17.3 C
fpolis
17.3 C
fpolis
terça-feira, 16 agosto, 2022

Parcerias e ações para o futuro e outras notas

Foto: Assinatura do Programa Mais TEC / Crédito: Filipi Scotti.
Foto: Assinatura do Programa Mais TEC / Crédito: Filipi Scotti.
Últimas notícias

Parceria de peso. A Fiesc/Senai, Sebrae e a Prefeitura de Florianópolis lançaram durante o Start Summit, um dos maiores eventos de inovação do país, o Floripa Mais Tec. O programa vai oferecer de forma gratuita, trilhas de aprendizagem em tecnologia, para crianças e adultos de baixa renda. Uma via de duas mãos, pois ao mesmo tempo que o programa cria oportunidades de qualificação profissional e emprego, por outro serve para atrair novos talentos para o setor de tecnologia. O objetivo do programa é impactar diretamente até 3,5 mil jovens da Capital.

Santa Catarina é o quarto estado com maior quadro de profissionais no setor de tecnologia do Brasil. São 67,8 mil profissionais que correspondem a  uma participação de 8,0% dos profissionais no país (Acate, 2022).

 

Dia histórico para a enfermagem. Nesta quinta-feira (04) foi sancionado o Projeto de Lei 2564 que estabelece o piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras. A Deputada Federal Carmen Zanotto (Cidadania SC), relatora do projeto e também enfermeira, usou as redes sociais para comemorar. O texto aprovado pelo Congresso prevê mínimo fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%), e correção anual pela inflação.

Foto: Deputada Federal Carmen Zanotto (Cidadania SC) / Imagem: Divulgação.
Foto: Deputada Federal Carmen Zanotto (Cidadania SC) / Imagem: Divulgação.

“A Luta foi grande para chegarmos até esse momento.  Mas fomos vitoriosos, agradeço a todos que me acompanharam nessa jornada. Agora é lei! Parabéns à enfermagem brasileira”, Deputada Federal Carmen Zanotto.

 

 

Educação e inclusão digital. Passo importante para a educação brasileira. O PL 4513 que Institui a Política Nacional de Educação Digital, de autoria da Deputada Ângela Amin (PP SC), que também é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, foi aprovado no Plenário da Câmara Federal. Agora, o PL segue para a tramitação no Senado Federal. Lei institui a Política Nacional de Educação Digital, a ser executada em articulação com outros programas e políticas destinados à inovação e à tecnologia na educação que tenham apoio técnico ou financeiro do governo federal.

Foto: Deputada Ângela Amin (PP SC) / Crédito: Divulgação.
Foto: Deputada Ângela Amin (PP SC) / Crédito: Divulgação.

“Confiante que teremos uma política que mudará o futuro de nossa gente, aguardamos esse próximo é fundamental”, Deputada Ângela Amin

 

 

 

Juros altos. O Conselho de Política Monetário – Copom / Banco Central, aumentou em 0,5% a taxa básica de juros – Selic. É o 12º aumento de juros no governo Bolsonaro e uma das maiores do mundo:  13,75%. Além de causar um efeito cascata pressionando para cima os juros altos e extorsivos aplicados ao mercado, o aumento da taxa Selic também implica num aumento de R$16 bilhões na dívida pública. Mas ressalva seja feita a tentativa de frear a inflação via taxa de juros pode ser um tiro no pé, tendo em vista que há um bom tempo a espiral inflacionária vem se sustentando no aumento dos combustíveis, em especial do diesel, que está embutido no preço de transportes de todos os produtos consumidos no país.

 

Foto: Encontro do LIDE/SC  / Crédito: Divulgação.
Foto: Encontro do LIDE/SC / Crédito: Divulgação.

Acelera Palhoça. Encontro do LIDE/SC reuniu principais lideranças empresariais de Santa Catarina e levou a debate o tema ‘É hora de acelerar Palhoça’. Além de estimular o desenvolvimento regional, o objetivo foi também dar  visibilidade para os “cases de sucesso” da cidade. Um dos cases apresentados e que levou a uma economia média mensal de 63%  aos cofres públicos do município foi o da modernização da iluminação pública. O projeto foi apresentado pelo presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira. Sob o comando da QLuz, concessionária responsável pela execução dos serviços no município desde maio de 2020, via Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura, hoje Palhoça ostenta o título de primeira cidade do Brasil com iluminação pública 100% em LED e telegestão. São mais de 27 mil pontos de iluminação que contam com o monitoramento remoto em tempo real.

“O sistema é fundamental para a qualidade da iluminação pública e contribui como porta de entrada para a cidade se transformar em uma smart city. Além da economia gerada para o município, o investimento em modernização também fomenta o desenvolvimento do comércio e do turismo local”, Gilberto Vieira, Presidente da Quantum.

 

Foto: Prêmio Amigos do Leão / Crédito: Divulgação.
Foto: Prêmio Amigos do Leão / Crédito: Divulgação.

Amigo do Leão. Foi lançado na última quarta-feira (3) pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, nucleo Santa Catarina, o para estimular a destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas para os fundos municipais e estaduais, da criança e adolescente e dos idosos, como importante ferramenta de doação e arrecadação de recursos para financiamento de projetos sociais do Terceiro Setor. O Prêmio Amigo do Leão é dividido em oito categorias – Contador, Empresa de Pequeno e Médio Porte, Empresa de Grande Porte, Doador Pessoa Física, Organização Social, Captador de Recursos, Município Catarinense e Campanha de Arrecadação.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Justiça condena apresentador Gilberto Barros à prisão por crime de homofobia

O apresentador Gilberto Barros foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a dois anos de prisão...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }