Portal Making Of

Negocie suas dívidas com bancos e instituições financeiras sem sair de casa

Negocie suas dívidas com bancos e instituições financeiras sem sair de casa
Imagem Divulgação

A rentabilidade dos bancos já está no nível pré-pandemia, segundo o Banco Central. O sistema registrou lucro líquido de R$62 bilhões no primeiro semestre de 2021, 53% acima do registrado em igual período do ano passado e 3% acima do observado no primeiro semestre de 2019. Porém a pandemia acarretou o fechamento de empresas e aumentou o desemprego a níveis recordes aumentando a preocupação das instituições financeiras com o aumento da inadimplência. Os empréstimos com pagamento em atraso por mais de 90 dias aumentaram e o atraso do crédito rotativo também.

 

Para dar fôlego aos consumidores que precisam colocar a vida financeira em dia está sendo realizado o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira.  O mutirão (começou no dia 01 e segue até o dia 30 de novembro) é uma iniciativa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Banco Central do Brasil (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)e o Senado Federal. As dívidas podem ser negociadas pelo site de mediação de conflitos Consumidor.gov.br , criado pela Senacon junto com os Procons, que conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras. É uma oportunidade para você sair das dívidas e melhorar a sua saúde financeira.

 

Para quais dívidas o Mutirão é adequado:

 

·      as que estão em nome de uma pessoa natural (física);

·      as que estão em atraso;

·      as que foram contratadas com bancos ou financeiras; e

·      as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.

 

Na negociação fique atento ao prazo que é oferecido e evite períodos muito longos por mais que a parcela da dívida fique maior. Uma vez renegociada a dívida, seu nome será retirado dos órgãos de proteção ao crédito, e você voltará a ter possibilidade de contrair novos financiamentos ou parcelamentos.

 

Mais informações nos links a seguir:

 

Site do para negociação e para mais informações sobre o Mutirão:

Consumidor.gov.br

Mutirão da Negociação e Orientação Financeira

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Prêmios e prisões agitam Santa Catarina

A Importância da escolha consciente nas eleições municipais Santa Catarina ganhou destaque nacional na última semana, porém, com notícias contrastantes. Enquanto os municípios de Treviso,

Santa Catarina atrai gigante da tecnologia

Governo Estadual Assina Parceria Estratégica com TP Link, Líder Mundial em Roteadores O governador Jorginho Mello formalizou um protocolo de intenções entre o Governo do

Questionamento Ético

Notícias desta demana: Investimentos da JBS, Posse no Sebrae/SC, UFSC Blumenau, Réveillon de Florianópolis, Comcap em Ação e Indicadores Econômicos em Foco.

Educação com inclusão

Sancionada a Lei 14.254/2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para alunos com transtornos de aprendizagem.

Carnaval: sim ou não?

Muitos prefeitos pelo Brasil estão decidindo pela suspensão do Carnaval, mas por aqui vai ter ou não o Carnaval? Leia a matéria a seguir e deixe sua opinião nos comentários.

Patrimônio catarinense

A Epagri comemora 30 anos com uma série de eventos, com destaque nesta semana para o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis e a inauguração de um novo laboratório em Itajaí.

Pontos e Contrapontos

Da desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e a liberação do público total em eventos a retração da economia catarinense pelo segundo mês consecutivo, entre outras notas.

Sem licença

O touro no mercado financeiro representa “otimismo e a força dos investidores”, mas por aqui ele chegou sem licença e causando polêmica.

Catarinenses em Lisboa

O grupo, organizado pelo Startup SC, projeto do Sebrae de Santa Catarina, utilizou o evento como uma alavanca para criação de parcerias e expansão global.

Detector de mentiras já!

Mentir para o mercado e aos olhos dos investidores é dar um tiro na credibilidade do país. Os investidores estão bem informados, tem assessores competentes e a verdade está a um clique de distância e mesmo assim ele insiste em fazer isso. Quer saber quem?