Portal Making Of

Prefeitura entrega o primeiro hospital municipal de Florianópolis neste sábado

Neste sábado, 1, a partir das 10h30, a Prefeitura de Florianópolis vai entregar para os moradores do sul da Ilha o Multihospital Floripa, que compreende uma área de mais de 13 mil m² no antigo aeroporto, no bairro Carianos.

“Estamos promovendo um verdadeiro e significativo avanço para a nossa população. O Multihospital traz uma série de serviços inéditos para Florianópolis e também para Santa Catarina, e é por isso que estamos contando com o apoio integral do governador Jorginho Mello”, destacou o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD).

Operando no regime de Hospital Dia, vão ser realizados atendimentos especializados em procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, com permanência do paciente em no máximo 12 horas.

O serviço terá consultas ambulatoriais e cirúrgicas, exames diagnósticos e cirurgias de baixa e média complexidade (oftalmológicas, ortopédicas, hérnia, vasectomia, entre outras).

Segundo a secretária de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci, a projeção do novo hospital é realizar 1.200 cirurgias por mês com uma espera de tempo reduzida para os procedimentos eletivos de baixa e média complexidade.

Serão feitos também os exames diagnósticos por imagem e laboratoriais com equipamentos próprios. A população terá acesso a endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia. Também será possível realizar exames laboratoriais e raio-x, permitindo avanço no tempo de espera.

A expectativa da Secretaria de Saúde é realizar mensalmente 30 mil exames laboratoriais, cerca de 10 mil consultas, mais de 1.500 exames de radiodiagnóstico adulto e pediátrico, quase 800 exames de ultrassom, 400 cirurgias eletivas gerais e 800 cirurgias oftalmológicas.

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem nove consultórios e é dividida de forma especializada, com espaços específicos para atendimento clínico e pediátrico. A integração com o hospital permite fácil acesso aos exames laboratoriais e de imagem, contribuindo para resolução dos casos, diagnóstico e agilidade no início do tratamento. O local ainda possui salas de observação com leitos; área de medicação e farmácia com dispensário.

 

OUTROS SERVIÇOS

O Multihospital contará com o único Centro de Atenção Psicossocial 24 horas do município, focado em saúde mental a qualquer hora do dia e com estrutura de internação. Terá também o Espaço Acolher Floripa para atender crianças, adolescentes, mulheres e população trans em situações de violência.

Essa unidade também tem os serviços de assistência, saúde e segurança pública (Polícia Científica e Polícia Civil). O hospital também vai abrigar a 2ª Delegacia de Polícia da Capital com Sala Lilás.

Outra novidade é a primeira Ótica Pública com oferta de óculos (lentes + armações) gratuitos para a população.

 

ABERTURA PARA A POPULAÇÃO

A UPA do Multihospital de Florianópolis vai começar a atender a população a partir das 7h desse domingo, 2, e a partir das 7h de segunda-feira, 3, é que o hospital começará a sua operação. As outras estruturas só iniciam ao longo da próxima semana.

O transporte público terá uma linha exclusiva para o Multihospital, que vai sair do Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio) e irá direto ao novo hospital, com saídas de 20 em 20 minutos nos horários de pico.

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais