A sexta-feira, 9, foi o último dia para o registro das chapas para concorrer à presidência do PT de Santa Catarina. Com o encerramento do prazo, computou-se cinco candidatos que vão disputar o cargo do presidente do Sebrae, Décio Nery de Lima.
Padre Pedro Baldissera vai representar a chapa “Unificar e fortalecer o PT com Lula e você”. Já o deputado estadual Fabiano da Luz será o candidato da chapa “PT forte com Lula presidente”, representando o grupo de Décio Lima para tentar manter o comando da sigla em Santa Catarina.
A vereadora de Florianópolis Carla Ayres também será uma das opções da disputa representando a chapa “Um PT para um Novo Brasil. A deputada estadual Luciane Carminatti também decidiu concorrer à presidência do PT catarinense e vai representar a chapa “Militância Socialista”.
O quinto elemento que também decidiu entrar nessa corrida eleitoral interna foi o vereador Bruno Ziliotto, de Florianópolis. Bruno é vereador de primeiro mandato e defende que o PT catarinense se mantenha a esquerda para retomar a sua atuação real nas bases do partido.
Já Luciane Carminatti disse que decidiu concorrer depois da reivindicação de lideranças dos municípios e de um conjunto de forças dentro do próprio PT, que segundo ele, confiam nela para fortalecer o diálogo, construir a reeleição do presidente Lula e um projeto para Santa Catarina, com o nome de Décio Lima para governador em 2026.
“Nosso objetivo é criar chapas fortes para que possamos aumentar o número de deputados estaduais e federais. Para isso, vamos construir o diálogo com a sociedade, conectando o Partido dos Trabalhadores com o povo de Santa Catarina”, antecipou Luciane.
Fabiano da Luz diz que a sua chapa, que é composta por independentes e pelas correntes CNB e Movimento Fortalecer PT, possui apoio da maioria dos municípios e dos candidatos a presidente dos diretórios municipais. A candidatura de Fabiano foi registrada pelo próprio Décio Lima, pela vereadora de Joinville, Vanessa da Rosa, pelo vereador Matheus Madeira (Tubarão), pelos prefeitos Gilberto Belegante (Paraíso) e Edimar de Freitas (Saltinho) e pela deputada federal Ana Paula Lima.
Já o deputado Padre Pedro disse que, com a candidatura, pretende unificar e fortalecer o PT com Lula, quer escutar a militância, unir o partido e fortalecer a luta contra o extremismo.
A vereadora Carla Ayres disse ter o apoio de um grupo de mais de 120 lideranças e filiados do partido em Santa Catarina de 17 diferentes cidades. Carla apoia as candidaturas de Bia Vargas a presidência do diretório de Florianópolis; Jumeri Zanettri ao diretório de São José e de Ana Maria Soares ao diretório de Palhoça.
A eleição interna do PT vai acontecer no dia 6 de julho próximo com os filiados de todo o Brasil votando de forma direta nas chapas aos diretórios municipais, estadual e nacional.
A partir dessa eleição, o Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina pretende unir os filiados em torno do nome de Décio Lima, que novamente quer disputar a eleição ao Governo do Estado em 2026, mas principalmente em favor da reeleição do presidente Lula.
Me segue no Instagram – @sergioeduardo.oficial