Portal Making Of

Momento de recuperação da indústria catarinense

Momento de recuperação da indústria catarinense
Imagem de Janno Nivergall por Pixabay

 

Crescimento da Indústria. Boletim divulgado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC mostra que o Índice de Atividade Econômica (IBC) em Santa Catarina cresceu 9,13% no 1° semestre em comparação ao mesmo período do ano passado, superando a média de 7,01% da indústria brasileira. O mês de junho teve destaque com uma expansão da atividade econômica de 10,15% – o resultado também ficou acima da média nacional que foi de 9,07%.

Aumento do Emprego. Santa Catarina registrou a abertura de 13,4 mil novas vagas no mercado formal de emprego em julho. Indústria geral e a construção civil tiveram a maior participação no resultado, com abertura de 6.199 novos postos de trabalho no mês passado. No mesmo período, o setor de serviços, comércio e agropecuária registraram saldo de 4.623, 2.793 e -218 respectivamente. Os dados, divulgados nesta quinta-feira, 26, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram analisados pelo Observatório FIESC

Destaque para o setor têxtil e confecção. De acordo com análise do Observatório FIESC, o principal destaque da indústria catarinense em julho foi o setor de têxtil, confecção, couro e calçados, responsável pela geração de 1.943 novos postos de trabalho. O segmento de Confecção de Peças do Vestuário aponta maior abertura de vagas no mês passado, com saldo de 942.

Ponto para o Observatório da Indústria.  A análise do observatório da FIESC aponta que o avanço da vacinação e a retomada do ritmo de consumo ajudam a explicar o desempenho do setor. Em Santa Catarina, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 3,8% no primeiro semestre do ano, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: