25.8 C
fpolis
25.8 C
fpolis
terça-feira, 30 janeiro, 2024

PATRULHA CANINA, O MUSICAL OFICIAL, CHEGA A FLORIANÓPOLIS

Foto: Divulgação
Últimas notícias

A coluna  hoje abre  falando de  um espetáculo dedicado às crianças, mas que os adultos  certamente vão gostar. Patrulha Canina, “Corrida de Resgate”  na turnê nacional  que traz  o espetáculo oficial  Nickelodeon, chega a Florianópolis neste domingo, 03 de setembro, no Teatro Ademir Rosa (CIC), com sessões às  11 h e  15 horas.

É o dia da Grande Corrida da Baía da Aventura entre a Prefeita Goodway e o Prefeito Humdinger, da Baixa de Névoa. Mas a Prefeita Goodway simplesmente não está em lugar nenhum. Para essa importante missão, Ryder convoca Marshall, Chase, Skye, Rubble, Rocky, Zuma e Everest. Usando suas super habilidades e trabalhando em equipe, provam que nenhum trabalho é tão grande, nenhum filhote é tão pequeno.

Através de um enredo único e de músicas animadas, a Patrulha Canina, sob o comando do Ryder, compartilha lições importantes para todas as idades sobre cidadania, habilidades sociais e solução de problemas, à medida que realizam vários salvamentos durante a corrida, até a linha de chegada.

Desde sua estreia em 2016, “Patrulha Canina, O Musical”,  já foi visto por mais de 4,3 milhões de pessoas, proporcionando aos fãs, em mais de 40 países, uma produção inesquecível ao estilo da Broadway. Este é um espetáculo interativo, ao vivo, que encoraja a plateia a se envolver, através de chamadas e respostas com o público, ao dançar o ‘Pup Pup Boogie’ (Dancinha dos Filhotes) e ajudar os filhotes a resgatar a Prefeita Goodway a ganhar a corrida! Com cenário teatral clássico, com uma parede de vídeo de alta tecnologia, famílias são visualmente transportadas para um ambiente autenticamente Patrulha Canina, incluindo locais da série de tv, como Baía da Aventura, a Torre de Vigilância, Ilha da Foca, Fazenda da Yumi e Montanha do Jake. É diversão na certa. Os ingressos estão à venda no site www.sympla.com.br .

________________________________________________________________________

HOMENS PINK DE VOLTA AO PALCO EM MAIS TRÊS SESSÕES GRATUITAS

Foto: Divulgação

O espetáculo Homens Pink, que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+,  está sendo apresentado esta semana  em sessões gratuitas. A primeira  foi ontem  e prossegue hoje e amanhã, 30 e 31 de agosto, em Florianópolis. As sessões acontecem no Teatro Carmen Fossari, conhecido como o Teatro da Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 20 horas. Os ingressos para cada noite são distribuídos uma hora antes do começo da apresentação.

Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer”, destaca Turnes.

O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.

________________________________________________________________________

DIRETOR CATARINENSE ESTREIA NA DIREÇÃO  DE ESPETÁCULO NO TEATRO COLÓN DE BUENOS AIRES

Marlon Zé no Teatro Colón

Será no próximo dia 8 de setembro, sexta-feira, a estreia na sala principal do Teatro Colón, em Buenos Aires,  de  “Alice no País das Maravilhas” de Marta Lambertini, que tem na direção de cena e figurino, o catarinense Marlon Zé.

Marlon Zé é um talentoso diretor, figurinista, ator de 31 anos, natural de Mafra, em  Santa Catarina. Desde os 14 anos, Marlon já demonstrava uma inclinação marcante para as artes, fazendo seus primeiros passos no mundo teatral através de peças escolares. Com sua carreira em crescimento, ele expandiu suas atividades,  tornando-se professor de teatro, figurinista e coreógrafo, acumulando participação em mais de 50 produções, a maioria  no Rio de Janeiro.  Em 2017, ele se inscreveu no curso de formação para Regisseur no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, um dos teatros mais prestigiados e relevantes do mundo.

Durante sua estadia em Buenos Aires, Marlon mergulhou em inúmeras produções teatrais e operísticas, colaborando com destacados profissionais de diferentes nacionalidades, como Deda Cristina Colonna (Itália), Diana Theocharides, Gonzalo Demaria e Marta Blanco (Argentina). Algumas destas obras foram realizadas em parceria com o Centro de Música Barroca de Versailles. Ele também participou de produções de óperas com companhias de grande destaque, incluindo Ópera Jovem, Ópera Festival Buenos Aires e Celebrarte Música. Em 2023, Marlon obteve sucesso ao dirigir a estreia da ópera “Die Zauberflöte” de Mozart, demonstrando seu talento como diretor cênico e figurinista em produções clássicas.

E não parou mais, sempre ocupando novas posições  no Teatro Colón, como agora em  “Alice no País das Maravilhas”.

________________________________________________________________________

DROMEDÁRIO LOQUAZ FAZ TURNÊ PELO ESTADO

“A  mulher do general e a outra”

O grupo de teatro Dromedário Loquaz, de Florianópolis, vai percorrer o estado nas comemorações dos seus 42 anos de atividades. É uma  temporada de apresentações gratuitas por cinco regiões catarinenses. Serão dois  espetáculos teatrais, um voltado para o público adulto, “A mulher do general e a outra”, com a temática do patriarcado e o debate sobre o lugar da mulher nas relações. O outro  espetáculo  é infanto- juvenil, “O Pequeno Príncipe”, com uma linguagem poética e metafórica em uma jornada pelo autoconhecimento.

As apresentações realizadas na capital tiveram uma excelente recepção do público, o que motivou o projeto de circulação que inicia a temporada na cidade de Joinville, nos dias 2 e 3 de setembro, depois segue para Lages, Florianópolis, Concórdia, Alto Bela Vista, Itajaí, Capivari de Baixo, finalizando em São José.  “É a realização de um sonho, pois queríamos muito levar os espetáculos para diferentes cidades catarinenses. Estamos numa expectativa de saber como será a recepção do nosso trabalho”, declara a diretora dos espetáculos Sulanger Bavaresco.

Mais informações no site do grupo   http://odromedarioloquaz.wix.com/grupo-de-teatro .

“O Pequeno Príncipe” (Foto: Mauricio Garcias)

________________________________________________________________________

“FESTIVAL CULTURABERTA” ANUNCIA SHOW  DO GRUPO EXPRESSO RURAL 

Foto: Divulgação

O 3º Festival  “Culturaberta”  já está com data definida. O evento será realizado no dia 30 de setembro na Matura Floripa, no bairro Campeche. Desta vez, a programação contará com diversas manifestações da cultura popular, forró com rabecas e pífanos e MPB. Além de atrações musicais e artísticas catarinenses e nacionais para todos os públicos. A organização começou esta semana a divulgação das atrações, entre elas  show especial do Grupo Expresso Rural,  que vai se apresentar no final do dia. O evento, como em todas as edições, será gratuito e terá estacionamento próximo ao local para a comodidade do público. O Festival faz parte do Projeto “Culturaberta”, que oferece oficinas de cultura e arte continuadas, além dos festivais gratuitos.

________________________________________________________________________

COMO ELABORAR PROJETOS CULTURAIS

Essa é fundamental para quem deseja  aprender a fazer projetos culturais e  tentar receber recursos através dos programas  e leis de  incentivo. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove no próximo dia 5 de setembro, a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais. A participação é gratuita e o evento ocorrerá em formato híbrido: presencial, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, e com transmissão on-line ao vivo pela página da FCC no YouTube. Para participar de forma presencial, basta reservar os ingressos pela plataforma Sympla.

A Oficina tem o intuito de capacitar proponentes a fim de ampliar o acesso aos editais e programas de captação de recursos e, com isso, promover o desenvolvimento cultural nas diversas regiões do estado de Santa Catarina. O encontro será ministrado por servidores experientes da FCC em 8 horas, com teoria e prática.

O evento conta com a parceria do Instituto Maratona Cultural, que será responsável pela gravação e transmissão em tempo real por meio do canal vídeos da FCC.

Logo após o encerramento da Oficina, a partir das 18h, a Comissão de Organização e Acompanhamento do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023 realizará um encontro virtual com foco na estrutura e na escrita de projetos para esta edição do edital. O link para acompanhar a live: https://meet.google.com/oet-ggyj-keu .

________________________________________________________________________

FEIRA DO MEL VIRTUAL

Foto: Cristina Gallo

Vamos falar de  saúde e sabor. Começa nesta sexta, 1 de setembro, a IV Feira Virtual do Mel de Santa Catarina, que segue  até o  final do mês.

Além da venda de mel e outros produtos das abelhas, o site  de vendas traz dicas sobre mel e produtos das abelhas e livros de receitas para download. No período da feira vão acontecer cursos on-line gratuitos, com certificados da Epagri. A plataforma virtual foi idealizada em 2020, como forma de driblar a pandemia. A feira on-line, desde então, é um sucesso, por isso foi mantida mesmo com o retorno da feira às ruas de Florianópolis, ampliando o mercado do mel catarinense para todo o Brasil. Nesta edição da feira, o site www.meldesantacatarina.faasc.com.br conta com a participação de 14 produtores de diversas regiões de Santa Catarina. “Com a feira podemos mostrar o potencial do mel, qualidade e a diversificação do produto catarinense. O site é uma forma de fazer o mel de Santa Catarina a todos os cantos do país e buscar o desenvolvimento territorial, agregando valor aos produtos”, diz o presidente da Faasc, Ivanir Cella.  A venda do mel é tabelada como nos anos anteriores e os demais produtos podem ser negociados, assim como o frete.

________________________________________________________________________

APRENDA SOBRE VINHOS

Sommelier José Luiz Mattos

E para fechar a coluna hoje  uma dica  para quem aprecia vinho. A sugestão é o curso oferecido pela Escola de Gastronomia Chef Gourmet, de São José. O  curso de Sommelier é guiado  pelo professor sommelier José Luiz Mattos, pós-graduado em Enologia. As aulas são uma visita sensorial e uma imersão completa sobre a cultura e geografia, passando por seus processos de maturação, vinificação, engarrafamento e harmonização. “Em todas as aulas são feitas degustações das mais variadas, para que o aluno tenha a experiência da degustação, reconhecendo aromas, cores e sabores dos vinhos”, explica José Luiz. Para saber mais e se inscrever  basta acessar o site https://www.escolachefgourmet.com.br/ .

________________________________________________________________________

Até  a próxima, quando setembro chegar!

 

Avatar photo
Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }