITAPEMA

THIAGO FREITAS, Diretor da DECORARE, Prefeita de Itapema, NILZA SIMAS, e a Curadora da Mostra, MARISTELA OLIVEIRA
Foto/DIVULGAÇÃO

Em comemoração ao Dia do Arquiteto, a organização da Mostra Decorare vai reunir os profissionais da arquitetura nesta sexta, dia 09 de dezembro, em Itapema, momento de conexão entre os profissionais e também um esquenta para a DECORARE. A mostra está prevista para acontecer de 17 de março a 30 de abril de 2023, no Edifício New York, que está em construção. A Decorare está expandindo e chega ao litoral catarinense para apresentar as novidades e tendências de arquitetura, decoração, design e paisagismo, além de trazer um apelo histórico e cultural da região.

A Decorare é promovida pela THF Marketing e Eventos, empresa com sede em Chapecó, e será realizada em parceria com a Santana Construtora, que disponibilizou o Edifício New York  para a montagem de 40 ambientes, numa área total de dois mil metros quadrados. A expectativa é reunir mais de 80 profissionais de arquitetura, decoração, design e paisagismo. Os ambientes vão seguir o tema: “História, cultura e memória de Itapema”.

Além das novidades na arquitetura e decoração, a DECORARE vai contar com atrações na gastronomia. A Sommelier Magui Barcellos, da Le Clos Vineria, vai cuidar do universo dos vinhos. Já o empreendedor e chef de cozinha, Luiz Henrique assumirá o restaurante da  Mostra.

Para maiores informações acesse o site www.mostradecorare.com.br e instagram @decorareitapemasc

Sommelier MAGUI BARCELOS e o Chef LUIZ HENRIQUE

_________________________________

 

CIDADE FABRICADA e TUDO CONECTADO

Obra do artista ROGÉRIO NEGRÃO

Duas novas exposições de arte e um lançamento de livro encerram a temporada dos eventos culturais do ano de 2022 no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville (IJM). A partir de sábado, dia 10 de dezembro, o público vai conhecer as pesquisas de fotografias contemporâneas digitalizadas e manipuladas em “Cidade Fabricada” produzidas pelo paulista radicado em Joinville, Rogério Negrão. A outra exposição mostra os desenhos em carvão e as sanguíneas abstratas da artista joinvilense Asta dos Reis na mostra “Tudo Está Conectado”. Para complementar a programação, o escritor francês radicado em Florianópolis Jean-Victor Martin autografa seu livro intitulado “KG 412 – Prisioneiro de Guerra”.

Segundo Edson Machado, diretor do Instituto e responsável pela programação, o IJM busca integrar a literatura às artes visuais. As exposições trazem ao conhecimento do público catarinense resultados de pesquisas, de técnicas e de conteúdos diferentes. Já o livro é uma obra ficcional que resulta em importante estudo do contexto histórico e social dos  tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial.

Obra da artista ASTA DOS REIS

___________________________________

 

CARNAVAL E OLOJÓ – FLORIPA E NIGÉRIA

Foto/DIVULGAÇÃO

O que tem a ver Floripa com a cidade nigeriana Ilê Ifé? É o que vai definir o projeto de pesquisa que busca evidenciar a sintonia entre os dois territórios afro diaspóricos, ou seja, cidades que evidenciam a cultura negra, explica a escritora Iyá Leke, presidente do Instituto Odoiyá e presidente estadual do Afoxé Ómó Ifá de Santa Catarina e o pesquisador Babalawo Sandro Ifatorera Ilê Ifé. Segundo Iyá Leke, a ideia surgiu após viagens realizadas pelos dois para a Nigéria. “A cidade de Ilê Ifé é o berço da humanidade e reconhecida mundialmente. Ela agrupa na sua tradição social, festividades que abrangem a economia, inovação e são divulgadas até hoje”, destaca.

E foi durante essas idas ao país africano que os pesquisadores identificaram muitos elementos em comum com a cultura afro-brasileira, principalmente, com o carnaval. O projeto prevê bem mais que um intercâmbio Florianópolis/Brasil e Ilê Ifé/Nigéria, ele quer mostrar que a cultura yorubá continua a desempenhar um papel importante no avanço da história do Brasil. De acordo com os pesquisadores, essa cultura está inserida na música, culinária, vestuário e manifestações culturais que compreendem diversos setores da economia, e o carnaval é a principal delas.

Como resultado, os pesquisadores pensam na publicação de um e-book interativo com linguagem acessível para disseminar os elementos culturais em comum entre o Festival Olojó na cidade de Ilê Ifé na Nigéria e as Escolas de Samba de Florianópolis.

________________________________

 

TOP DE MARKETING ADVB/SC

Uma festa  de conexões  e  cheia de  expectativas realizada  na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. A noite de ontem (06/12) foi marcada por um dos eventos mais badalados de Florianópolis a cada final de ano, quando  são revelados os vencedores do Prêmio Top de Marketing ADVB/SC. Este ano,  os representantes  de 15 empresas catarinenses respiraram  fundo para aguardar o anúncio dos vencedores. O presidente da entidade, o empresário Claiton Pacheco Galdino, falou sobre o esforço das empresas catarinenses que se destacaram no decorrer do ano de 2022 com estratégias de marketing, convertidas em resultados de vendas e reconhecidas pelo  Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil).
CLAITON PACHECO GALDINO – PRESIDENTE ADVB/SC
Na  37ª edição, o prêmio  foi  entregue  em cinco categorias: Comunicação, Indústria, Serviços, Tecnologia e Varejo.  Foram vencedores em cada categoria: Comunicação – Sicoob Maxi Crédito, Beto Carrero e NSC Comunicação. Na categoria Indústria – FG Empreendimentos, Farben e Schultz Compressores. Categoria Serviços – Unicred, ACIF e Engie. Na categoria Varejo – Havan S.A, CDL Florianópolis e Shopping Mueller Joinville.  E na  categoria Tecnologia – FiberX, ASQ Saúde e Phacz Empreendimento. E  recebeu entre todas as empresas o Top de Marketing ADVB/SC 2022 a FG Empreendimentos.
Empresa Top One – FG EMPREENDIMENTOS
Durante a solenidade de premiação  destaque para o Prêmio Antunes Severo, conferido ao melhor profissional de marketing do ano, reconhecido pelas ideias inovadoras e estratégias de marketing.  O grande vencedor  foi Leonardo Vieira, Diretor do Centrosul, de Florianópolis.
LEONARDO VIEIRA – Diretor CENTROSUL

__________________________________

Até a próxima semana, na torcida pelo Brasil nesta sexta contra a Croácia, com dancinha, e mais um passo ao HEXA.

Reprodução

No instagram @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: