Portal Making Of

Médico de Tubarão assume a Secretaria de Atenção Primária do governo Lula

O médico de Tubarão, no sul do estado, Nésio Fernandes foi nomeado pela ministra Nísia Trindade para o comando da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Ele já foi chefe na Secretaria de Saúde da cidade de Palmas, no Tocantins, e desde 2019 era secretário de Saúde do estado do Espírito Santo.

O novo secretário é filiado no PCdoB e chegou a disputar as eleições para deputado estadual pelo Tocantins em 2018, mas não foi eleito. Em março de 2022, ele foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

É graduado em Medicina pela Escola Latino-americana de Medicina, revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui quatro pós-graduações, sendo uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Nésio é evangélico e momentos após a confirmação do seu nome na Secretaria ele afirmou que vai revogar várias medidas “retrógradas” e “ultrapassadas” do governo Bolsonaro, como negar acesso ao aborto legal através do SUS.

O novo secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde disse também que o programa Mais Médicos será retomado. Segundo ele, a prioridade será para profissionais brasileiros.

“A agenda de retomar o Mais Médicos é imediata. Queremos colocar médicos em todos os municípios brasileiros em um curto período de tempo”, declarou ao jornal Folha de S. Paulo na última quarta-feira, 4.

O programa Mais Médicos foi lançado em 2013, no governo de Dilma Rousseff (PT), e buscava aumentar o número de profissionais de saúde, especialmente no interior brasileiro, e abrigava médicos de diversos países, incluindo Cuba.

De acordo com o discurso de Nésio, não há previsão de repetir a mesma forma de cooperação com Cuba, pois a prioridade agora será para médicos brasileiros com registro nos conselhos regionais. Os postos não preenchidos serão oferecidos para brasileiros formados no exterior e, somente depois, para estrangeiros.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais