Crescimento da Indústria. Boletim divulgado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC mostra que o Índice de Atividade Econômica (IBC) em Santa Catarina cresceu 9,13% no 1° semestre em comparação ao mesmo período do ano passado, superando a média de 7,01% da indústria brasileira. O mês de junho teve destaque com uma expansão da atividade econômica de 10,15% – o resultado também ficou acima da média nacional que foi de 9,07%.
Aumento do Emprego. Santa Catarina registrou a abertura de 13,4 mil novas vagas no mercado formal de emprego em julho. Indústria geral e a construção civil tiveram a maior participação no resultado, com abertura de 6.199 novos postos de trabalho no mês passado. No mesmo período, o setor de serviços, comércio e agropecuária registraram saldo de 4.623, 2.793 e -218 respectivamente. Os dados, divulgados nesta quinta-feira, 26, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram analisados pelo Observatório FIESC
Destaque para o setor têxtil e confecção. De acordo com análise do Observatório FIESC, o principal destaque da indústria catarinense em julho foi o setor de têxtil, confecção, couro e calçados, responsável pela geração de 1.943 novos postos de trabalho. O segmento de Confecção de Peças do Vestuário aponta maior abertura de vagas no mês passado, com saldo de 942.
Ponto para o Observatório da Indústria. A análise do observatório da FIESC aponta que o avanço da vacinação e a retomada do ritmo de consumo ajudam a explicar o desempenho do setor. Em Santa Catarina, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 3,8% no primeiro semestre do ano, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.