Portal Making Of

PP fecha com Jorginho Mello e PL busca nomes no Vale do Itajaí

O deputado estadual Pepê Collaço, do PP, confirmou nessa quinta-feira, 9, que o seu partido e o governador Jorginho Mello (PL) bateram o martelo, num café da manhã na cidade de Tubarão, e os Progressistas vão fazer parte do novo governo.

O ex-deputado Silvio Dreveck, atual presidente estadual do PP, será o secretário de Indústria, Comércio e Serviços. Essa Secretaria é hoje representada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, mas será criada na Reforma Administrativa que será enviada para a Assembleia Legislativa.

Além de Pepê Collaço e o governador Jorginho Mello, estavam nesse encontro os também deputados estaduais Zé Milton Scheffer e Altair Silva, o secretário da Casa Civil Estener Soratto e o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

O PP ainda pode ficar com a liderança do governo na Alesc, pois depois que a candidatura de Zé Milton à presidente da Assembleia naufragou, o governador Jorginho Mello ficou com um pé atrás de colocar Ivan Naatz (PL) para representar seu governo no parlamento.

Como já tinha informado anteriormente, o próprio José Milton Scheffer pode ficar com essa vaga, mas o governador ainda precisa acalmar os seus deputados estaduais depois das divisões que surgiram entre os 11 representantes na Alesc.

PL NO VALE DO ITAJAÍ

Mas o PL não está parado e está atrás de nomes fortes no Vale do Itajaí para aumentar a sua representatividade naquela região. Depois de Ivan Naatz (PL) tentar trazer o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), para o seu partido, agora foi a vez do vice-prefeito de Gaspar, Marcelo Brick, que está sem partido.

Brick era um nome forte do PSD de Gaspar, mas saiu para disputar uma cadeira na Assembleia em 2022 pelo Patriota. A troca não deu certo, pois nem mesmo o prefeito Kleber Wan-Dall (MDB) apoiou sua candidatura, pois já tinha firmado compromisso com o deputado estadual Marcos da Rosa (UB).

No encontro, Freitas oficializou o convite para que Brick assine ficha no PL e dispute a prefeitura daquela cidade, em 2024, com o apoio de Jorginho Mello. O problema é que o PL de Gaspar é oposição ao atual governo municipal e o presidente dos Liberais da cidade, Rodrigo Althoff, afirmou que não houve nenhuma conversa neste sentido com as lideranças locais.

Brick já recebeu convite do PSD para voltar e ele também disse que o partido sempre estará no seu coração. Lideranças do PSDB de Blumenau, em especial o ex-senador Dalírio Beber, também já conversaram com o vice-prefeito de Gaspar para levá-lo para o ninho tucano.

O MDB e o prefeito Kleber estavam com o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) nas eleições de 2022 e pode ser que o partido lance outro nome para disputar a prefeitura de Gaspar, principalmente se Brick for para o PL.

Não é novidade que o vice-prefeito perdeu espaço dentro da atual administração e Brick não escondeu a sua decepção com a falta de apoio da sua administração na sua candidatura.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais