22 C
fpolis
22.2 C
fpolis
terça-feira, 24 maio, 2022

Pode crer!

Últimas notícias
Pode crer!
Programa Pode Crer, foto Divulgação.

Um programa formação em tecnologia, economia criativa e inovação para jovens da periferia de Florianópolis.

O programa oferece formação profissional para os jovens da periferia e mostra que eles são uma oportunidade para a cidade que carece de profissionais no setor de tecnologia. Então, vamos aproveitar esse capital social?

Vale o registro! Vinte e cinco adolescentes com idade entre 14 e 17 anos que vivem em comunidades da Grande Florianópolis deram um passo importante em busca de uma carreira profissional. Eles iniciaram neste mês de outubro o curso de programação de dispositivos, oferecido gratuitamente pelo Senai/Fiesc, por meio do programa Pode Crer, uma iniciativa do Instituto Vilson Groh (IVG).  A seleção dos alunos ocorreu por meio de um edital de gratuidade conduzido pelo instituto.

O princípio do Programa é de que os jovens da periferia não são uma ameaça e sim uma oportunidade para a cidade. Para o presidente do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) e idealizador do projeto, Pe. Vilson Groh, “o jovem da periferia é um grande capital social. Uma força de criatividade e de trabalho subaproveitada e mal qualificada, e algumas vezes perdida precocemente para a violência”.

Hoje, o programa atende 320 crianças, adolescentes e jovens de forma totalmente gratuita, em duas organizações da sociedade civil que compõem a Rede IVG, articulada pelo Instituto. São três trilhas formativas:

·      Trilha 1: Formação das crianças e adolescentes entre 11 e 13 anos nas áreas de tecnologia (robótica), economia criativa, música, artes e sustentabilidade.

·      Trilhas 2 e 3: Formação de adolescentes e jovens a partir dos 14 anos de idade nas áreas da tecnologia, empreendedorismo e economia criativa, inglês instrumental, formação cultural, humana e cidadã, desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais, e aproximação com as empresas do setor de tecnologia e inovação da cidade inserindo os jovens no mundo do trabalho.

A solução proposta pelo Programa Pode Crer é promover a formação desses adolescentes e jovens, aproximando-os do ecossistema de inovação e tecnologia, e dos espaços educativos e culturais (Centros de Inovação Social), e, desta forma, contribuir na redução da desigualdade de oportunidades e no alcance da justiça social.

O Programa constrói uma conexão entre a necessidade das empresas de tecnologia e economia criativa em contar com pessoas preparadas, e a importância de melhorar o nível de educação e da capacidade de geração de renda das comunidades da periferia da Grande Florianópolis.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

CNN Brasil reforça compromisso com os fatos em novo posicionamento

A CNN Brasil lançou nesta semana um novo posicionamento de marca: “CNN Brasil, você por dentro de tudo”, que...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }