Portal Making Of

Paulo Baier chega com desafio de levar Figueirense ao acesso

Novo técnica chega para levar equipe ao acesso

Paulo Baier, o novo técnico anunciado pelo Figueirense no começo da tarde desta quarta-feira (14), chega com o desafio de corrigir a rota e levar o alvinegro rumo ao G-8, no projeto de acesso do clube. Se a diretoria agiu rápido na demissão de Roberto Fonseca, que não vinha realizando grande trabalho, também não perdeu tempo em anunciar o novo comandante. A apresentação do treinador será sexta-feira (16) e a estreia contra o Brusque no sábado (17), às 19 horas, no Estádio Augusto Bauer.

E não dava para perder muito tempo mesmo. Paulo César Baier, 48 anos, ex-atleta profissional, tem passagens por grandes clubes do país e bons trabalhos realizados. Aqui no Estado dirigiu Próspera, Brusque e Criciúma. Ano passado subiu com o Botafogo-SP para a Série B. Tem tudo para realizar um bom trabalho. Com o novo técnico, a diretoria também precisa pensar em reforçar o grupo, principalmente no setor defensivo, setor com algumas carências.

Técnico de 48 anos chega motivado para conquistar o acesso    Foto: Divulgação / Botafogo SP

O anúncio de Paulo Baier será uma correção de rota no projeto do clube para chegar ao acesso à Série B. Não tinha como esperar mais, muito embora eu ache que a direção deveria ter dado uma chance na partida de sábado diante do Brusque. A diretoria do Figueirense não foi omissa, agiu rápido após a má campanha da equipe, traduzida no péssimo futebol apresentado na segunda-feira diante do Pouso Alegre.

Com Roberto Fonseca o Figueirense tinha uma equipe desfigurada, sem trabalho coletivo, jogadores sem objetivos definidos em campo e irritação do torcedor. Aliás, a manifestação do torcedor ajudou bastante na decisão da diretoria. Sofrido, o torcedor alvinegro não admite mais a equipe na Série C do Brasileiro, incomoda e traz desânimo.

Convocado 

Júlio Heerdt chamado a dar explicações Foto: Avaí FC

O presidente Júlio Heerdt foi convocado a dar explicações ao conselheiros na Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Avaí, marcada para a segunda-feira (19). Será a oportunidade para que os conselheiros possam saber do presidente quais os planos para salvar o clube do rebaixamento, o grande fantasma rondando a Ressacada.

Avaí Feminino

Avaí garantiu permanência  Foto: Ferroviária SP

Na mesma reunião do Conselho Deliberativo estará em discussão a incorporação da Associação Esportiva Kindermann pelo Avaí. Ou seja, o Avaí passa a ser o detentor da vaga junto à CBF na Série A, com toda a equipe mudando para Florianópolis. A responsabilidade aumenta na medida em que tudo será por aqui. Era um processo irreversível, reforçado com a permanência da equipe na Primeira Divisão do Brasileiro.

Folga ampliada?

Para quem ostenta a penúltima posição da Série B, uma campanha ruim e preocupante, o Avaí liberou seus jogadores até esta quinta-feira (15), com reapresentação marcada para 9h30min. O Ceará, por exemplo, com campanha muito melhor, já voltou ao trabalho após a folga de um dia. A maioria dos clubes já está trabalhando. Mas o Avaí só volta amanhã. Depois não tem como reclamar do calendário apertado e falta de tempo para treinar.

DM confuso 

Quem manda no Departamento Médico do Avaí? Qual a palavra final sobre liberação de atletas ou não para os jogos? Quem define o planejamento de tratamento? Numa empresa, quando há duplo comando, os subordinados não sabem a quem atender. Afinal, a palavra médica é respeitada ou não? Será o coordenador de Performance e Saúde, Neto Pereira, que não é médico?

Em time que está ganhando não se mexe, diz o ditado do mundo do futebol. Os bastidores pelo Sul da Ilha indicam que a situação não está bem no DM azurra. Foram demitidos os médicos Pedro Araújo e Rodrigo Bolassel, ambos com larga experiência e tempo de casa e os massagistas Ademir Ramos e Assis Ferreira da Silva. Uma equipe que sempre funcionou muito bem e com equipamentos modernos desde a gestão Battistotti. Nunca o DM do Avaí esteve com tantos atletas ao mesmo tempo como neste ano.

Funchal é referência

Médico é referência no país       Foto: Divulgação

Só gostaria de lembrar que o médico Luís Fernando Funchal, que sempre foi o chefe do Departamento no Avaí, com a última palavra como convém a um médico, é referência no país em medicina esportiva. Idealizador da Jornada Científica do clube, reconhecida pela CBF, Funchal foi também é referência e integrou várias comissões durante a pandemia, no combate à Covid-19. Sem mais.

Criciúma bem

Tencati: trabalho longo no Tigre Foto: Criciúma EC

Cláudio Tencati vem realizando boa campanha na Série B, o que o credencia à conquista do acesso em novembro. Com sete vitórias, dois empates e três derrotas, o Tigre mostra consistência. Trabalho coletivo forte e bons valores individuais. A torcida abraçou o time e as chances são boas. E o time não perdeu tempo, voltou aos trabalhos ontem mesmo para ganhar tempo na preparação. Próximo jogo será contra a Chapecoense, em Chapecó, sábado (24), às 17 horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: