Portal Making Of

Quem arrisca um resultado no julgamento de Jorge Seif?

A partir das 19 horas dessa terça-feira, 16, será retomado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o julgamento que pode cassar o mandato do senador catarinense Jorge Seif (PL).

Espera-se que os sete ministros deem o resultado final ainda na noite de hoje. Os dois principais envolvidos vão acompanhar o julgamento em locais diferentes.

Jorge Seif permanece em Brasília e vai acompanhar a fala dos ministros pela TV do seu gabinete, no Senado Federal. Já o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), que faz parte da Coligação “Bora Trabalhar” que entrou com a ação, vai esperar o resultado em Lages, no Plnalto Serrano.

Apenas três resultados são possíveis: as duas primeiras são a inocência de Seif, e com isso ele permanece no cargo, e a condenação apenas de Jorge Seif, onde então Hermes Klann, primeiro suplente, assumiria a cadeira.

A terceira hipótese seria a condenação de toda a chapa, que tem Jorge Seif, Hermes Klann e Adrian Rogers Censi, abrindo espaço para que Raimundo Colombo, que ficou em 2º lugar na eleição de 2022, ou um outro nome, se for decidido por uma nova eleição, assuma a cadeira definitivamente no Senado Federal, em Brasília.

Além de perder o cargo, o senador Jorge Seif pode ficar inelegível por um período de oito anos, voltando a vida política em meados de 2032.

Quem vai votar primeiro na noite de hoje é o relator do processo, ministro Floriano Azevedo Marques. Logo depois votam os ministros André Ramos Tavares, Maria Isabel Diniz, Raul Araújo, Kássio Nunes Marques e Carmen Lúcia. Já o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, também pode votar no caso.

Tanto o pessoal do PL quando os integrantes do PSD estão confiantes. Bolsonaristas garantem que Seif irá escapar e pessedistas entendem que não há chance de ele não ser cassado. Mas o resultado também pode ser adiado caso algum outro dos ministros peça mais tempo para analisar a matéria.

O julgamento teve início no dia 4 de abril, mas por falta de tempo regimental, o ministro Alexandre de Moraes resolver continuar o processo na noite dessa terça-feira.

Em Santa Catarina Jorge Seif levou, mas como a última instância é em Brasília, onde tudo funciona mais a base da política do que propriamente da justiça, saberemos quem teve mais lenha pra queimar nesse jogo de influência.

As apostas foram lançadas e esperamos que o Tribunal Superior Eleitoral não empurre com a barriga uma decisão que a classe política está aguardando desde 2023. Afinal, PSD e PL, a mais nova polarização catarinense, podem usar isso já nas eleições de 2024.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais