21.5 C
fpolis
21.5 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

“POLÍTICAS PÚBLICAS POR INTEIRO E NÃO PELA METADE” – PARADA LGBTI+ FLORIPA 2023

Parada 2022 (Foto: Divulgação)
Últimas notícias

A 16a Parada do Orgulho LGBTI+  será realizada no próximo domingo, dia 10 de setembro, na Beira Mar Continental,  e traz como tema central o tema “Políticas públicas por      inteiro e não pela metade”, para  chamar a atenção da sociedade para a proteção social básica da comunidade.

“Com políticas públicas íntegras, não parciais, comprometidas com a inclusão e o respeito, Florianópolis se coloca na trilha de cidades como São Paulo, anfitriã do maior evento do Orgulho LGBTI+ do mundo. É um grito audível para impulsionar e fortalecer questões de alta relevância para nossa comunidade LGBTI+ em Florianópolis. Pois buscamos mais do que apenas a celebração, aspiramos por mudanças significativas que conduzem a uma sociedade mais equitativa. Convidamos todes a se juntarem a nós nesta jornada por um futuro mais justo e igualitário. Juntos, podemos tornar isso realidade”, declara Miguel Gregório, Organizador Geral da Parada .

A concentração será na cabeceira da ponte Hercílio Luz , a partir das 11h da manhã e segue  até às  21 horas. A Comissão Organizadora espera um público de mais de 100 mil pessoas.  A programação tem como atração nacional confirmada a cantora  Lexa,  funkeira carioca, dona dos hits “Só Depois do Carnaval”, “Sapequinha” e “Provocar”. Além dela, Suzy Brasil, drag queen e comediante; as DJs Lirous K’Yo e Alice Cavazzott vão fazer  som  para animar o público. E mais uma vez, a programação da Parada será comandada pela apresentadora, atriz e influencer, Selma Light.

Com uma estrutura de cinco trios elétricos, a extensa programação contará também  com apresentações de artistas locais, drags, djs e músicos, bate-papo com personalidades, ativistas,  ações inclusivas, como espaço exclusivo para PCDs e idosos e intérprete de libras no palco.

A parada, além de ser um evento de reflexão e diversão,  impulsiona  de maneira muito forte  vários setores, como  comércio e hotéis, casas noturnas e bares  e o turismo como todo,  com expressivos resultados na economia de  Florianópolis.

É um evento gratuito  e todas informações sobre a parada e o  mês da diversidade  estão no link 

Miguel Gregório (centro), Organizador Geral da Parada

________________________________________________________________________

“TARDEZINHA COM THIAGUINHO” 

Foto: Divulgação

Prometendo muita Ousadia e Alegria, o Tardezinha chega a  Floripa no sábado, 9 de setembro, no Estádio Orlando Scarpelli,  relembrando os sucessos do pagode das décadas de 90 e 2000.  Thiaguinho coleciona momentos marcantes . Sua jornada começou no Grupo Exaltasamba, que se tornou a maior banda de pagode brasileira. Ao longos de onze anos de carreira solo já coleciona nomeações para prêmios como o Grammy Latino e Prêmio Multishow, além de sucessos que já se tornaram clássicos, como “Buquê de Flores”, “Sou o Cara Pra Você” e “Caraca, Muleke”.

O Tardezinha irá realizar arrecadação de alimentos para o projeto Mesa Brasil, programa que há 28 anos combate a insegurança alimentar em todo país. Em Santa Catarina, mais de 448 instituições sociais são beneficiadas anualmente em mais de 70 municípios. Todos os fãs podem realizar a doação de alimentos, sem nenhuma contrapartida. De acordo com  a organização, o  Tardezinha é inclusivo e acessível  aos portadores de deficiências.  Para  adquirir  ingresso  acesse o  site.

A abertura dos  portões do Estádio Orlando Scarpelli será às 14 horas e  a festa entra noite adentro.

________________________________________________________________________

“HÁ UM BLUES NO FINAL DO TÚNEL”, COM  “CORES DE AIDÊ” 

                      E  OUTRAS GRANDES PARCERIAS  

Marcoliva e Cláudio Schuster (Foto: Thiago Mangrich)

Eles prometem fazer o teatro tremer.  Bom não duvidar porque  o show  foi concebido pra isso mesmo,  agitar ao máximo o público. E para deixar  todo mundo ainda  mais animado, a dupla  Marcoliva e Cláudio Schuster,  do “Há Blues no Final do Túnel”, convidaram a turma de mulheres sensacionais  do “Cores de Aidê”, que a gente adora e não  deixa a animação cair. O show , que  acontece no Teatro Ademir Rosa, no CIC, vai abrir a primavera no próximo dia 21 de setembro, às 20h30, com as oito canções que uniram pela primeira vez a poesia do jornalista e escritor Cláudio Schuster com a música do cantor e compositor Marcoliva. As parcerias incluem ainda Rafael Meksenas e Cris Ferreira, sob a direção musical e arranjos de Rafael Calegari.

E as participações especiais não param por aí, o show terá ainda  as presenças do acordeonista Roger Corrêa, retornando de uma turnê de sucesso pela Europa, e do  guitarrista Cris Ferreira. Tudo acompanhado por uma super banda formada por Rafael Calegari (no contrabaixo), Luciano Bilu (na guitarra), Neto Fernandes (nos teclados), Felipe Neto (na bateria), Alexandre Damaria (na percussão) e Angie Gastambide (na voz).

Será uma verdadeira celebração à diversidade, já que “Há um blues no fim do túnel” também passeia por diversos gêneros. Além do blues, tem influências da MPB, da milonga e do tango.

Os ingressos podem ser adquiridos  no site.

Cores de Aidê (Foto: Tóia Oliveira)

________________________________________________________________________

MAIS DE 500 CORALISTAS NOS PALCOS EM JOINVILLE 

Foto: Divulgação

Durante três dias, no próximo final de semana, de  8 a 10 de setembro, os tons, as cores e os timbres do canto coral estarão novamente em cena. Depois de um intervalo de três anos, o Festival de Corais de Joinville chega à terceira edição, com uma ampla programação que contempla mostras (competitiva e não competitiva), oficinas e ensaios. O encontro musical é, ao mesmo tempo, uma oportunidade de integração e qualificação para os participantes, que serão acompanhados por regentes convidados, e um evento cultural sob medida para os apreciadores.

Dezessete grupos, de Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis, se revezam nos quatro palcos que serão montados, na Sociedade Harmonia Lyra – ponto central do evento –, junto ao Museu de Arte de Joinville (MAJ), na Sociedade Lírica e na Praça Nereu Ramos. No total, serão mais de 500 coralistas presentes.

Os ingressos para a Harmonia Lyra estão disponíveis pelo link.

Os outros palcos serão abertos ao público, sem necessidade de ingresso. A organização é da  Escola de Música Arte Maior, uma das mais reconhecidas da região.

________________________________________________________________________

INOS CORRADIN EXPÕE EM SANTA CATARINA

            “73 ANOS DE   ARTE”

“Menino e papagaio”

O veterano artista plástico italiano Inos Corradin escolheu Santa Catarina para comemorar seus 94 anos de idade e celebrar os 73 anos de arte com uma exposição inédita de esculturas e gravuras.  São 22 trabalhos recentes que estão  em exposição até 30 de setembro,  no Café del Mar, no centro de Florianópolis.

Segundo seu representante no Brasil, o galerista de São Paulo, pesquisador e curador da exposição, Armando Landi Ramos, a  trajetória de Inos Corradin o situa entre os grandes artistas da atualidade, como pintor de figuras jocosas e humoradas, tendendo à estilização e com  recursos cromáticos. É também pintor de paisagens e naturezas-mortas.

Para Edson Machado, responsável pela organização da mostra em Florianópolis “O fato de o artista nascido em Vogogna na Itália, que já realizou mais de 450 exposições ao redor do mundo, e continua  produzindo, ter escolhido a capital do Estado de Santa Catarina para expor suas mais recentes criações em data comemorativa, enche de orgulho os catarinenses que conhecem e admiram sua obra”.

O Café del Mar fica na  Rua Maestro Tullo Cavallazzi, 20 , centro de Florianópolis.  A entrada é gratuita.

Inos Corradin

________________________________________________________________________

“AGRIPINA” 

HOMENAGEM EM VINHO

E para fechar a coluna de hoje um brinde, com vinho novo, já destacado como jóia.  A Vinícola  Villa Francioni, de São Joaquim,  comemora 22 anos de fundação neste mês de setembro e, para celebrar, está lançando hoje  um novo vinho, uma nova raridade  da  sua coleção de tantos rótulos produzidos pela vinícola,  referência no Brasil pela qualidade de seus vinhos e espumantes. O vinho que  acaba de chegar ao  mercado  leva o nome de “Agripina”. Precisou de 11 anos de pesquisas para  ficar pronto, resultado de várias safras da uva Nebbiolo.Foi criado em homenagem à mãe do idealizador da vinícola, Manoel Dilor Freitas, que se chamava Agripina Francioni. Um brinde à Dona Agripina e vida longa ao vinho feito para guardar  em nossas memórias sua história de vida.

________________________________________________________________________

Saúde, ótimo feriado de 7 de setembro,  e até a próxima semana.

Avatar photo
Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }