1 – “In dúbio pro réu”
Está lição de direito: “na dúvida pro réu” não vale no futebol. Os árbitros de não consideram as noções mais simples de justiça. A expulsão do Claudinho, jogador que defendia o Criciúma no jogo desta quarta (20/11) contra o Vitória, é um exemplo.
2 – Seleção x Uruguai
Nem lembraram de 1950, como fazem as vésperas do confronto entre estas duas seleções: Brasil x Uruguai. Na atual fase os uruguaios estão melhores, e como o jogo foi em Salvador e não no Maracanã, as lembranças do Mundial de 50, não foram recordadas. O empate em um gol não serviu para recuperar a imagem dos brasileiros que anda baixa.
3 – Novo presidente
Em 2025 haverá eleições na CBF, o atual presidente Ednaldo Rodrigues está no cargo por uma ação judicial. Um jornal espanhol anuncia que Ronaldo Nazário será candidato e tem um acordo com Pep Guardiola para ser o treinador da seleção brasileira no Mundial da América em 2026.
4 – Depende de…
Para seguir na empreitada em busca da presidência da CBF, Ronaldo precisa cumprir alguns pré-requisitos: 1 – Se desfazer de projetos dentro do futebol, como vender sua parte do Valladolid, onde tem cerca de 80% das ações do clube; 2 – Ter o apoio por escrito de quatro federações estaduais de futebol; 3 – Ter o apoio de quatro clubes das séries A ou B para inscrever uma chapa; 4 – Convencer o colégio eleitoral a votar em maior número em sua candidatura.
O colégio eleitoral é formado pelas 27 federações estaduais com voto que vale três pontos, os dos 40 clubes das duas principais divisões: da série A tem pesos dois nos votos e da Série B tem um peso.
5 – Avaí e Chapecoense
Caíram da Segunda Divisão: Ponte Preta, Ituano, Brusque e Guarani. Assim Santa Catarina terá dois clubes na série B – Avaí e Chapecoense, mas o Criciúma, que perdeu para o Vitória neste feriado, corre o risco de voltar.
6 – Arena Conda
Com grama sintética no ano que vem, à manutenção do novo gramado vai custar menos para a Prefeitura Municipal de Chapecó, que paga as mudanças da grama natural para a artificial. Se não levantarem o piso acima das pistas laterais e dos fundos Norte e Sul, quando chover alaga de novo..
7 – Estadual 25
Na sede da FCF em Balneário Camboriú, os presidentes dos 12 clubes que disputarão o Estadual 25, reunidos na última terça-feira aprovaram a fórmula e modelo do campeonato que será disputado em 14 datas, o início está marcado para o dia 17 de janeiro. Um turno, sem jogo de volta, classificam quatro que disputam em jogo único o direito de decidirem o título Estadual de 2025, em dois jogos com a decisão no “campo” que tiver mais pontos ganhos.
8 – Pré temporada começa
Para Avaí e Chapecoense resta um jogo e ao Criciúma – no dia de hoje, faltam quatro para terminar o campeonato da Série A, e pode se juntar aos dois. O Estadual 25 pode servir como pré-temporada para disputarem o Brasileiro B, com objetivo de subirem de categoria.
9 – Reservas e reforços
Não me venham anunciar a contratação de jogadores que serão reservas. Reforços não são reservas.
10 – Atlético Mineiro
Vai disputar o título da Copa Libertadores contra o Botafogo e os torcedores e cronistas mineiros dizem que está em crise. Isso eu chamo de confiança.
11 – Série A
A disputa continua entre Botafogo, Palmeiras e Fortaleza. O Botafogo é o melhor time, seus zagueiros jogam não dáo chutões. O Palmeiras foi salvo pelo VAR que anulou um gol Bahia e em seguida confirmou o gol da vitória. O Fortaleza joga nesta sexta contra o Fluminense, desesperado para fugir do G4 onde se encontram Criciúma, Bragantino, Cuiabá e Atlético GO.
FIM