Portal Making Of

Quaest diz que Topázio Neto leva no primeiro turno em Florianópolis

Neste domingo acontece a votação para a eleição municipal em todo o Brasil. Mas no sábado a NSC divulgou a pesquisa eleitoral de Florianópolis, realizada pelo Instituto Quaest Pesquisas, que mostra que o prefeito Topázio Neto (PSD) pode vencer a disputa já no primeiro turno.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 4 de outubro com 1 mil entrevistados. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral é o SC-04255/2024. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro máxima prevista, atendendo às diretivas do TSE, é de cerca de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na modalidade estimulada, Topázio Neto (PSD) aparece em primeiro com 47%, seguido doo deputado estadual Marquito (Psol), que ficou com 17% das intenções de voto. Logo depois vem o ex-senador Dário Berger (PSDB), com 11%, seguido de Vanderlei “Lela” Farias, com 7%, e Pedrão Silvestre (PP) com 5%. Indecisos somaram 6% e nulo e brancos ou que não pretendem votar ficou com 7%.

A pesquisa mostrou também o resultado dos votos válidos, onde se descarta os votos brancos e nulos, e é o formato que o Tribunal Superior Eleitoral adota para divulgar o resultado oficial das eleições. Neste cenário, Topázio Neto (PSD) tem 53% dos votos válidos e é seguido pelo candidato Marquito (Psol), que fica em segundo lugar com 21%. Mais atrás vem Dário Berger (PSDB) com 14%; Vanderlei Lela Farias, com 7%, e Pedrão Silvestre, com 5%. Os demais candidatos não foram citados na pesquisa.

Se forem confirmados esses números e com a margem de erro de 3% para mais ou para menos, o prefeito Topázio Neto, que busca a reeleição, pode chegar a 50% ou a 56%, o que lhe daria a vitória já no primeiro turno em Florianópolis.

Mas o gráfico da pesquisa mostrou também que o candidato Marquito vem crescendo, comparado com as pesquisas de 27 de agosto e 17 de setembro. Em agosto, Marquito estava com 13%, passando em setembro para 14% e agora chegou nos 17%.

Só que o prefeito de Florianópolis também tem subido nas pesquisas, onde em 27 ad agosto tinha 40%, em 17 de setembro já subiu para 43% e agora aumentou a vantagem para 47%. Os demais candidatos oscilaram pouco, fazendo com que a disputa ficasse mais para Topázio e Marquito.

Fato é que por volta das 20 horas já saberemos se a eleição na Capital continua até 27 de outubro ou já se encerra neste domingo.

 

Veja os números da pesquisa estimulada:

Topázio Silveira Neto (PSD) – 47%

Marquito (PSOL) – 17%

Dário Berger (PSDB) – 11%

Vanderlei Lela Farias (PT) – 7%

Pedrão Silvestre (PP) – 5%

Carlos Muller (PSTU) – 0%

Rogério Portanova (Avante) – 0%

Brunno Dias (PCO) – 0%

Mateus Souza (PMB) – 0%

Indecisos – 6%

Brancos/Nulos/Não vai votar – 7%

 

Veja os números dos votos válidos:

Topázio Neto (PSD) – 53%

Marquito (PSOL) – 21%

Dário Berger (PSDB) – 14%

Vanderlei Lela Farias (PT) – 7%

Pedrão Silvestre (PP) – 5%

Brunno Dias (PCO) – 0%

Mateus Souza (PMB) – 0%

Rogério Portanova (Avante) – 0%

Carlos Muller (PSTU) – 0%

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais